Para garantir a germinação uniforme das plantas cultivadas, os agricultores realizam o cultivo do solo antes da semeadura. Essas medidas agrotécnicas, que começam após o derretimento da neve, permitem destruir a maior parte das ervas daninhas, reter a umidade do solo e prepará-lo para a semeadura. Graças ao preparo, os brotos brotam fortes e saudáveis, e o agricultor ou jardineiro faz uma rica colheita.
O que é e por que é feito?
O preparo do solo para a semeadura depende da área atendida pelo jardineiro. Em pequenas parcelas de terreno, esta actividade agrotécnica é realizada com ferramentas manuais, mas os agricultores necessitarão de equipamentos especiais para concluir todos os trabalhos no início da época de sementeira.
Cultivar o solo antes de semear permite resolver os seguintes problemas:
- nivelar a superfície da área semeada;
- afrouxar o solo até a profundidade de semear ou plantar tubérculos;
- certifique-se de que a camada superior do solo seja finamente irregular;
- destruir mudas de ervas daninhas que começam a aparecer na primavera;
- criar um leito compactado na profundidade da sementeira;
- aplicar fertilizantes minerais e orgânicos necessários para obter uma rica colheita;
- melhorar a atividade microbiológica do solo e a absorção de nutrientes pelas plantas;
- manter uma quantidade suficiente de umidade na camada arável superior;
- criar condições favoráveis para brotos amigáveis e, como resultado, uma rica colheita;
- garantir o funcionamento produtivo das máquinas agrícolas utilizadas na semeadura, cuidado e colheita.
O trabalho de pré-plantio correto e oportuno afeta diretamente a quantidade e a qualidade dos frutos colhidos, bem como a suscetibilidade das plantas cultivadas a doenças e pragas de insetos.
A tecnologia de tratamento do solo antes da semeadura depende das condições edafoclimáticas da região de cultivo e da cultura que se pretende cultivar.
O trabalho de pré-plantio é realizado utilizando os seguintes métodos:
- Sem lixo. Este método protege o solo da erosão eólica, produz um afrouxamento profundo, mas sem virar a camada.
- Jogar fora.Este método é utilizado em áreas onde o solo está suficientemente úmido, permite eliminar ervas daninhas, raízes de culturas anteriores e microorganismos que causam o desenvolvimento de doenças. É realizada uma aração profunda e, ao mesmo tempo, a camada de solo é totalmente revirada.
- Faixa. Este método é eficaz em solos de baixa fertilidade e excessivamente úmidos; no entanto, para usá-lo, você precisará de um equipamento especial poderoso. O campo é cultivado em faixas, nas quais o material será posteriormente semeado.
- Nulo. A semeadura das sementes das culturas é realizada por meio de semeadoras de semeadura direta diretamente no solo não tratado. Nesse caso, os herbicidas são posteriormente usados para destruir patógenos e os resíduos vegetais são usados como camada de cobertura morta.
A preparação do solo pré-semeadura inclui os seguintes procedimentos:
- Arando o solo. Este procedimento é especialmente relevante nas regiões onde há excesso de umidade. Promove o cultivo bem-sucedido de culturas em linha e é frequentemente combinado com afrouxamento e incorporação de fertilizantes complexos minerais.
- Angustiante. Eles começam a realizar esse trabalho quando a neve dos campos já foi completamente removida. Neste caso são utilizadas grades de discos, atingindo profundidade de 6 a 10 cm, se a gradagem for feita em maior profundidade existe o risco de aumentar a infestação do campo pelo fato das sementes das ervas daninhas subirem para o topo .
- Cultivo. Este procedimento de preparo do solo é realizado 3 dias após a gradagem. Graças à pata do cultivador, é possível formar um canteiro para sementes, soltar a camada fértil superior do solo e destruir ervas daninhas.
- Rolando.Para este trabalho é utilizado um rolo especial, com o qual se quebram grandes torrões de terra e se nivela a superfície do campo. Esse procedimento também ajuda a reter a umidade do solo, necessária para a germinação das sementes.
