Para que a colônia de abelhas esteja em boas condições de funcionamento no início da temporada, é necessário criar condições confortáveis para os insetos passarem o inverno. Ao garantir o preparo adequado das abelhas para o inverno, é preciso estar atento a vários pontos: quantidade suficiente de alimentos de alta qualidade, isolamento adequado da colméia ou preparo da cabana de inverno, proporcionando às abelhas descanso completo e proteção contra ruídos incômodos. .
Preparando colônias de abelhas para o inverno
Graças a uma organização adequada, não é difícil criar condições para um inverno longo e agradável para as abelhas.
Para os apicultores iniciantes, recomenda-se que o processo preparatório seja dividido em várias etapas:
- fornecimento oportuno de insetos com alimento completo.Para isso, é importante não bombear todo o mel durante o período principal do suborno;
- criar condições para aumentar a força das colônias de abelhas. É o preparo dos insetos para o frio que vai garantir um inverno confortável;
- montagem racional de ninhos.
Também é importante realizar o tratamento sanitário e preventivo das abelhas para prevenir a ocorrência e propagação de doenças.
Estoques de alimentação
Como as colônias de abelhas não podem ser perturbadas no inverno, é necessário fornecer a quantidade necessária de alimento no outono.
Recomenda-se seguir certas regras de apicultura:
- as características climáticas são levadas em consideração. Nas regiões norte, são fornecidos 28-30 kg de alimento por colônia de abelhas, no sul - 18-20 kg, nas latitudes médias 23-25 kg;
- qualidade da alimentação. O mel da primeira metade da propina é considerado o melhor. Se mel contendo misturas de substâncias de melada for usado no inverno, os insetos começam a ter diarréia. Isto pode resultar numa grande queda de abelhas;
- Para o preparo dos alimentos, é preferível usar favos de mel marrom claro, que ajudam a reter o calor. Se o mel for colhido em favos velhos, aumenta a probabilidade de doenças e acelera a cristalização do produto.
Recomenda-se preparar alimentos um pouco acima do normal para o inverno. Porque as colônias de abelhas fracas precisam gastar mais energia para aquecimento.
Aquecendo abelhas
A preparação das colônias de abelhas para o inverno inclui o procedimento de isolamento da colmeia. Isso não pode ser negligenciado em áreas com condições climáticas geladas. Dependendo do clima, é preciso levar em consideração a quantidade e qualidade do isolamento, os métodos de preparação dos insetos para o inverno e o controle das colônias de abelhas. Alguns apicultores preparam salas especiais isoladas (omshanik) para as abelhas no inverno. Os edifícios desempenham diversas funções:
- proteger os insetos de rajadas de vento frio, mudanças repentinas de temperatura e ruídos altos;
- permitem reduzir o consumo de ração;
- ajudar a prolongar a vida das colmeias.
Apicultores experientes aconselham não se apressar em transferir os insetos para dentro de casa até que o tempo gelado estável se estabeleça (temperatura matinal -5...-7 °C), uma vez que as geadas precoces geralmente alternam com dias quentes, favoráveis ao voo tardio das abelhas.
Invernando lá fora
Quando as abelhas são mantidas na zona intermediária, os apicultores geralmente deixam os insetos para passar o inverno ao ar livre. Nesses casos, você precisa isolar adequadamente cada colmeia:
- Os escudos são usados para cercar as casas do lado de fora. Ao construir uma cerca, é importante manter a distância entre o escudo e as paredes da colmeia;
- o espaço estreito é preenchido com o isolamento correto (que não abrigará pragas de abelhas). Materiais adequados: folhas secas de nogueira, agulhas de pinheiro caídas. Não é recomendado o uso de palha, que pode abrigar ratos;
- É deixado espaço livre perto das entradas para garantir a ventilação, permitindo a entrada de ar na colmeia.
Musgo natural e espuma plástica podem ser usados como isolamento externo.Para diminuir o número de paredes sopradas pelos ventos, as casas são construídas lado a lado, próximas umas das outras. As colmeias são instaladas em áreas elevadas para evitar inundações na primavera. Vantagens do inverno aberto: migração anterior na primavera, os insetos são menos mimados. A principal desvantagem é a dificuldade de controlar o estado das colônias de abelhas devido a nevascas ou coberturas.
O inverno é uma etapa importante na vida de uma colônia de abelhas. Nesse período, é necessário proporcionar aos insetos sossego, alimentação suficiente e condições de conforto. Na segunda metade do inverno, é necessário monitorar regularmente o estado das abelhas, a quantidade e a qualidade dos alimentos.