Na utilização de produtos agrícolas na agricultura, recentemente foram utilizados adesivos - preparações especiais que tornam a utilização dos produtos mais eficaz e reduzem o seu consumo. Vejamos a composição e ação do adesivo “Liposam” de acordo com as instruções e sua finalidade. Como trabalhar com o medicamento, como armazená-lo corretamente e o que pode ser reposto, quais produtos estão disponíveis com o mesmo efeito.
Composição e forma de liberação de "Liposam"
O adesivo “Liposam” de fabricação ucraniana contém vários biopolímeros naturais, que formam uma composição única.O medicamento está disponível na forma de emulsão concentrada. Embalagem: 5 ml, 8 ml, 10 ml e 280 ml para uso em pequenas áreas e 0,5 l, 5 le 10 l para uso em campos agrícolas.
Como funciona o bioadesivo e para que é utilizado?
O “Liposam” é utilizado no processamento de sementes, bulbos e tubérculos, na embebição do sistema radicular de mudas e mudas, no tratamento de lavouras durante o período vegetativo. O adesivo é misturado ao produto principal. Não é um medicamento nem preventivo ou estimulante, mas é utilizado para aumentar o grau de contato do produto com a planta, assim o “Liposam” potencializa seu efeito. A preparação principal pode ser herbicida, inseticida, fungicida, microfertilizante e produto biológico.
No processamento de sementes, o adesivo “Liposam” fixa agentes nutritivos ou protetores em sua superfície e melhora o contato. Além disso, forma uma película protetora na superfície que conserva a umidade.
No tratamento de plantas no período vegetativo, o adesivo melhora a espalhabilidade das gotículas da solução, aumentando a área do preparo que entra em contato com a folha, principalmente com superfície lisa revestida com cera vegetal. Não perturba a estrutura dos tecidos vegetais. Sob a influência do “Liposam”, as gotas não escorrem da lâmina, a solução fica retida na superfície após a chuva e permanece no local por até 30 dias.
O produto “Liposam” pode proteger as plantas contra queimaduras solares, murcha, geadas e melhora a absorção de elementos minerais durante a alimentação foliar. Economiza fertilizantes em 30%.Reduz a quantidade de pesticidas em 30-50%, mantendo o seu efeito. Reduz os efeitos estressantes dos pesticidas.
Instruções de uso
Taxas de aplicação de Liposam: para tratamento de sementes - 0,15-1,5 litros por tonelada, para pulverização de plantas - 0,15-0,2 litros por hectare.
Como usar o adesivo: para tratar a semente, prepare uma solução na concentração de 10 ml por 1 litro, deixe as sementes de molho por 1,5 a 2 horas e semeie-as secas. Para tubérculos e bulbos, faça uma solução de 5 a 10 ml por 2 a 5 litros, pulverize o material com um borrifador. Para embeber as raízes das mudas, prepare uma solução na mesma concentração, a solução deve ser suficiente para 5 a 10 dúzias de plantas. Para raízes de mudas, a concentração será diferente - 5 a 10 ml por 5 a 10 litros.
Ao regar sob as raízes, “Liposam” é adicionado à água para mantê-la ao redor das raízes e protegê-la de danos mecânicos e de pragas. O tratamento na folha é realizado com frequência de 1 vez em 1-1,5 semanas, juntamente com fertilizantes líquidos, medicamentos contra infecções e pragas.
Procedimento de preparo da solução: o adesivo é dissolvido em água na concentração de 1 para 1, agitado até obter um líquido homogêneo. Em seguida, o volume restante de água é adicionado ao tanque, mexendo sempre. Quando usado com pesticidas, primeiro dissolva-os e depois fixe o adesivo.
O produto funciona em temperaturas do ar de 5 a 50 °C.
Medidas de segurança
"Liposam" é totalmente atóxico para humanos, animais e insetos. Os produtos obtidos das plantas processadas não acumulam compostos tóxicos. Existem frutas e elas podem ser processadas após o tratamento com o medicamento, não há carência.
Porém, ainda existem cuidados: se gotas do produto entrarem em contato com os olhos ou a pele, enxágue essas áreas com água morna. Ao trabalhar com uma solução que, além do Liposam, contenha um agrotóxico, siga os cuidados de segurança recomendados para trabalhar com agroquímicos. Trabalhe com roupas de proteção, luvas, óculos de proteção e respirador.
Regras de armazenamento
O Liposam pode ser armazenado por 3 anos a partir da data de lançamento. O adesivo deverá estar em sua embalagem original, bem fechada. Armazenar em armazéns junto com outros agroquímicos. Condições de armazenamento – temperatura 0-20 ˚С, ambiente escuro e seco. Após o prazo de validade expirar, o “Liposam” deve ser descartado.
Análogos da droga
O medicamento americano “New Film” foi criado a partir de polímeros naturais, mas, ao contrário do “Liposam”, que contém exopolissacarídeos produzidos por microrganismos, contém linolina de resina de pinheiro. Existem outros análogos - as drogas “Trend” e “Macho”.
O adesivo “Liposam” de fabricação ucraniana não é inferior aos análogos estrangeiros em termos de qualidade e eficácia. Economiza significativamente os pesticidas com os quais é utilizado em conjunto, evita que sejam lavados pela chuva e pelo escoamento, reduzindo assim o consumo da solução. Aumenta a eficácia dos pesticidas, melhora o contato com patógenos e pragas de insetos.
Quando misturado com fertilizantes Liposam durante a alimentação foliar, melhora a penetração dos componentes minerais nos tecidos vegetais. Protege sementes e tubérculos contra danos e ressecamento, retém a umidade nas folhas, caules e raízes das plantas. Por ser um produto biológico composto por compostos naturais, não agride em nada as plantas, não tem período de espera, pois não contém substâncias tóxicas.