As formigas são consideradas insetos benéficos, pois são ordenanças florestais, destruindo pragas e coletando detritos diversos, limpando a terra e evitando a propagação de doenças. No entanto, se as formigas fixarem residência nas colmeias ou nas suas imediações, podem tornar-se uma séria ameaça ao bem-estar das colónias de abelhas. É necessário entender bem como se livrar rapidamente das formigas em um apiário se elas começarem a prejudicar as abelhas.
O perigo das formigas para as abelhas
Diferentes tipos de formigas podem prejudicar as colônias de abelhas: formigas vermelhas da floresta, grandes formigas pretas de jardim e pequenas formigas domésticas. Todos eles têm a mesma atitude em relação à escolha de um habitat. Deve ser uma área protegida de precipitações, quente, com base macia e próxima de fonte de energia. As colmeias se encaixam perfeitamente nessa descrição.
Se as formigas decidirem se instalar ao lado das abelhas, elas se tornarão inquilinas muito desagradáveis e indesejadas. Além de poderem competir com as abelhas, as formigas adoram mel, podem comer reservas e não desdenham a criação de abelhas. Tudo isso pode causar sérios danos à família, mesmo que as formigas não tragam uma infecção perigosa para a colmeia. Infelizmente, são portadores de doenças que podem infectar as abelhas e causar a destruição de um enxame inteiro e até de um apiário completo.
Que tipos de formigas podem aparecer
Todos os tipos de formigas comuns na região podem viver em colmeias. Podem ser insetos de jardim, floresta e domésticos. Embora possam ser considerados benéficos por natureza, uma vez que entram nas colmeias, tornam-se pragas perigosas que devem ser combatidas com urgência.
Razões para a aparência
Um apiário atrai formigas pela combinação de sua localização conveniente, a oferta de um local confortável para morar e a disponibilidade de alimentos. De ordenanças, eles se transformam em predadores, pois as abelhas ficam praticamente indefesas contra hordas de invasores gananciosos.
As formigas estão se instalando ativamente nas colmeias, deslocando as abelhas e também atacando os favos de mel. Eles são muito atraídos pelo conteúdo doce, portanto, se os insetos se multiplicarem muito ativamente, poderão começar a competir com as abelhas por comida e também causarão a morte da colônia de abelhas.
As formigas não desprezam os filhotes das abelhas, que estão nos favos de mel. Ao comerem crias, as formigas levam à diminuição do número de abelhas jovens, o que também provoca a extinção da população da colmeia.
É a rentabilidade da vida no apiário que atrai formigas e preocupa os donos das colmeias.
Como se livrar de pragas
As abelhas tentam se livrar dos colonos prejudiciais por conta própria, mas se houver um grande número de inimigos, elas podem não ser capazes de enfrentá-los sozinhas. Os apicultores terão que ajudar a destruir as formigas.
O método mais radical é o uso de pesticidas. Porém, substâncias tóxicas para as formigas também são perigosas para as abelhas, por isso este método só pode ser utilizado se o apiário for levado para um local “limpo” durante o tratamento. Mas, se as colmeias já estiverem infestadas de formigas, você terá que usar outros métodos para influenciar insetos nocivos.
Processamento de colmeia
O controle eficaz das formigas começa com o tratamento das pernas da colmeia. Esta é uma forma natural de os insetos entrarem no apiário. Isso pode ser evitado aplicando as seguintes substâncias nas pernas:
- Óleo sólido ou quaisquer outros combustíveis e lubrificantes pegajosos e viscosos. Os insetos tentam subir pelas patas e ficam presos na composição.
- Óleo vegetal. É aplicado generosamente nas pernas.
- Fita adesiva dupla face. Ao envolver as pernas com eles, você pode criar uma armadilha confiável para formigas que grudará na fita.
- Filme de polietileno. As pragas não conseguem se firmar nele e deslizar para o chão.
- Pele natural ou sintética. O cheiro e a textura do pelo são desagradáveis para os insetos e eles os evitam.
- Algodão ou algodão embebido em querosene.Esses materiais também são desagradáveis para as formigas, mas terão que ser trocados com bastante frequência.
- Sintepon e outros materiais porosos. Eles agem de forma semelhante a embrulhar com algodão.
- Soquetes metálicos especiais. São armadilhas para pragas das quais não conseguem escapar por conta própria.
Uma característica especial da proteção das colmeias é que a maioria dos materiais de proteção terá que ser substituída ou reaplicada periodicamente. Mas com a devida persistência é possível afastar as formigas. Depois que uma dúzia de insetos morre, o restante, via de regra, recua. Isso se deve ao fato de serem insetos sociais que apresentam sinais de uma mente única. Tendo recebido informações de seus irmãos moribundos, eles tentam não repetir seus erros.
Como tratar a área ao redor da colmeia
Também é aconselhável tratar a área ao redor da colmeia com produtos inofensivos para as abelhas, mas desagradáveis ou fatais para as formigas. Você pode usar sal de cozinha comum para isso. Está espalhado pelos caminhos feitos pelas formigas. Eles não gostam de substâncias pulverulentas que sejam soltas e cáusticas para eles. Para o mesmo fim, pode-se usar mostarda em pó seca, cinza de madeira e enxofre moído. As formigas não conseguirão caminhar por uma área coberta com um produto empoeirado e o enxofre geralmente pode matá-las.
Quais plantas plantar para proteção
As formigas têm uma atitude negativa em relação ao cheiro de tomate, alho e cebola, por isso você pode plantar nabos e tomates entre as colmeias. Você também pode colocar folhas e penas cortadas nas colmeias, colocando-as perto das pernas e entradas.
As pragas rastejantes não gostam de cereja de pássaro, salsa e hortelã, portanto, essas plantas podem ser plantadas próximas ao apiário e às abelhas individuais. A canela também parece igualmente desagradável para as formigas, então você pode espalhá-la nos buracos da colmeia ou colocar paus ou pedaços de canela nas pernas.
Cortando a grama
As formigas usam qualquer planta como trampolim para entrar nas colmeias. Mesmo folhas de grama bastante longas podem ajudá-los nisso, por isso é altamente aconselhável cortar a grama ao redor das colmeias e toda a área do apiário. Como a grama e os pequenos arbustos crescem constantemente, você terá que prestar atenção e tempo para destruir regularmente a vegetação alta.
Prevenção
Prevenir uma infestação de formigas é muito mais fácil do que livrar-se delas mais tarde. Para isso, é necessário inspecionar regularmente não só as próprias colmeias, mas também a área circundante. Se for identificado um formigueiro, ele deverá ser destruído e depois despejado em água fervente. Esta crueldade justifica-se pelo facto de, caso contrário, as formigas causarem graves danos ao apiário e o número de abelhas melíferas já estar ameaçado em todo o mundo.
É igualmente importante manter as colmeias perfeitamente limpas, desinfetá-las periodicamente e também remover a vegetação ao seu redor. Você pode cercar o apiário com um pequeno fosso de água ou fazer um círculo de sal - os insetos realmente não gostam disso.