Os pulgões são uma praga insidiosa que afeta os pomares. Colônias de insetos podem destruir plantas em questão de dias. Se aparecerem pulgões no pêssego, é preciso salvar a árvore com urgência, para isso é preciso saber como tratá-la. Existem muitas maneiras populares de se livrar dos parasitas, mas se os pulgões forem descobertos tarde demais, não será possível prescindir do uso de pesticidas.
Características
Os pulgões são pequenos insetos, com não mais que 3 milímetros de comprimento, que atacam as plantas em conjunto, formando colônias.Existem vários tipos de pulgões nos pessegueiros:
- preto;
- verde;
- sangue;
- branco;
- pêssego grande.
A espécie mais perigosa é o pulgão do sangue. Os insetos não apenas comem folhas, botões e flores das plantas, mas também sugam sucos nutritivos dos troncos das árvores. A planta perde força e energia e a colheita futura fica em risco.
O grande pulgão do pêssego, como outras espécies, começa a se espalhar a partir do interior das folhas e depois se espalha para os galhos e tronco das plantações de pêssego. Se houver um grande número de colônias, a copa da árvore começa a secar e murchar, e a copa da planta pode morrer.
Como detectar a presença de um parasita
É necessário identificar os parasitas em tempo hábil. Para fazer isso, você precisa inspecionar regularmente as plantas. Os pulgões podem ser identificados pelas seguintes características:
- manchas pretas na parte interna das folhas;
- camada pegajosa em botões e flores de pêssego;
- na presença de folhas secas e enroladas, podem aparecer pequenas manchas;
- as colônias de insetos são visíveis a olho nu;
- os pulgões sanguíneos vivem no tronco e caules, sugando a seiva da árvore;
- a copa começa a murchar, a planta para de crescer.
Em uma nota! Um pêssego afetado por pulgões perde sua imunidade, enfraquece e a resistência da planta à geada diminui sensivelmente.
Métodos para controlar insetos em pêssegos
Você precisa começar a combater pequenas pragas o mais cedo possível. Os pulgões dos pêssegos se espalham rapidamente, existem métodos comprovados de controle de insetos: realização de medidas agrotécnicas, inseticidas, remédios populares e receitas.
Método agrotécnico
Recomenda-se iniciar o controle de pragas usando uma série de técnicas agrotécnicas:
- Freqüentemente, os pulgões passam de outras plantas para as plantações de pêssego. A remoção de ervas daninhas que crescem perto do pêssego elimina a interação das plantas infectadas com o pêssego.
- Plantar adubo verde: ervas picantes e perfumadas repelem os pulgões das árvores. Endro e hortelã são inimigos de parasitas insidiosos.
- Remoção de cascas velhas e limpeza mecânica de troncos de insetos.
- Use um jato de água para limpar a folhagem do pêssego das colônias de parasitas.
Todas as folhas afetadas e galhos doentes removidos são queimados. A árvore é polvilhada com cinza de madeira na raiz. O branqueamento dos troncos com cal é uma forma comprovada de proteger as plantas dos pulgões.
Essas técnicas são eficazes na fase inicial da doença e são uma boa prevenção contra a infecção de plantas por pulgões.
Produtos químicos
O uso de agrotóxicos é uma medida extrema, mas se a planta estiver totalmente afetada por pulgões, não dá para ficar sem eles. O tratamento com inseticidas contra pulgões pode ser realizado em três etapas:
- início da primavera - durante o período de formação dos botões;
- antes da floração;
- após a colheita.
É perigoso tratar as culturas de pêssego com produtos químicos durante o período de frutificação - a colheita reduz sua qualidade, os frutos não são recomendados para alimentação dentro de 20 dias após o tratamento.
Os produtos químicos entram na dieta dos insetos junto com a seiva das árvores. Os pulgões paralisam e dentro de dois a três dias as colônias morrem.
