As formigas são insetos que contribuem para a propagação de pulgões, que destroem as plantações. Portanto, quando aparece um grande número desses insetos, muitos jardineiros se perguntam: como tirar formigas de uma estufa com pepino? Essa vontade de se livrar desses insetos também se deve ao fato de eles acidificarem o solo e roerem os brotos e os caules das flores. O combate às formigas em estufa pode ser feito de diversas formas: popular, química ou mecânica. Cada um deles possui características próprias.
Como lidar mecanicamente com formigas em uma estufa?
Se formigas aparecerem em uma estufa, você precisará encontrar o ninho delas. Em seguida, você pode remover as formigas do canteiro seguindo as instruções para implementar o seguinte impacto mecânico sobre elas:
- Se o formigueiro for pequeno, deve ser recolhido com pá e levado para local remoto.
- Se o ninho atingiu um tamanho grande, ele precisa ser coberto com algum material que não permita a passagem da luz solar. Depois disso, o calor deixará de fluir para o formigueiro e os insetos sairão rapidamente dele. Um resultado positivo deve ser esperado dentro de alguns dias.
- O afrouxamento regular criará um ambiente desfavorável para a vida desses insetos, e eles logo sairão de casa.
- O formigueiro descoberto é preenchido com querosene ou água fervente. Em seguida, o ninho é destruído e o procedimento é repetido novamente. Essa técnica mecânica permite privar os insetos de casa, por isso eles abandonam a área.
Para evitar que as formigas destruam as mudas de pepino, o solo ao redor de sua casa deve ser regado com uma decocção feita de folhas de tomate, polvilhada com carbonato de sódio, milho ou cinza.
Se um residente de verão quiser eliminar o risco de as plantações serem danificadas por formigas, ele precisa cavar uma trincheira ao redor da estufa. Em seguida, o recesso é coberto com celofane, reforçado com pedras e preenchido com água. Essa barreira protege a estufa do ataque de insetos.
Eliminando formigas usando produtos químicos
Se aparecerem formigas, os pepinos podem ser tratados com produtos químicos. Esses produtos repelirão as pragas e eliminarão o risco de danificarem as plantas. Na maioria das vezes, são utilizadas para esses fins substâncias que incluem o diazinon, um composto organofosforado que atua no sistema nervoso dos insetos, paralisando-os.Os mais populares são os seguintes medicamentos:
- Trovão.
- Comedor de formigas.
- Bazudin.
- Muratsid.
Existem também outros medicamentos eficazes que têm efeito direcionado contra formigas. Estes incluem Absolut-gel, Dachnik, Get, Raptor, Karbofos.
Se as formigas em uma estufa começarem a destruir as plantas, elas poderão ser controladas com formaldeído. Para isso, a substância é diluída em água até obter uma solução a 10%. A solução resultante é usada para tratar todas as rachaduras na estufa da forma mais completa possível. Além disso, ao tratar locais onde os insetos se acumulam, você pode acelerar significativamente o processo de sua retirada. É preciso borrifar o produto com muito cuidado para que não caia no canteiro do pepino ou nas folhas da planta. Para se livrar completamente das pragas, é necessário voltar a tratar após alguns dias.
Receitas populares
Muitos jardineiros não querem usar diversos produtos químicos para se livrar das pragas, temendo que suas substâncias se acumulem nos frutos da planta. Em tais situações, os remédios populares virão em socorro.
- Para proteger os pepinos do ataque das formigas na estufa, é necessário organizar um canteiro onde crescerão cebola, salsa ou mostarda. Você também pode plantar essas plantas se já houver formigas na estufa. O cheiro específico dessas culturas repelirá as pragas.
- Se pepinos plantados em um barril, é necessário colocar folhas de louro, paus de canela, alho, sabugueiro ou hortelã em volta. O cheiro dessas plantas repelirá os insetos.
- Você precisa colocar uma pequena quantidade de óleo vegetal no formigueiro usando uma seringa. Após 2–3 dias, os insetos deixarão a estufa.
- Você pode atrair formigas para fora das estruturas da estufa espalhando uma massa feita de mel e ácido bórico ao longo dos caminhos das pragas e nos locais onde elas se acumulam. Se as formigas comeram a isca, sua atividade vital desaparecerá ativamente, uma vez que tal mistura é prejudicial ao corpo. Vale considerar que tal produto não deve ser disposto se crianças e animais de estimação que possam consumir o produto tenham livre acesso à casa de veraneio. Caso contrário, as suas partículas podem ser perigosas para a saúde.
