Para cultivar culturas de forma eficaz, os agricultores preparam o solo. O conjunto de medidas inclui diversos procedimentos, um deles é a gradagem do solo - ou seja, a trituração da camada superficial do solo até obter uma consistência mais fina, a fim de reter a umidade necessária ao pleno desenvolvimento das culturas. Para realizar a gradagem, o agricultor precisará de equipamentos especiais, que vêm em diversos tipos.
O que é e para que serve?
De acordo com as exigências agrotécnicas, o solo deve ser preparado antes da semeadura.O processo de afrouxamento da terra por meio de dispositivos especiais (grades) é denominado gradagem. Tal evento permite aumentar a eficiência do cultivo.
Eles iniciam esse procedimento na primavera, assim que a cobertura de neve derrete. O principal objetivo da gradagem é isolar a umidade necessária para a germinação bem-sucedida das sementes e o desenvolvimento dos brotos jovens.
O complexo dessas medidas inclui não apenas moer a terra até a consistência necessária, mas também nivelar a superfície do campo. Em alguns casos, a gradagem é feita de forma seletiva, afetando apenas as áreas da área semeada onde o solo está seco. Graças ao procedimento, menos umidade evapora do solo.
As principais funções da gradagem incluem o seguinte:
- retenção de umidade do solo;
- eliminação da crosta que se forma na superfície do solo e impede a germinação da semente;
- nivelar a superfície da área semeada;
- estimulação e restauração da atividade de microrganismos benéficos que povoam o solo;
- saturação da terra com oxigênio;
- desbaste de mudas muito densas de plantas cultivadas;
- destruição de ervas daninhas.
Os requisitos agrotécnicos para gradagem são os seguintes:
- a proporção de mudas danificadas após o procedimento não deve ultrapassar 3%;
- o diâmetro das partículas do solo não ultrapassa 0,03 m;
- toda a terra está dividida em pequenos pedaços;
- ervas daninhas em áreas cultivadas planejadas para plantio de inverno e plantas perenes foram completamente destruídas.
Tipos de angustiante
Existem diferentes tipos de operações agrícolas; dependendo da situação e do objetivo, o agricultor opta por um tipo específico de gradagem. Cada método de nivelamento de uma área de plantio tem vantagens e desvantagens.Existem três métodos de gradagem do solo: cravado, figurado e transversalmente diagonal.
Zagonnoe
O princípio desse método de gradagem é que a cada passagem do território as grades ultrapassam a borda do campo. Se o cultivo de um terreno for feito em “duas pistas”, então a primeira passagem é feita ao longo e a segunda – através da linha de aração. Neste caso, na planta a área cultivada parece um retângulo alongado.
A principal desvantagem deste método de gradagem de campo é considerada o grande número de corridas ociosas e o uso irracional de recursos e tempo do equipamento.
Figurado
Com este método de beneficiamento da área semeada, a gradagem é realizada em círculo, o que evita vazios e aproveita da forma mais eficiente os recursos técnicos e o tempo do agricultor. Na planta, o terreno parece um quadrado e quanto maior for a semelhança com esta forma geométrica, maior será a habilidade do agricultor que realiza esta operação agrícola. Se o procedimento for realizado em “duas trilhas”, durante a segunda passagem a unidade se move diagonalmente em direção à tira que foi processada inicialmente.
Diagonal transversal
Em comparação com os métodos de gradagem anteriores, a variedade diagonal cruzada é considerada a mais eficaz. O método de afrouxamento do solo em “duas pistas” não permite atingir a máxima uniformidade de preparo do solo e nivelar completamente a superfície do campo devido ao fato de um caminho coincidir com o sentido de aração.Mesmo um agricultor muito experiente não conseguirá nivelar perfeitamente o território durante a gradagem figurada ou dirigida.
Se a técnica diagonal transversal for usada, isso permite orientar o curso dos dentes separadamente da direção de aração. Como resultado, a qualidade do tratamento do solo é melhorada e é garantido um nivelamento quase perfeito da área onde as culturas são posteriormente semeadas.
Tipos de grade
Vários tipos de grades são usados na agricultura:
- Malha. Ideal para nivelamento de áreas com grande quantidade de ervas daninhas. Utilizado desde a semeadura até o aparecimento dos primeiros brotos das lavouras. As variedades de malha provaram-se bem ao trabalhar em solos pesados.
- Dental. Após o tratamento com este tipo de grade, o solo adquire uma estrutura homogênea. Eles também podem ser usados para incorporar fertilizantes ao solo e controlar ervas daninhas.
- Disco. O design da grade de discos difere das variedades anteriores. Os discos de corte, girando enquanto o equipamento se move, cortam camadas de solo, misturando e soltando simultaneamente o solo.
Características de gradagem de diferentes culturas
De acordo com o momento da obra, difere da seguinte forma:
- Início da primavera. O trabalho começa depois que o solo atinge a maturidade física. O objetivo do procedimento agrotécnico é bloquear a umidade do solo.
- Angustiante de plantas de inverno e perenes. Para esse procedimento, que revitaliza processos microbiológicos, são utilizadas grades leves ou médias.
- Pré-semeadura. O procedimento é realizado com grades dentárias e muitas vezes combinado com o cultivo no campo.
- Pós-semeadura. É dividido em dois tipos – pré-emergência e pós-emergência.
A batata e o milho são gradados após o aparecimento dos primeiros rebentos, o que é feito 2 ou mais vezes se necessário.