Quase todos os resíduos das abelhas podem ser considerados uma substância biologicamente ativa. No entanto, deve-se ter em mente que o cocô de abelha é erroneamente atribuído a qualidades medicinais. Outros resíduos têm propriedades curativas: cera, morte, pão de abelha, própolis. Para o tratamento, os produtos são utilizados tanto na forma pura quanto na forma de tinturas, decocções e pomadas.
Processo de produção
Durante o período de frio (5 a 7 meses), os excrementos se acumulam no reto dos insetos, pois as abelhas não saem voando da colmeia. Os intestinos são esvaziados durante o primeiro vôo de limpeza após o inverno.As fezes dos insetos são resíduos da apicultura e não são utilizadas pelos apicultores para nenhum fim.
Aparência dos resultados da atividade vital das abelhas
A opinião de que os excrementos de abelha são um produto processado com qualidades benéficas ou medicinais é considerada errônea. Os excrementos são matéria fecal que se acumula no intestino e não apodrece devido à enzima catalase. As qualidades medicinais se manifestam em outros resíduos de insetos.
A própolis é uma substância cerosa (graças à secreção das glândulas mandibulares, os insetos processam as resinas das plantas, galhos e folhas das árvores). Podmor - cadáveres de abelhas e suas partes (pequenas quantidades também contêm veneno de abelha, própolis, cera).
Propriedades medicinais
Podmor tem qualidades benéficas e curativas. As incríveis propriedades são explicadas pela rica composição do produto:
- o veneno de abelha previne o crescimento de tumores, interrompe processos inflamatórios e tem efeito cicatrizante;
- a gordura fortalece o sistema imunológico, previne o desenvolvimento de doenças do sistema cardiovascular, promove a regeneração dos tecidos;
- a cobertura quitinosa melhora e estimula o funcionamento do fígado, rins, intestinos, reduz os níveis de colesterol e tem efeito bactericida.
Os corpos das abelhas mortas são uma fonte de enzimas, vitaminas, aminoácidos, fibras alimentares e ácidos orgânicos.
Como usar
Para a prevenção e tratamento de doenças, são utilizados diversos produtos, elaborados à base de madeira morta, cera, própolis com adição de excipientes.
Tinturas de álcool são usadas internamente. Os regimes de tratamento são selecionados individualmente (dependendo do estágio da doença e da condição física da pessoa).Para uso externo, são adequados medicamentos à base de morte, cera e mel.
Medicação
As preparações são preparadas para uso interno e externo.
Tintura de álcool
O medicamento é mais frequentemente preparado à base de álcool/vodka 40% (uma colher de sopa da substância é colocada em 200 ml de líquido). Usado para tratar várias doenças:
- obesidade - beba 1 colher de sopa 15 minutos antes das refeições. eu. tintura diluída em água (três vezes ao dia). Curso de tratamento: tomar a tintura por um mês, fazer uma pausa de dois meses;
- para giardíase, beba 25 gotas da tintura três vezes ao dia após as refeições. A duração do tratamento é de um mês.
Para tratar miomas, beba 1 colher de sopa duas vezes ao dia. eu. medicamento. Use a tintura diariamente até a recuperação.
Decocção de água
Uma alternativa válida à solução alcoólica é uma decocção aquosa de frutas mortas, que não é difícil de preparar.
- Uma colher de sopa da substância é colocada em um copo de água.
- A mistura é colocada no fogo, levada à fervura e fervida por 25-30 minutos.
- O caldo resfriado é filtrado e armazenado por no máximo uma semana em recipiente fechado em local fresco e escuro.
O produto é eficaz no tratamento da giardíase. Você também pode beber a decocção periodicamente para fins de fortalecimento geral.
Pomada
Para uso medicinal externo, utiliza-se pomada. Para preparar o produto, triture 1 colher de sopa. uma colher de matéria seca e 100 g de vaselina, cera ou azeite. A pomada apresenta propriedades antibacterianas e antivirais.
Ao tratar dores nas articulações, veias varicosas, tromboflebite, uma porção aquecida da pomada é esfregada suavemente no local dolorido. Recomenda-se armazenar o produto na geladeira em recipiente bem fechado.
Criopó
O tratamento da morte seca é popular. Para preparar um medicamento curativo, moa uma colher de sopa de frutas mortas e mel. O produto é seco e transformado em pó. Para fins medicinais, o medicamento é tomado duas a três vezes ao dia, 1 a 2 colheres de chá, regado com água. O medicamento ajuda a eliminar toxinas e resíduos do corpo e auxilia no combate ao excesso de colesterol.
Os produtos apícolas são muito procurados tanto na medicina popular quanto na oficial. Não apenas o mel, mas também os “subprodutos” da atividade dos insetos apresentam qualidades curativas únicas.