Na hora de escolher os fertilizantes para o seu jardim, você deve primeiro conhecer a composição do solo existente no local. Os mesmos fertilizantes agem de maneira diferente em diferentes tipos de solo, por isso é importante saber se o solo é ácido ou alcalino. A farinha de dolomita apresenta muitas vantagens, mas suas características são mais pronunciadas em solos ácidos, estimulando a frutificação abundante das plantas cultivadas e aumentando a produtividade.
O que é farinha de dolomita, composição
Se o solo da sua dacha for ácido, jardineiros experientes recomendam o uso de farinha de dolomita como alimento para as plantas. Assim como a farinha de cal, pode desoxidar o solo e tornar as camadas superiores do solo adequadas para o pleno desenvolvimento das fruteiras.
As instruções de uso fornecidas pelo fabricante com o fertilizante indicam que a farinha de dolomita é obtida pela trituração de um mineral como a dolomita. Quando triturado, fica semelhante à farinha, pois possui uma fração muito fina.
Ao contrário dos fertilizantes minerais obtidos artificialmente, o fertilizante à base de dolomita não contém impurezas estranhas que possam prejudicar a saúde humana, por isso é classificado como uma preparação ambiental.
A dolomita pertence ao grupo dos carbonatos, por isso é aconselhável a utilização de fertilizantes para desoxidar o solo e saturá-lo com micro e macroelementos, sem os quais não se pode contar com uma rica colheita. Graças ao uso de fertilizantes, é possível melhorar a qualidade da camada superficial do solo e retardar o desenvolvimento de ervas daninhas. Além disso, a farinha de dolomita aumenta a atividade dos anelídeos, que soltam o solo, saturando-o simultaneamente com oxigênio.
Os principais componentes do fertilizante são o magnésio e o cálcio, que, após entrarem nos frutos, não se acumulam neles, o que significa que não podem fazer mal ao homem, pois contribuem para o pleno desenvolvimento das culturas.
Em que casos é usado?
A farinha de dolomita é utilizada nos casos em que o solo da horta é muito ácido e somente após análise da composição. Além da desoxidação, o fertilizante tem muitas propriedades úteis:
- satura a camada superficial do solo com cálcio, magnésio e nitrogênio, sujeito a aplicação constante;
- melhora a estrutura do solo e promove o desenvolvimento de microrganismos benéficos nele;
- destrói pragas de insetos com cobertura quitinosa;
- promove a purificação de frutos de plantas cultivadas de radionuclídeos.
Você mesmo pode realizar um teste de acidez do solo, sem ir a laboratórios especiais. Existem várias maneiras simples de fazer isso:
- Preste atenção às ervas daninhas na área. As ervas daninhas, assim como as plantas cultivadas, têm seus próprios requisitos para a composição do solo e não crescerão e se desenvolverão em solos inadequados para elas. Se no jardim forem vistos banana-da-terra, piolhos e botão de ouro, significa que o solo é ácido e a adição de farinha de dolomita será benéfica e melhorará sua composição. Se no local crescem coltsfoot, trevo e camomila, isso significa que o solo dos canteiros é levemente ácido e não há necessidade de uso de fertilizante.
- Usando vinagre de mesa. Pegue um punhado de terra do local e despeje um pouco de vinagre, observando a reação. Se aparecer um grande número de bolhas, significa que o solo tem uma reação neutra ou ácida.
- Suco de uva. Despeje a bebida em um copo e adicione uma pequena quantidade de terra. Se o suco de uva mudou de cor e se formaram bolhas em sua superfície, isso significa que o solo tem uma reação neutra.
- Medidores de pH. São dispositivos especiais com os quais você pode determinar com precisão o tipo de solo do local.Se você não tiver tal dispositivo em sua fazenda, poderá usar papel tornassol.
Instruções de uso
Ao planejar o uso de farinha de dolomita em sua horta, você deve estudar cuidadosamente as instruções para que o uso do fertilizante beneficie apenas o solo e as culturas que nele crescem.
Para batatas
Os tubérculos de batata formam-se melhor em solos ligeiramente ácidos; portanto, se o solo do jardim for ácido, você terá que adicionar farinha de dolomita. É melhor adicionar fertilizante ao solo no outono, quando a colheita já foi feita, mas não é proibido fazer isso na primavera. Para economizar tempo, alguns jardineiros espalham farinha sobre a neve não derretida, desde que sua camada não ultrapasse 7 cm, e a área onde serão cultivadas as batatas seja plana, sem depressões ou morros.
