O “Bivarool” para abelhas é um preparado químico desenvolvido para eliminar e prevenir a varroatose nesses insetos. O componente ativo da composição é o fluvalinato. Tem um efeito pronunciado e é frequentemente incluído em preparações usadas para proteger as plantações de pragas. Para que o produto dê o resultado desejado, é importante seguir rigorosamente as instruções de uso.
Composição e forma farmacêutica
O produto é comercializado em frascos de vidro e ampolas.Sua capacidade pode ser de 1 e 0,5 mililitros, respectivamente. A composição é comercializada na forma de líquido, de consistência oleosa. O ingrediente ativo do Bivarool é o fluvalinato.
Mecanismo de ação
A droga "Bivarool" possui propriedades acaricidas pronunciadas. Tem um efeito de contato. Com a ajuda da substância é possível destruir Varroa jacobsoni adulta. O produto previne o surgimento de populações de carrapatos resistentes ao medicamento.
Indicações de uso
A composição é utilizada para tratar e prevenir a varroatose das abelhas melíferas.
Instruções de uso do medicamento "Bivarol"
Ao usar Bivarool, o tratamento é realizado no outono e na primavera. Isso deve ser feito a uma temperatura inferior a +10 graus. Neste caso, é importante realizar a manipulação 10-14 dias antes da extração do mel. Neste caso, os produtos químicos não entrarão no mel. O frasco de Bivarol deve ser aberto imediatamente antes do preparo da mistura.
Com o uso sistemático de um produto, os carrapatos podem desenvolver imunidade duradoura. Portanto, muitos apicultores aconselham alternar o Bivarol com outros produtos químicos.
Ao misturar o produto com água conforme as instruções, existe o risco de partículas do produto se depositarem nas molduras.Para evitar tais problemas, 60-65 mililitros de querosene devem ser adicionados a 0,5 litro da mistura química preparada. Recomenda-se agitar bem todos os componentes e despejá-los em canhões de fumaça. Devido ao querosene, a composição é mais seca e penetrante. O jato deve ser aplicado duas vezes em determinado intervalo de tempo.
Antes do processamento, recomenda-se cobrir o fundo da colmeia com papel untado com vaselina. Essa técnica é de grande importância, pois os carrapatos são eliminados vivos. Você não deve esperar resultados instantâneos. Será perceptível após cerca de 12 horas.
Ao usar uma solução aquosa de Bivarool com pistola de fumaça, é permitido usar óleo vegetal em vez de querosene. Ambos os métodos são utilizados com intervalo de 1 semana.
Precauções de segurança ao trabalhar com o produto
Recomenda-se abrir a embalagem somente no apiário. Neste caso, o processamento é permitido o mais tardar 2 semanas antes da colheita principal do mel. É importante evitar a penetração da substância no mel comercial.
Condições de armazenamento e prazo de validade
O "Bivarool" pode ser conservado em embalagens lacradas por no máximo 3 anos a partir da data de fabricação. Então a substância perde suas características e pode se tornar perigosa. A data de produção está indicada na embalagem.
A temperatura na sala de armazenamento deve ser mantida entre 0…+20 graus. Neste caso, a umidade não deve ultrapassar 50%. É aconselhável evitar a exposição solar ao medicamento. Também deve ser mantido fora do alcance de crianças e animais de estimação. Além disso, deve-se evitar a penetração de água na embalagem.
Análogos
Os substitutos eficazes do Bivarol incluem:
- "Bayvarol" - seu componente ativo é a flumetrina.A composição produz efeito seletivo sobre os ectoparasitas, causando sua morte.
- O “Apides” é produzido na forma de tiras de madeira impregnadas com uma solução acaricida. O produto tem um efeito de contato pronunciado e lida com sucesso com as formas adultas de Varroa jacobsoni.
- "Apifit" - vem na forma de placas de madeira. A substância ativa do medicamento é o fluvalinato. O produto é altamente eficaz e totalmente seguro para crias e abelhas adultas. Não afeta a temperatura nas colmeias.
O que é melhor: “Bivarool” ou “Bipin”
Determinar qual produto é melhor é bastante difícil. Essas drogas são semelhantes entre si. As regras para sua aplicação são as mesmas. A diferença está na composição e dosagem. O componente ativo do Bipin é o amitraz. Além disso, a composição é considerada mais concentrada.
O "Bivarool" é um remédio eficaz que pode ser utilizado no tratamento e prevenção da varroatose em abelhas melíferas. O cumprimento estrito das instruções o ajudará a alcançar os resultados desejados.