A produtividade de um apiário é medida pelo volume de mel produzido pelos insetos ao longo do ano. Além disso, levam em consideração a produção de produtos apícolas adicionais - cera, pão de abelha, pólen, própolis. Então, quanto mel exatamente uma abelha produz durante sua vida? É difícil determinar o volume exato, pois depende de muitos fatores - região, raça, condições de detenção.
Médias
Em média, uma abelha produz 5 gramas de mel ao longo da sua vida – apenas 1 colher de chá.Ao mesmo tempo, uma grande colônia de abelhas saudáveis é capaz de coletar aproximadamente 150 quilos durante o verão. Isso se aplica a famílias de até 50 mil pessoas.
A quantidade de mel é influenciada por muitos fatores. O processo de coleta em si é assim:
- a abelha sai da colméia e voa até as plantas;
- o inseto coleta néctar;
- a substância é absorvida na faringe e misturada com enzimas;
- então o néctar desce para sacos especiais ao longo do esôfago;
- nestes compartimentos resta um pouco de substância para as suas necessidades;
- o indivíduo regurgita o restante do néctar nas células do favo de mel;
- Para encher a colheita, a abelha deve voar em torno de pelo menos 100 plantas.
Fatores que afetam o desempenho
Para conseguir muito mel, é importante levar em consideração algumas características. Além disso, isso se aplica não apenas aos próprios insetos, mas também à influência de fatores externos.
Raça
Para obter o máximo de mel, é preciso dar preferência aos indivíduos mais trabalhadores. As seguintes raças produzem mais mel:
- Cárpatos;
- Ucraniano;
- Krajinskaia.
Uma abelha produz a quantidade máxima de mel em condições ideais. Todos os insetos podem ser produtivos em colmeias limpas e livres.
Qualidade alimentar
Os apicultores muitas vezes tentam economizar mel ou têm muito pouco desse produto e, por isso, usam xarope de açúcar na alimentação. Tal dieta afeta negativamente o desempenho dos insetos. Nesse caso, podem permanecer no ar por no máximo meia hora e voar no máximo 500 metros da colmeia.
Ao usar alimentos de alta qualidade, uma abelha pode voar por mais de 3 horas e se afastar 2 quilômetros de casa. Isso ajuda a aumentar a quantidade de mel. Além disso, alimentos de alta qualidade aumentam a vida útil dos insetos.
Inverno
Para que as abelhas suportem confortavelmente o inverno e se preparem para uma abelha melífera precoce, os apicultores aconselham alimentá-las já no período de 1º a 20 de agosto. Graças a isso, os insetos toleram melhor o inverno e acumulam um grande corpo gordo.
Para se preparar para o inverno, é importante manter as proporções de mel açucarado e mel natural. Na fase inicial, recomenda-se alimentar as abelhas com mel e açúcar. Sua participação deveria ser de 40%. Neste caso, na segunda metade do inverno é necessário usar mel natural. Sua participação é de 60%.
Enxame de abelhas
Durante a enxameação, os insetos perdem a atividade e ficam cansados, o que afeta negativamente sua produtividade. A enxameação prematura pode provocar o seguinte:
- ventilação insuficiente da colmeia;
- envelhecimento do útero;
- excesso de ninhada no ninho;
- expansão do ninho.
Recomenda-se eliminar essas deficiências em tempo hábil. Caso contrário, existe uma grande probabilidade de diminuição do desempenho das abelhas.
Para detectar esse processo a tempo, é importante ter muito cuidado. No início, as abelhas enxameiam sobre a colmeia, parecendo uma nuvem. Depois disso, eles saem de casa e se instalam nas proximidades. Para não perder toda a família, o apicultor deve pegar a rainha e colocá-la em um recinto separado.
Células sobressalentes
A quantidade de mel recolhida é afetada pela disponibilidade de favos de mel sobressalentes.Nesse caso, as abelhas direcionam sua energia para a coleta de pólen e néctar, em vez de criar favos de mel. Além disso, a presença de células não preenchidas forçará os insetos a fazerem esforços para preenchê-las.
Se não houver favos de mel suficientes, as abelhas deixarão de trabalhar porque não terão onde colocar o néctar. Às vezes, no auge da coleta ativa, você pode até retirar os favos não totalmente cheios, substituindo-os por vazios.
Região de reprodução
Cada região é caracterizada por características climáticas individuais. A produtividade máxima das abelhas é observada no sul da Rússia. Verões longos e quentes e invernos não muito rigorosos têm um efeito positivo no processo de coleta de mel. Neste caso, os apicultores precisam levar em consideração as seguintes características:
- temperatura média do ar;
- a duração do verão, a época da primavera e do outono;
- fertilidade do solo, que afeta diretamente as características de qualidade das plantas melíferas;
- umidade do ar;
- quantidade de precipitação.
Base de mel
A produtividade dos insetos é diretamente afetada pela base do mel. Isso depende muito da região e das características do terreno. Se houver muitas plantas num raio de 1 quilômetro que forneçam néctar valioso, a probabilidade de receber uma grande quantidade de mel aumenta. Uma excelente opção para localizar uma base de mel é uma área próxima à qual existam jardins e campos floridos.
Dimensões da colmeia
O tamanho da colmeia é um fator importante que torna a colheita do mel mais produtiva.Quanto maior o design, mais molduras ele pode acomodar. Isso significa que as abelhas preenchem mais favos de mel.
Nas colmeias grandes é possível colocar 24 molduras, e nas pequenas - 8. Porém, se não houver uma base de mel de boa qualidade, os insetos não conseguirão preencher todos os favos de mel.
A produtividade das abelhas depende de muitos fatores. É influenciado pelas condições climáticas, pela raça das abelhas e pelo número de plantas melíferas. Para obter o máximo de mel, é importante que os insetos prestem cuidados de qualidade.