A produtividade de um apiário e a qualidade do mel dependem diretamente da raça das abelhas criadas. Cada variedade de insetos melíferos está acostumada a viver em determinadas condições climáticas, e é nessas condições que se sentirá mais confortável. As raças de abelhas Karnika ou Karpatka foram criadas no sopé das montanhas dos Cárpatos e dos Alpes, mas o que é melhor criar em seu próprio apiário, examinaremos mais detalhadamente.
Descrição do Karpatka
No ambiente natural, esta raça de abelhas encontra-se nas regiões ocidentais da Ucrânia, nomeadamente nos Cárpatos. O habitat da mariposa dos Cárpatos foi declarado área protegida e a importação de outras espécies de insetos melíferos é proibida.
Em meados do século passado, os cientistas realizaram trabalhos de melhoramento, com os quais a raça foi melhorada e diversas variedades foram desenvolvidas:
- a abelha Maikop é caracterizada por uma tonalidade amarelada;
- Os Cárpatos de Rakhiv são pintados de prata;
- O Cárpato comum difere de seus parentes por uma tonalidade acinzentada.
As baleias minke desta raça são muito resistentes e criam raízes facilmente em diversas condições climáticas.
- A rainha ovípara é grande, atingindo massa de até 2,6 g; a fêmea estéril pesa um pouco menos, até 2,1 g.
- A cor da fêmea varia do cereja escuro ao preto.
- A raça não é agressiva, não está sujeita à enxameação e permite com calma que o apicultor inspecione o ninho.
- A rainha pode produzir até 2 mil ovos férteis por dia.
- Com os devidos cuidados, a raça é resistente às principais doenças e pragas, mas requer tratamento contra a traça da cera.
- A tromba é longa, podendo atingir até 7 mm de tamanho, o que permite aos insetos obter néctar de qualquer planta melífera.
- A produtividade do Karpatka é alta. Cada família traz até 40 kg de produtos valiosos e úteis por temporada.
Importante! Karpatka é despretensioso para as condições externas de vida: as abelhas operárias voam para fora da colmeia em qualquer clima e não têm medo do aumento da umidade e da baixa temperatura do ar.
Características de Karnika
A raça das abelhas foi criada nas montanhas alpinas, por isso os insetos criam raízes bem em todo o continente europeu. Karnika é despretensiosa às condições climáticas e tolera facilmente o inverno com geadas moderadas.
- Os insetos são caracterizados pela cor marrom com pequenas manchas escuras e claras, a parte superior do corpo das abelhas é coberta por fibras prateadas.
- A tromba é longa, atingindo tamanho de até 6,7 mm.
- As abelhas operárias são pequenas, pesando até 1 g; os zangões atingem um tamanho de até 2,3 g.
- A rainha fértil é marrom escura com listras amarelas, pesa até 2 ge a fêmea estéril pesa até 1,8 g.
- A rainha pode produzir até 2 mil ovos férteis por dia.
- Para iniciar a postura, basta que a temperatura do ar suba apenas +5 graus, para que, no início da coleta do néctar, a família esteja totalmente formada e ganhando força.
- A raça é resistente à geada, nenhum isolamento adicional da colmeia é necessário se a temperatura do ar não cair abaixo de -20 graus.
- Karnika raramente fica doente e é afetada por parasitas nocivos, mas no inverno requer proteção oportuna contra a narizmatose.
- A produtividade dos insetos é muito alta. Durante a temporada, cada família produz até 43 kg de um produto valioso.
Importante! As abelhas desta raça produzem muito pouca própolis e não aceitam suborno de girassóis e variedades de urze.
Comparação de abelhas
Para escolher a raça certa de abelhas para o seu apiário, você precisa comparar todas as vantagens e possíveis desvantagens dos insetos.
Raça | Vantagens | Imperfeições |
Karpatka | v não demonstre agressividade;
v não é propenso a enxameação; v adaptado a diferentes condições meteorológicas e climáticas; v rápido desenvolvimento da família; v eles voam para receber suborno em tempo chuvoso, nublado e frio; v após o descanso de inverno há uma pequena porcentagem de mortes; v coletam néctar quando as plantas melíferas estão com floração fraca; v caracterizado por imunidade natural a diversas doenças e insetos nocivos; v no processo de vida eles produzem uma grande quantidade de subprodutos da apicultura. |
v a criação em regiões de estepe não é recomendada;
v é necessário tratamento adicional da colmeia contra traças da cera; v se o suborno for insuficiente, roubam mel de outros ninhos. |
Karnika | v não é propenso a comportamento agressivo;
v adaptar-se rapidamente a condições desconhecidas; v eles podem suportar facilmente invernos rigorosos; v os indivíduos que trabalham têm vida longa; v não roube néctar das colmeias de outras pessoas; v adequado para reprodução em grandes áreas povoadas; v após o inverno há um número mínimo de mortes; v tolerar perfeitamente o transporte em longas distâncias.
|
v a raça é propensa a enxameações não planejadas;
v os insetos não toleram bem o calor e a seca; v a rainha não difere na cor da maioria de seus irmãos, o que dificulta sua identificação. |
Importante! Ambas as raças de insetos melíferos são caracterizadas por alto desempenho e produtividade, além de excelente imunidade natural a diversas lesões.
Qual é melhor?
Não há uma resposta clara para a questão de qual raça de abelha é melhor. Os insetos devem ser adquiridos com base nas capacidades e necessidades do apiário, nas condições climáticas e climáticas da região de criação das abelhas.