O desenvolvimento das plantas, o seu crescimento, floração e frutificação estão em grande parte relacionados com a qualidade do solo onde são plantadas. No entanto, para casas de veraneio e lotes familiares, são mais frequentemente alocadas áreas inconvenientes com fertilidade e qualidade do solo insuficientemente elevadas. A maioria dos problemas surge com solos argilosos pesados, que devem ser cultivados para melhorar suas características e propriedades benéficas.
O que é isso?
O solo argiloso é 80% argiloso e 20% areia. Neste caso, a percentagem de componentes argilosos pode variar significativamente.Quanto mais alto, mais denso e pesado é o solo. Não possui textura quebradiça ou granulada, por isso, quando comprimido até formar um caroço, forma uma massa plástica a partir da qual podem ser esculpidas diversas figuras.
Em termos de conteúdo mineral, esse solo é considerado rico, mas “ganancioso”. Isso significa que o solo contém nutrientes suficientes para o crescimento das plantas, mas de uma forma que lhes é inacessível. Quando seco, permite que a água passe facilmente, mas quando cheio, deixa de ser absorvido, por isso há pouca água nas profundezas e fica estagnado na superfície, formando poças e sujeira pegajosa.
Se o local tiver solo argiloso denso, para cultivar plantas ele precisa ser refinado, tornado mais leve, mais solto e permeável à umidade. Isso terá que ser feito em várias etapas e, possivelmente, mais de uma vez, pois tende a nadar e azedar na camada superficial, e o aumento da acidez prejudica a maioria das plantas.
Vantagens e desvantagens do solo argiloso
Dadas as propriedades do solo argiloso, é difícil torná-lo fértil e solto, mas se você fizer algum esforço, isso pode ser conseguido. Esse solo tem prós e contras, que devem ser levados em consideração antes de iniciar o desenvolvimento do local.
Vantagens:
- Alto teor de umidade. Os solos argilosos retêm bem a precipitação, por isso, ao melhorar a camada superior e usar cobertura morta, o jardim, a horta, as bagas ou o canteiro de flores praticamente não podem ser regados.
- A argila contém muitos nutrientes.Se você torná-los acessíveis às raízes das plantas, poderá conseguir uma boa colheita.
Imperfeições:
- Tendência ao alagamento da camada superior com abastecimento insuficiente de água às camadas subjacentes.
- Permeabilidade ao ar insuficiente.
- Crosta densa e quebradiça no calor e na seca.
- Estrutura muito densa e pesada.
- Aquecimento lento na primavera.
Para tornar esse solo fértil, você precisa usar vários métodos diferentes ao mesmo tempo.
Diferença de solos arenosos?
Solos argilosos contêm quantidades variadas de areia e outras substâncias. Se houver mais de 80% de partículas de argila no solo, então ela pode ser considerada simplesmente argila pura. Utilizando conceitos básicos, podemos dizer que o solo argiloso é dominado pela argila, enquanto o solo arenoso é dominado pela areia. Esta característica descreve claramente as principais diferenças entre as duas opções de solo.
Métodos de melhoria
Para o uso bem-sucedido de solos argilosos na agricultura em chalés de verão e lotes domésticos, eles devem ser melhorados e modificados para que as plantas possam receber os nutrientes, água e ar necessários. O trabalho é realizado de forma abrangente e consiste em diversos métodos de influência.
Preparação
Se a área for pequena, por exemplo, destinada a um canteiro de flores, jardim frontal ou horta, a maneira mais fácil é remover completamente o solo argiloso a uma profundidade de 1-1,5 metros e substituí-lo por solo fértil solto e com alto teor de fertilizantes minerais e matéria orgânica. Assim, as plantas cultivadas neste local poderão crescer por muitos anos sem adição de substâncias adicionais.
Grandes áreas são aradas anualmente a uma profundidade de 20 a 30 centímetros e, em seguida, é adicionada matéria orgânica - esterco, húmus, turfa. Esses componentes enriquecem a composição, tornam o solo mais solto e atraem minhocas, que enriquecem ainda mais o solo.
Se você planeja criar gramados e canteiros de flores, poderá obter solo fértil, por exemplo, solo preto. O mesmo método é usado ao organizar canteiros de flores e canteiros elevados.
A permeabilidade do solo é aumentada com a adição de areia, palha, casca, composto, serragem podre, casca de girassol e outros materiais, e a acidez é neutralizada pela calagem. Neste caso, é necessário primeiro analisar o teor de cálcio, cujo excesso pode ser prejudicial às plantas.
Fertilizantes
Apesar de os solos argilosos serem considerados férteis, os nutrientes neles contidos estão ligados, inacessíveis às raízes das plantas. Para melhorar a composição é necessária a aplicação de fertilizantes, principalmente orgânicos, pois a argila contém minerais em quantidade suficiente.
Composto, esterco e areia para permeabilidade são adicionados em um balde por metro quadrado de área de plantio.
Semeando adubo verde
Os solos argilosos não devem ser vazios, por isso são semeados com adubo verde. Isso protege o solo da erosão e do ressecamento, enriquece-o com húmus, torna-o solto e nutritivo.
As seguintes plantas podem servir como adubo verde: tremoço, mostarda forrageira, trevo e grama. Eles soltam o solo com raízes, enriquecem-no com nutrientes, por exemplo, as leguminosas fornecem nitrogênio ao solo e também melhoram a textura quando apodrecem. São semeadas no outono, após a colheita da colheita principal, depois semeadas na primavera e deixadas por um ano.
O que você pode cultivar?
Para que as sementes brotem em solo argiloso, surjam brotos e se formem plantas maduras e saudáveis, é importante escolher o material de plantio correto. As seguintes plantas crescem nesses solos:
- Árvores altas – frutíferas e ornamentais. Eles têm raízes fortes que lidam facilmente com solo denso e atingem as camadas inferiores com umidade suficiente para o crescimento. Árvores anãs e colunares exigem que componentes adicionais sejam adicionados à cova de plantio.
- Arbustos com raízes longas.
- Os jardins de frutas silvestres devem ser cultivados em cumes, canteiros altos, com uma espessa camada de cobertura morta.
- Culturas de raízes, se plantadas em áreas mais rasas do que em solos soltos e permeáveis.
- Flores: lírios, peônias, ásteres, cravos, tolerantes a solos argilosos.
As plantas bulbosas precisam de solo leve e solto, por isso são plantadas em canteiros elevados ou em canteiros altos com solo melhorado.
Solos contendo argila podem ser utilizados se for seguido um conjunto de procedimentos para melhorar sua composição e fertilidade.