O consumo por cem metros quadrados de pó depende do grau de acidez do solo, por isso é tão importante fazer primeiro uma análise do solo. O cálculo do fertilizante é dado por 1 metro quadrado:
- 350-400 gramas para solos levemente ácidos;
- 450 gramas para meio azedo;
- 500 gramas para solo ácido.
Se o solo do jardim for pesado e argiloso, a farinha de dolomita deverá ser usada anualmente para manter a acidez em um estado ideal. Em solos arenosos, basta realizar este procedimento uma vez a cada 2-3 anos. Deve ser lembrado que fertilizantes fosfatados e farinha não podem ser adicionados ao solo ao mesmo tempo.
Para tomates
Um solo levemente ácido é considerado favorável ao tomate, por isso é recomendado o uso de farinha de dolomita após análise no outono. É espalhado pelo local e escavado superficialmente, para que o fertilizante permaneça na camada superior do solo.A droga pode ser usada não apenas em terreno aberto, mas também em estufas. Nesse caso, por metro quadrado serão necessários 100 gramas de farinha, que fica espalhada em camada fina sobre a superfície do solo, mas não incrustada nele.
Se o tomate for plantado ao ar livre, siga as seguintes taxas de aplicação: 500 gramas para solos ácidos, 450 gramas para solos médio-ácidos e 400 gramas para solos levemente ácidos (a quantidade é indicada por metro quadrado).
Fertilizar pepinos
Para desoxidar o solo onde se planeja o cultivo de pepinos, costuma-se usar farinha de dolomita. Na jardinagem, costuma-se preparar o solo para o plantio no outono. A terra é desenterrada, acrescentando-se simultaneamente uma pequena quantidade de húmus e esterco. Por metro quadrado de horta, adicione 500 gramas de farinha de dolomita, que reduz a acidez do solo, necessária para o pleno desenvolvimento do pepino.
Para arbustos e árvores frutíferas
A farinha de dolomita ou calcário é usada para árvores frutíferas após a colheita. Como os fertilizantes são aplicados nas árvores durante todo o período vegetativo das lavouras para estimular o aparecimento dos ovários, não se deve usar farinha mineral, pois os preparados interferem na ação uns dos outros.
O pó é espalhado em camada fina nos círculos do tronco das fruteiras, para uma árvore adulta serão necessários 2 kg de pó.
Fertilize o gramado
Recomenda-se o uso de farinha de dolomita para tratar a grama no outono, quando todos os fertilizantes necessários já foram aplicados. O medicamento não só reduzirá a acidez do solo, mas também melhorará sua estrutura, além de reduzir o número de ervas daninhas e pragas.É necessário usar dolomita em vez de farinha de calcário, pois não interfere na absorção do fósforo dos fertilizantes, mas, ao contrário, melhora esse processo.
O pó será especialmente útil para gramados onde crescem musgo e banana com piolhos, já que o solo ali é muito ácido. Nesse caso, são utilizados 50 kg de farinha de dolomita por cem metros quadrados. Em solos levemente ácidos, bastará adicionar 40 kg de pó.
Dolomita contra wireworm
Uma praga como o verme estraga os tubérculos da batata, tornando-os inadequados para armazenamento no inverno. Neste caso, recomenda-se adicionar farinha de dolomita na dacha. Isso é feito uma vez a cada 3 anos, respeitando as dosagens indicadas acima. Para solo ácido, serão necessários 50 kg de pó por cem metros quadrados de jardim. A substância não só desoxida o solo, mas também destrói a cobertura quitinosa da praga, fazendo com que ela morra.
Medidas de segurança
O pó é de origem orgânica e, portanto, não representa um perigo particular para quem o processa. Siga os requisitos padrão de segurança - use roupas que cubram completamente o corpo, luvas de borracha e máscara para que o pó não penetre no trato respiratório e cause irritação.
Compatibilidade com outras substâncias
Fertilizantes contendo nitrogênio e fósforo não podem ser combinados com farinha de dolomita. Deve haver pelo menos uma semana entre os medicamentos.Mas o pó é bem compatível com sulfato de cobre e ácido bórico.
Termos e condições de armazenamento
Sujeito às regras de armazenamento recomendadas, a farinha mineral mantém suas qualidades de trabalho por 5 anos. Mantenha o pó em salas de serviço secas e bem ventiladas, longe da luz solar direta e longe do alcance de crianças e animais.
Suplentes
Se por algum motivo não foi possível adquirir o pó, recomenda-se a utilização de produtos com efeito semelhante no solo. Pode ser cal apagada, giz ou cinza de madeira.