É importante que os apicultores novatos escolham a raça certa de insetos. As abelhas da Rússia Central são ideais para apiários localizados em regiões com condições climáticas adversas. Eles são considerados bastante resistentes e trabalhadores. Para que os insetos tragam muito mel, é importante proporcionar-lhes condições de alojamento adequadas. A prevenção de doenças e a prevenção de ataques de parasitas são de grande importância.
Descrição da raça da Rússia Central
As abelhas russas são caracterizadas pelas seguintes características distintivas:
- comprimento do corpo – 12 milímetros;
- tromba curta – não ultrapassa 6,5 milímetros;
- o volume da colheita de mel é de 20 centímetros cúbicos;
- comprimento da asa - 9,7 milímetros;
As abelhas desta raça são caracterizadas por uma cor incomum, que fica entre o marrom escuro e o cinza. Algumas variedades desses insetos são completamente pretas.
Rainha da raça
O útero é a única mulher madura que desenvolveu órgãos genitais. É cultivado em células especiais chamadas células-rainha. 3 dias após a postura do ovo, aparece uma larva que é alimentada com geleia real. Ele contém muitas proteínas.
A larva se desenvolve rapidamente. Após 9 dias, é selado em célula em favo de mel por 8 dias. Durante esse tempo, a larva se transformará em pupa e depois em verdadeira rainha. O período de desenvolvimento do ovo à rainha leva apenas 17 dias. No 4º dia de vida, a rainha sai voando da colméia para se familiarizar com o local. Após 10 dias, ela faz seu primeiro acasalamento com um drone.
Na fase inicial, a fêmea põe no máximo 1 mil ovos. Porém, com o tempo, esse número aumenta para 3 mil ovos. A vida útil do útero é de 5 a 8 anos.
É importante levar em conta que a abelha rainha da raça centro-russa não se dá bem com outras fêmeas. Para proteger a rainha, um enxame de abelhas expulsa as fêmeas jovens da colméia.
Características
Esta raça é considerada a mais rentável para criação, pois apresenta alto grau de resistência ao gelo. Os insetos são capazes de suportar temperaturas tão baixas quanto -40 graus. Outras características dessas abelhas incluem:
- capaz de suportar até 7 meses de descanso;
- não fique ativo durante o degelo;
- são caracterizados por alto desempenho;
- não tão sensível a substâncias tóxicas e infecções;
- têm grande tendência a enxamear;
- são considerados bastante agressivos;
- não têm tendência a roubar mel.
Recursos de conteúdo
Para obter bons resultados na criação dessas abelhas, é necessário preparar uma colônia com resistência de até 12 ruas no outono. Nesse caso, a quantidade de comida para o inverno deve ser de no mínimo 25 quilos. Recomenda-se usar mel em vez de xarope de açúcar como cobertura. Na primavera, a família deve ser exposta o mais cedo possível para a fuga. Ao mesmo tempo, a colônia é reduzida e a ninhada selada é colocada no espaço livre.
Recomenda-se fortalecer a colônia de abelhas não imediatamente, mas gradualmente. Quando as rainhas nascerem, o efetivo da família deverá ser de 18 ruas. Quando o número necessário de zangões for formado na colmeia, recomenda-se colocar a rainha em um isolador especial composto por 2 molduras. Após 8 dias, a rainha é removida com a ninhada exposta.
Após 10 dias, todas as células rainhas devem ser isoladas. Após 2-3 dias você pode começar a tomar esteiras. Quando as rainhas começarem a surgir, a família deverá ser dividida em 10 a 11 partes.
Zonas de desligamento
Um apiário com essas abelhas pode ser colocado em toda a Rússia, exceto no Extremo Norte. É desejável que a fazenda esteja localizada o mais próximo possível da coleta de mel. A distância entre o apiário e o campo deverá ser de no máximo 2 metros.
As abelhas coletam mel até o final de julho. Os insetos desta raça são considerados exigentes. Polinizam a tília e o trigo sarraceno, mas não se deslocam longas distâncias em busca de outras plantas.
No sul, as colmeias devem ser colocadas à sombra. Nas regiões frias, isso deve ser feito ao sol. Ao mesmo tempo, o apiário não deve ser adjacente a explorações pecuárias, lagoas, campos de cereais e florestas de coníferas.
Vantagens e desvantagens
As vantagens das abelhas da Rússia Central incluem:
- resistência ao gelo;
- resistência a doenças e parasitas;
- alta produtividade;
- resistência;
- consumo mínimo de ração no inverno;
- altos rendimentos de mel.
A raça de abelhas da Rússia Central tem muitas vantagens. É caracterizado por alta produtividade. Esses insetos produzem muito mel de alta qualidade e não exigem condições de vida.