Os produtos químicos fitofarmacêuticos modernos são variados, sua escolha depende do período em que a planta precisa de ajuda e do tipo de pulgão que atacou as plantas. Durante o período de floração, você pode usar o Confidor. A fosfamida destruirá rapidamente os pulgões pretos e brancos. O DNOC eliminará larvas e pulgões durante o inverno. A dosagem dos medicamentos é determinada de acordo com as instruções.
Importante! É proibido tratar árvores contra pulgões antes da colheita.
Os pesticidas devem ser alternados. Os pulgões desenvolvem rapidamente imunidade aos medicamentos, e os medicamentos tornam-se ineficazes.
Métodos e receitas tradicionais
O uso de remédios populares se justifica, eles não prejudicam a qualidade da colheita, o veneno não penetra no suco das árvores frutíferas. Você pode usar receitas populares em qualquer período do desenvolvimento da planta.
O arsenal de métodos populares de combate aos pulgões inclui:
- Cascas de alho e cebola. 800 gramas de cascas de cebola são infundidos em 10 litros de água por 24 horas e são adicionadas 10 cabeças de alho picadas. A solução é filtrada e as fruteiras são pulverizadas com um borrifador. O efeito do remédio popular pode ser potencializado adicionando meio pedaço de sabão em pó à solução.
- Uma mistura de pimenta vermelha, mostarda e cinza de madeira. Adicione 1 copo de cada componente a 10 litros de água e pulverize as plantas.
- Infusão de tabaco em pó à base de sabão em pó. Uma barra de sabão padrão é dissolvida em 10 litros de água e são adicionados 250 gramas de tabaco em pó. Após três dias o produto está pronto.
Na luta dos jardineiros contra os pulgões dos pêssegos, nasceram muitos métodos para destruir pequenas pragas: Coca-Cola, amônia, vinagre e ácido bórico - todos os meios provaram seu valor na luta contra os pulgões. O jardineiro decide por si mesmo como pulverizar ou tratar o pêssego contra pulgões insidiosos. Recomenda-se tentar vários métodos para encontrar o mais eficaz.
Como evitar o aparecimento de insetos?
A prevenção é a melhor forma de controlar os pulgões. Para prevenir o aparecimento de parasitas nos pessegueiros, são realizadas uma série de medidas:
- branqueamento de troncos na primavera e no outono com cal;
- poda sanitária de folhas e caules velhos;
- desenterrar pessegueiros em círculo e borrifar a superfície escavada com cinza de madeira;
- plantar ervas aromáticas ao lado de pêssegos;
- tratamento com calda bordalesa durante o período de endurecimento renal;
- remoção de formigueiros da horta. Esses insetos criam pulgões e os protegem cuidadosamente;
- As joaninhas se alimentam de larvas de pulgões, e a presença desses insetos nos pessegueiros é uma forma eficaz de controlar as pragas.
Você pode proteger os pêssegos dos pulgões por meio de medidas preventivas abrangentes e da inspeção regular das árvores em busca de pragas.
Pessegueiros saudáveis são o sonho de qualquer jardineiro. Se as plantas forem atacadas por pulgões, isso não será um desastre. Uma doença detectada a tempo é sempre tratada, muitos métodos de controle de pragas foram inventados: de remédios populares a produtos químicos. O principal é tomar medidas preventivas em tempo hábil.
Máximo! Bem, se você intitulou um artigo sobre quais herbicidas usar em morangos, escreva sobre herbicidas! Não há necessidade de alternar entre herbicidas e produtos de controle de doenças. Jardineiros iniciantes podem ficar confusos!
Boa tarde
O artigo fornece uma visão geral abrangente dos produtos de proteção para morangos. O texto em si foi projetado para ser percebido por um público amplo, incluindo residentes iniciantes de verão. Estilisticamente, as frases são estruturadas de tal forma que é impossível se confundir. Não há “pular” de tópico em tópico. Isso é monitorado por nossos editores e equipe de moderadores. Suas reivindicações são infundadas.