- Colocação de fertilizantes minerais. Preparações complexas são aplicadas diretamente durante a semeadura no campo, a profundidade de colocação depende do tipo de cultura - para grãos semeados diretamente a profundidade recomendada é de cerca de 12 cm, para culturas em linha - pelo menos 20 cm.
- Uso de pesticidas. Os produtos químicos que têm efeito no solo são introduzidos junto com o procedimento de cultivo. Nesse caso, é possível reduzir o número de ervas daninhas que sufocam os brotos das plantas cultivadas.
Qual técnica é usada
Para realizar um tratamento de pré-semeadura do solo de alta qualidade, é necessário contar com equipamentos agrícolas especiais. Normalmente, um agricultor precisará do seguinte:
- grades - disco, dente, agulha, faca;
- Cortadores planos e cultivadores a vapor;
- fresas e rolos;
- equipamento combinado que executa diversas funções simultaneamente;
- semeadoras de semeadura direta, com as quais você pode preparar simultaneamente o canteiro, semear o material e aplicar fertilizantes minerais;
- arados e cultivadores em camadas para preparo pré-semeadura.
Quando fazer isso?
O momento do início dos trabalhos preparatórios depende das culturas cultivadas:
- As primeiras culturas, como cereais, linho e leguminosas, estão entre as primeiras a serem semeadas, pelo que o cultivo do solo começa assim que a cobertura de neve derrete. Estas culturas necessitam de um canteiro húmido para uma germinação rápida e amigável e uma densidade óptima do horizonte arável. Se após o cultivo a superfície permanecer irregular, é necessário utilizar uma técnica combinada.
- As culturas do final da primavera (milho, trigo sarraceno, milho) precisam de cultivo repetido do solo, o que ajuda a eliminar a maior parte das ervas daninhas. Depois disso, é necessário realizar a laminação para evitar perda de umidade.
- Grãos de inverno. Estas culturas são semeadas um mês e meio antes do final do período vegetativo, caso em que as plantas terão tempo para formar várias folhas verdadeiras e ficarem mais fortes antes do início do frio. É importante retirar as culturas anteriores o mais cedo possível para que a camada arada tenha tempo de assentar. Caso isso não seja possível, será necessário rolar o solo com um rolo especial. Agricultores experientes afirmam que quanto mais cedo forem colhidas as culturas anteriores, mais favoráveis são as condições para o desenvolvimento das culturas de inverno.
Profundidade de processamento ideal
A profundidade do preparo do solo pré-semeadura não afeta a sequência das técnicas e depende dos seguintes critérios:
- época de semeadura;
- grau de infestação do campo;
- composição granulométrica do solo;
- variedades de culturas agrícolas.
A profundidade de processamento varia de 5 a 20 cm.
Cobertura morta da terra
Uma técnica como a cobertura morta do solo permite resolver vários problemas ao mesmo tempo. Em primeiro lugar, a camada evita a germinação de ervas daninhas que sufocam as plantas cultivadas. Em segundo lugar, a cobertura morta protege o solo do superaquecimento, além disso, mesmo na ausência de chuva, a umidade permanece na camada fértil do solo e promove o pleno desenvolvimento das plantas.
Rolando a terra
A compactação do solo é um procedimento no qual o solo é compactado para nivelar a superfície do campo e esmagar grandes pedaços de solo. Esta atividade agrotécnica é realizada simultaneamente à lavoura utilizando uma unidade. Sob nenhuma circunstância você deve rolar solo onde cresce uma grande quantidade de grama de trigo, bem como solo derrubado e encharcado.
Requisitos para a área tratada
A área para posterior semeadura deve ser plana, sem buracos ou morros. Utilizando equipamentos especiais, é necessário criar uma camada solta, que garantirá brotos uniformes e amigáveis. Além disso, em áreas áridas não é recomendado o uso de volume de formação para não perder umidade.
Possíveis erros
Os erros cometidos por agricultores inexperientes incluem o não cumprimento dos prazos de processamento pré-plantio, a escolha do método errado e a utilização de equipamento inadequado.