Para deixar a área limpa e bem cuidada, alguns jardineiros adquirem estruturas especiais nas quais podem cultivar plantas cultivadas. As camas prontas apresentam muitas vantagens, uma delas é o aumento da produtividade. Porém, deve-se lembrar que tais dispositivos não são adequados para todas as culturas. Portanto, antes de decidir adquirir tal cama, vale a pena estudar suas características.
Fabricantes de camas
Muitas empresas estão envolvidas na produção de canteiros de jardim. Seu sortimento inclui estruturas de madeira e produtos de metal.Nos últimos anos, os canteiros galvanizados, que podem ser maciços ou pré-fabricados, tornaram-se especialmente populares entre os jardineiros. Estes últimos são mais preferíveis para áreas pequenas, pois podem ser desmontados e transferidos para outro local a qualquer momento.
As vantagens das estruturas prontas para jardineiros e residentes de verão incluem o seguinte:
- Durabilidade e resistência. Estas qualidades distinguem os produtos metálicos, uma vez que as camas feitas de material de madeira perdem o seu aspecto e características decorativas após 2-3 temporadas. A vida útil média das estruturas galvanizadas é de 10 anos. Camas de plástico ou ardósia duram um pouco menos. Além disso, as estruturas metálicas não precisam de abrigo durante o inverno.
- Fácil de montar e instalar no jardim. Via de regra, o fabricante inclui no produto todos os fixadores necessários, com os quais até um jardineiro novato pode montar o canteiro.
- Ecológico e seguro para o meio ambiente. Os fabricantes fazem canteiros prontos com materiais que não emitem substâncias nocivas para o ar ou para as plantas cultivadas.
- Versatilidade no uso. Quase todos os tipos de estruturas podem ser instaladas tanto em terreno aberto como em estufas e estufas.
Dos fabricantes comprovados positivamente, vale destacar as seguintes empresas:
- "Camas de São Petersburgo." A empresa produz estruturas em material galvanizado, cujo custo começa em 600 rublos por peça. O kit inclui elementos transversais de amarração que evitam que a lateral vire e o solo se espalhe.
- "Proteger".Este fabricante é especializado em canteiros de plástico, produzindo-os em forma de tiras que o jardineiro pode cortar em pedaços arbitrários a seu critério. Estão disponíveis para venda produtos lisos e ondulados. O custo de um rolo de fita varia de 300 a 2.000 rublos.
- A empresa produz um perfil guia em material de madeira, caracterizado por alta decoratividade e excelente qualidade. Este perfil vazado tem como objetivo criar canteiros altos nos quais, com a chegada da primavera, o solo aquece mais rapidamente e, consequentemente, amadurece a colheita das plantas plantadas.
Visão geral das espécies
Além de os fabricantes utilizarem diversos materiais para criar canteiros prontos, eles comercializam produtos de diversos designs e formatos:
- Os canteiros em forma de casa sobre estande estão entre os mais caros, mas isso se deve à sua comodidade e longa vida útil. Um exemplo é a cama da saída “Accent”. É feito de madeira e plástico. Sob a estrutura destinada ao preenchimento do solo, existe uma pequena caixa onde são guardadas as ferramentas necessárias para o plantio e cuidado das plantas.
- As camas em forma de moldura acabada não são muito convenientes de usar, pois são difíceis de movimentar no local, se necessário. Porém, se o jardineiro já decidiu as áreas para as plantas, esta opção também é adequada. Na maioria das vezes, as plantas perenes são cultivadas nessas estruturas e o canteiro não precisa ser removido durante o inverno.
- As mais populares entre os residentes de verão são as armações de metal compostas por elementos individuais. Eles são montados em uma estrutura completa por meio de fixadores e, se necessário, são desmontados e armazenados no galpão até a próxima safra.
- As fitas plásticas também são fáceis de usar. Nesse caso, o jardineiro tem a oportunidade de cortar o material em pedaços arbitrários e criar qualquer desenho, não apenas retangular.
Qual é melhor escolher?
A escolha do canteiro acabado depende dos objetivos que o morador de verão persegue no cultivo das plantas. Se ele pretende plantar apenas plantas anuais, é melhor dar preferência a estruturas desmontáveis, que podem ser facilmente retiradas do local com a chegada do outono. Ao cultivar culturas perenes, você deve prestar atenção às estruturas metálicas galvanizadas prontas que não têm medo de chuva e neve.
custo aproximado
Dos fabricantes de produtos acabados, você pode comprar um produto acabado ou solicitar um design com determinadas dimensões. Neste último caso, custará mais. As empresas costumam realizar vendas onde os itens são comprados pela metade do preço normal. O preço médio varia de 200 a 2.500 rublos por canteiro, então todos se concentram em suas capacidades financeiras ao comprar uma estrutura para o cultivo de plantas.
Exemplos de instalação
As armações de metal são colocadas em um padrão xadrez ou próximas umas das outras. Não será possível fazer deles alguma forma geométrica incomum. A situação é mais simples com perfil galvanizado e fita plástica.No primeiro caso, é possível criar opções em forma de triângulos ou pentágonos, bem como estruturas multicamadas.
Cortando a fita plástica em pedaços do comprimento necessário, faça formatos arbitrários de acordo com seu gosto. Por exemplo, canteiros em forma de zigue-zague emoldurados com flores, bem como estruturas redondas, parecem interessantes. O principal é que o local onde estão instalados não fique à sombra de prédios ou árvores altas durante a primeira metade do dia.