Para colher uma boa colheita, o jardineiro deve estar atento não apenas aos cuidados com as plantas e à prevenção de doenças, mas também à composição do solo. Se as culturas, apesar das práticas agrícolas competentes, começarem a amarelar e enfraquecer, a razão é provavelmente devido à acidez inadequada do solo. Antes de iniciar o trabalho de jardinagem, é preciso descobrir quais plantas cultivadas adoram solos ácidos e quais, pelo contrário, preferem solos alcalinos.
Como descobrir se o solo é ácido em um local
A acidez do solo em um terreno pessoal depende da quantidade de íons de hidrogênio livres acumulados no solo. A maioria das plantas cultivadas e ornamentais não gosta de solo muito ácido e não se desenvolve bem nele. Portanto, antes de semear ou plantar mudas é necessário fazer uma análise de solo, para isso não é necessário ir ao laboratório, existem métodos que podem ser usados em casa.
Como determinar se o solo de um local é ácido:
- Inspeção visual. O método mais simples de determinação da acidez, bastando observar atentamente o solo. A tonalidade vermelho-cobre do solo indica um alto grau de acidificação do solo.
- Ervas daninhas. Certas ervas daninhas preferem acidez elevada, portanto, conclusões podem ser tiradas com base na sua presença no local. Por exemplo, são plantas como lúcio, cavalinha, urtiga, botão de ouro e azeda.
- Tira de tornassol. Essas tiras são adquiridas em lojas de artigos para jardinagem e proporcionam um resultado de alta confiabilidade. Para fazer a análise, é necessário pegar 20 gramas de solo de uma profundidade de 25 cm e colocar em um saco de tecido. Mergulhe a amostra em água destilada por 10 minutos. Após este tempo, mergulhe a tira na solução e retire-a após 2 segundos. Usando uma escala especial você pode determinar o grau de acidez do solo.
- Vinagre de mesa. Pegue um pouco de terra retirada de uma profundidade de 20 cm e regue com vinagre de mesa comum. Se aparecerem bolhas ou assobios no solo após a exposição ao vinagre, isso significa que o solo da área é neutro ou alcalino. Se nenhuma alteração for observada, o solo é ácido.
- Preparação de chá. Coloque uma pitada de terra da área em um copo de bebida feita com folhas inteiras e mexa.Se o líquido ficar mais leve, isso significa que o solo do jardim é ácido. A ausência de alterações na cor da bebida indica uma reação alcalina ou neutra.
Qualquer método disponível apresenta um pequeno grau de erro e depende da correção do procedimento, resultados precisos só podem ser obtidos em condições de laboratório.
Flores que amam solo ácido
As plantas ornamentais que florescem durante todo o verão também têm suas próprias necessidades quanto ao solo em que são cultivadas. Das culturas que preferem solos ácidos, vale destacar as seguintes variedades.
Tremoço
Para o pleno crescimento dessas flores, o ideal é solo com fraca acidez. Em taxas elevadas, o solo deve ser corrigido adicionando 5 kg de dolomita ou farinha de cal por metro quadrado de terreno.
Hortênsia
Em solo ligeiramente ácido, variedades de hortênsias como árvore, paniculada e cinza desenvolvem-se bem. Mas para espécies de folhas grandes, o solo com pH 4 é ideal.
Peônias
Para o pleno desenvolvimento dessas flores, solo com pH de 6,0-7,0 é adequado. Além disso, as plantas preferem solo úmido e, neste caso, deliciam-se com uma floração exuberante. Não se deve usar turfa como fertilizante, para não diminuir a acidez do solo.
Papoula de jardim
A primeira coisa que você deve prestar atenção ao plantar papoulas de jardim é a profundidade das águas subterrâneas. Se estiverem muito próximos da superfície da terra, a planta morrerá rapidamente devido ao apodrecimento das raízes. O aumento da acidez não impede o desenvolvimento da planta ornamental, mas é preciso ter cuidado para aplicar fertilizantes em tempo hábil, aos quais a cultura responde bem.
Chagas
As capuchinhas são plantadas no início de junho e, durante todo o verão, a colheita agrada aos olhos com uma rica folhagem verde e lindos botões. Para dotar a planta de condições adequadas, é necessário escolher um local que receba luz solar durante a maior parte do dia, com solo pouco ácido e fértil.
Rosas
A escolha do solo para o plantio de rosas deve ser feita com responsabilidade, essas flores se desenvolvem bem e deliciam-se com botões grandes apenas em solos com indicadores de 6 a 6,5. Portanto, antes de plantar, não deixe de fazer um teste com uma tira de tornassol. Caso os indicadores não atendam aos valores recomendados, são adicionadas substâncias para desoxidar o solo.
Girassol
Esta planta ornamental não serve apenas como decoração para um terreno pessoal, mas também produz uma colheita de sementes perfumadas e saborosas. A cultura prefere solos úmidos e levemente ácidos com argila. Em solos salinos a planta desenvolve-se mal e não forma flores grandes.
Cobertura do solo de beldroegas
Ao longo de uma temporada, as inflorescências ensolaradas da beldroega podem cobrir todo o território acessível e se tornar uma decoração do local. Porém, para isso é necessário dotar a planta de condições adequadas - área aberta e ensolarada, solo levemente ácido e umidade mínima do solo. Quando a água estagna, a colheita começa a morrer.
Outro
De outras flores que preferem solo ácido, vale destacar o seguinte:
- Begônia, tradescantia e azaléia crescem bem em solos levemente ácidos.
- Em solos com indicador médio, a camélia e a monstera criam raízes.
- Centáurea, magnólia, samambaia e amor não-me-esqueças aumentam a acidez.
Arbustos e árvores
Arbustos e árvores frutíferas também exigem a acidez do solo e, em condições inadequadas, reduzem o volume de floração e a produção.
A lista de culturas que crescem bem em solos altamente ácidos inclui:
- Frutas - framboesas, marmelo japonês, mirtilos, macieiras, dogwoods.
- Decorativos - zimbro, espinheiro, rododendro, bétula, bordo e acácia.
Os indicadores devem estar entre 5,5 e 6,5. Se você plantar essas culturas em solo alcalino ou neutro, elas se desenvolverão lentamente e não agradarão com uma colheita rica e aparência decorativa.
Lista de vegetais
A maioria dos arbustos vegetais desenvolve-se mal em solo ácido e morre muito rapidamente sob a influência de patógenos. Ao planejar o plantio dessas culturas na horta, é necessário primeiro realizar uma análise e determinar o pH do substrato.
Existem vários grupos de hortaliças, os representantes de cada uma delas reagem à sua maneira à qualidade do solo:
- Verduras picantes e batatas desenvolvem-se e frutificam idealmente em solos com elevada acidez.
- As culturas que requerem indicadores médios são abóbora e cenoura, tomate e rabanete.
- Preferem solos com reação levemente ácida: melão, todas as leguminosas e berinjela.
- Culturas como repolho e beterraba não toleram de forma alguma esta composição do solo.