- Semelhante ao método anterior, você pode usar outras iscas. Devem ser preparados com carne picada, ovos, uma mistura de fermento e bórax com geléia, açúcar e mel.
- Pepinos e batatas, alho e tabaco são protegidos de pragas. Para garantir que as pragas saiam da estufa o mais rápido possível, os pepinos podem ser tratados com infusão de alho, batata ou tabaco. Para fazer isso, cada arbusto é borrifado com líquido e depois despejado nos buracos. E perto dos ninhos é preciso colocar pontas frescas ou secas e polvilhar com sementes de mostarda.
- Livrar-se de pragas com ruibarbo. Para fazer isso, você precisa moer o caule até formar suco. A polpa resultante é disposta nos locais onde as formigas se acumulam. Depois de alguns dias, as pragas deixam o ninho. O absinto espalhado nas camas tem um efeito semelhante. Se os insetos reaparecerem, o procedimento é repetido.
Todos os remédios acima irão ajudá-lo a se livrar rapidamente de pragas irritantes e a preservar seus pepinos. Se um dos remédios for ineficaz, você precisará tentar outro.
Ácido bórico
Se formigas aparecerem repentinamente em pepinos, elas podem ser removidas com uma solução preparada de ácido bórico.Para preparar a composição você precisará de:
- 10 gramas de ácido bórico;
- 0,5 copo de água;
- 5 colheres de sobremesa de açúcar.
Como se livrar das formigas em uma estufa com pepinos usando este remédio:
- O primeiro passo é preparar um remédio para insetos que prejudicam e atacam mudas e plantas adultas. O açúcar se dissolve na água. O líquido é resfriado e misturado com ácido bórico.
- O líquido resultante é infundido por 5 horas e depois bem misturado.
- Em seguida, o algodão é umedecido no produto resultante e colocado em uma lata suja.
- O recipiente é levemente coberto com uma tampa para que o líquido evapore mais lentamente e seja possível ter acesso.
- O recipiente é colocado próximo ao ninho.
Se as formigas dos pepinos já fortaleceram suas posições, é preciso fazer vários desses potes. Pedaços de pão embebidos na solução preparada são dispostos nas passagens das formigas. Com essa abordagem, as formigas irão embora gradativamente. Após um mês colocando iscas regularmente, elas começarão a sair de casa e recuarão completamente após mais 2 semanas.
Sabonete preto
O que fazer se as formigas não saírem da estufa depois de todos os remédios descritos? Nesse caso, uma solução de sabão preto ajudará a remover as pragas.
- 1 balde de água é misturado com 400 gramas de sabão preto.
- Ao líquido resultante adicione 2 colheres de sopa de ácido carbólico e 10 colheres de querosene.
- O líquido é misturado até ficar homogêneo.
- Todo o jardim é tratado com esse líquido, regando os formigueiros.
Após 2-3 pulverizações, as formigas recuam.
Na maioria das vezes, as formigas aparecem em estufas, migrando de árvores infectadas com essas pragas. Caso alguma árvore do local esteja infestada de formigas e pulgões, deve ser eliminada o mais rápido possível.Para isso, os troncos são revestidos com alcatrão ou turfa. Você deve se livrar dos insetos usando este tratamento o mais rápido possível, antes que sua colônia cresça demais.
Para evitar que formigas e pulgões comam as culturas cultivadas e as sementes de pepino, é necessário iniciar o processamento da estufa o mais rápido possível. A primeira coisa que você precisa prestar atenção são os métodos mecânicos de eliminação de pragas. Se os métodos mecânicos não ajudarem, combata os insetos usando métodos tradicionais.
Na maioria das vezes, levará mais de um dia ou uma semana para se livrar completamente das pragas, mas se você regar e tratar os ninhos e plantar as plantas corretamente, as pragas irão diminuir gradualmente.
Se as formigas atacarem repentinamente, é melhor usar agentes químicos. Além disso, esses remédios são bons quando as receitas populares são ineficazes, quando as formigas se sentem em casa comendo pepinos, apesar de todos os métodos tentados pelo residente de verão. Para evitar que as pragas voltem a aparecer no jardim, após eliminá-las, é necessário fazer a prevenção cuidando do plantio e da estufa.