Os pesticidas são substâncias especiais usadas ativamente para controlar ervas daninhas e insetos perigosos. Tais agentes podem pertencer às categorias de compostos orgânicos e inorgânicos. Eles também diferem em seu mecanismo de ação e método de aplicação. Graças a isso, cada jardineiro pode escolher o produto ideal de acordo com suas metas e objetivos.
Vantagens e desvantagens
Esses produtos são utilizados em muitos países ao redor do mundo e, portanto, têm nomes diferentes - por exemplo, pesticida. Tais meios têm certas vantagens e desvantagens.
As vantagens incluem o seguinte:
- alta eficiência;
- escopo geral de aplicação - os produtos são utilizados no controle de ervas daninhas e insetos nocivos;
- fácil de usar;
- variedade de formas de liberação;
- a possibilidade de aumentar a produtividade;
- melhorar o crescimento das plantas cultivadas;
- efeitos colaterais mínimos.
No entanto, os produtos químicos também apresentam algumas desvantagens. Quaisquer produtos químicos podem levar a consequências negativas. Quando componentes perigosos se acumulam nas frutas, podem provocar efeitos negativos no corpo humano.
A violação da dosagem e das regras de utilização de tais produtos pode causar deterioração no crescimento das plantas cultivadas e representar um perigo para os insetos benéficos.
O que são pesticidas
Os pesticidas são entendidos como elementos químicos usados ativamente para destruir insetos perigosos e microorganismos nocivos. Com a ajuda deles, é possível enfrentar vários parasitas que representam um perigo para as plantas cultivadas.
Representantes populares
Existem muitos tipos de pesticidas no mercado hoje. Eles diferem na composição e no mecanismo de ação. Todos os produtos são divididos em sintéticos e orgânicos.
Químico
Tais substâncias são criadas em laboratórios industriais. Eles se distinguem pela durabilidade e longa vida útil. Além disso, os pesticidas químicos são fáceis de usar. Eles lidam com sucesso com parasitas e apresentam baixo grau de toxicidade.
Muitos produtos químicos se enquadram nesta categoria de produtos. Isso inclui o seguinte:
- Organofosforados – provocam danos ao sistema nervoso.Alguns produtos deste grupo são proibidos de usar por apresentarem propriedades perigosas.
- Os piretróides são análogos dos componentes orgânicos encontrados nos crisântemos. Tais drogas afetam o sistema nervoso.
- Os carbamatos também afetam o sistema nervoso das pragas, mas são considerados menos perigosos que os organofosforados.
- Neonicotinóides - usados para proteger folhagens e madeira.
- Os agentes organoclorados causam grandes danos ao meio ambiente, por isso são extremamente raramente utilizados.
- Glifosfato – usado para o cultivo de culturas geneticamente modificadas.
Biológico
Os pesticidas biológicos são considerados menos perigosos. Eles são obtidos a partir de substâncias secretadas pelas plantas. Os representantes populares deste grupo de pesticidas incluem:
- "Rotenona" - ajuda a repelir insetos. A substância é um extrato de plantas tropicais, que tem efeito tóxico pronunciado nos peixes.
- Óleos hortícolas – ajudam a repelir insetos nocivos. No entanto, algumas substâncias são tóxicas para as abelhas.
- O sulfato de cobre é usado no combate a fungos e diversos tipos de ervas daninhas. Um aumento da concentração do produto representa um certo perigo.
- Toxina Bt – ajuda a controlar alguns insetos. É produzido em plantas geneticamente modificadas.
Embora os pesticidas biológicos tenham uma composição natural, dificilmente podem ser considerados totalmente seguros. Se a dosagem ou técnica de uso for violada, as substâncias causam danos ao meio ambiente e às pessoas.
Qual é melhor escolher?
Hoje existem muitos tipos de pesticidas que diferem em composição, finalidade e características de aplicação.Isso ajuda todo jardineiro a escolher um remédio eficaz.
Dependendo da finalidade, distinguem-se os seguintes tipos de pesticidas:
- Os herbicidas ajudam a controlar as ervas daninhas. Eles são mais frequentemente usados para o cultivo de campos.
- Os inseticidas são a categoria mais ampla. Sua principal tarefa é combater os parasitas. Essas preparações são frequentemente usadas em fazendas privadas no cultivo de vegetais.
- Fungicidas - ajudam a lidar com microorganismos fúngicos. Esses medicamentos são usados no tratamento de culturas para diversas patologias.
- Os zoocidas são usados para controlar animais de sangue quente. Eles são frequentemente usados para matar roedores. Substâncias semelhantes são usadas em celeiros e campos.
- Os moluscicidas são usados principalmente para matar lesmas.
- Nematicidas - projetados para combater nematóides. Essas pragas pertencem à categoria das lombrigas.
Os pesticidas são agentes eficazes que existem em muitas variedades. Isso ajuda cada jardineiro e jardineiro a escolher a melhor opção.