Camas feitas de caixas plásticas são consideradas uma solução bastante prática. É importante escolher o desenho do tamanho certo. Muitas vezes, essas estruturas parecem muito atraentes. Camas de plástico caseiras são perfeitas para áreas com solo leve. Para obter o resultado desejado, é importante seguir as regras de instalação.
O que é cultivado em canteiros móveis
Nesses canteiros é permitido cultivar diferentes tipos de saladas, salsa e endro. Acelga, agrião, espinafre e algumas variedades de hortaliças também são plantadas em caixas.
Uma vantagem importante dos canteiros e canteiros de flores é a possibilidade de obter vegetação ou floração abundante muito mais cedo do que no plantio em solo aberto. A colocação temporária de caixas com mudas ou sementes plantadas em estufa ou varanda envidraçada ajudará a conseguir esse efeito.
Canteiros portáteis são ótimos para plantar ervas. Estes incluem coentro, manjericão e hortelã. Entre as culturas ornamentais, recomenda-se dar preferência às anuais. As opções espetaculares incluem variedades ampelosas de petúnias. Também é permitido plantar capuchinha trepadeira e ipomeia.
Vantagens e desvantagens
As camas móveis apresentam as seguintes vantagens:
- Facilidade de instalação e desmontagem da estrutura. Isto aplica-se em particular aos modelos com fixação pronta.
- Durabilidade. As estruturas plásticas não são suscetíveis à corrosão, fungos e mofo.
- Fácil de cuidar. Cultivar plantas nessas caixas é muito mais fácil.
- A capacidade de dar ao jardim uma aparência elegante.
- Disponibilidade. As caixas plásticas têm um preço acessível.
No entanto, tais estruturas também diferem em uma série de desvantagens:
- Falta de resistência à luz solar. Portanto, recomenda-se tratar os produtos com agentes protetores especiais.
- Risco de deformação do material. Isso geralmente ocorre com contato prolongado com água.
- Secagem rápida do solo.
Ferramentas e materiais necessários
Para criar tais estruturas você precisará de caixas de plástico. Se desejar, podem ser pintados com tintas acrílicas. Para evitar que a sujeira escorra pelos buracos, o interior das caixas deve ser coberto com estopa ou filme plástico.
Como fazer camas com caixas com as próprias mãos
É fácil fazer camas portáteis com caixas de plástico.Além disso, um conjunto de contentores do mesmo formato permite a criação de diferentes estruturas – estantes, corrediças ou pirâmides. Se você empilhar recipientes de plástico em 2 camadas, poderá obter camas altas. Neste caso, é necessário recortar o fundo das gavetas superiores.
Se quiser mudar a aparência do recipiente, você pode pintá-lo com tintas acrílicas. Neste caso, é permitido escolher qualquer cor adequada.
Para evitar que a terra se espalhe pelas paredes e fundo da treliça e para evitar a perda de umidade durante a rega, o interior do recipiente deve ser forrado com filme ou estopa. Além disso, qualquer material de cobertura é perfeito para esse fim.
Uma excelente solução seria usar tecido de cobertura ou spunbond. Graças a isso, o sistema radicular das plantas recebe muito mais ar. Este efeito é conseguido através do uso de material respirável.
Seleção de solo e características de uso
Ao criar canteiros elevados a partir de caixas plásticas, é necessário preenchê-los adequadamente com terra e nutrientes. Para fazer isso, é recomendado fazer o seguinte:
- Coloque o sistema de drenagem como primeira camada. Para organizá-lo, recomenda-se usar cascas de árvores trituradas, folhas caídas, galhos pequenos e maravalha.
- A segunda camada é formada por fertilizantes. Para organizar esta camada, recomenda-se a utilização de esterco. Nesse caso, a melhor opção seria o fertilizante podre.
- Recomenda-se usar material permeável à umidade como terceira camada. Pode ser organizado da mesma forma que a primeira camada.
- Vale usar matéria orgânica como base para a próxima camada. Nesta fase, recomenda-se a utilização de uma preparação mineral combinada.
- A próxima camada é colocar solo fértil.Recomenda-se escolher a sua composição tendo em conta as plantas que se pretende cultivar no jardim. A espessura mínima da camada é de 10 centímetros.
As camas feitas de caixas plásticas têm muitas vantagens. Essas estruturas são fáceis de instalar e facilitam muito o cuidado das plantas. Para obter sucesso no cultivo, é recomendável seguir as recomendações básicas dos especialistas.