Entre os insetos predadores também existem pragas de abelhas domésticas. Na zona intermediária e no sul da Rússia, são encontrados lobos abelhas - insetos que se parecem com vespas comuns. Eles atacam as abelhas, causando prejuízos à apicultura, reduzindo a população de insetos benéficos. Consideremos a descrição, estilo de vida, nutrição e características da reprodução das pragas. Como lidar com eles para proteger as abelhas.
Descrição e origem
O nome desta praga é filanthus europeu. Pertence à família das vespas da areia. O tamanho do inseto é de 8 a 17 mm, sendo as fêmeas maiores que os machos.Na aparência, lembra uma vespa comum, mas sua cabeça é maior, a cor do corpo da vespa é amarelo brilhante com listras pretas. Philanthus tem mandíbulas fortes, necessárias para combater as abelhas. As fêmeas têm ferrão, que falta aos machos.
Nutrição e estilo de vida
O alimento dos insetos adultos, assim como das demais vespas, é encontrado nas flores, as fêmeas, além do néctar, se alimentam do conteúdo da colheita de suas presas. Mas caçam abelhas não só para esse fim, mas para levar alimento às larvas.
O lobo-abelha mora na areia e prefere escolher as encostas de ravinas e valas, mais aquecidas pelo sol. Cava tocas de até 1 m de profundidade, ramificadas, cada galho termina em uma câmara para eclosão de larvas.
Os filantes encontram seu lar graças à capacidade de lembrar muitos pontos de referência que mostram a localização do buraco. Eles se lembram de objetos grandes e pequenos e os usam para determinar a localização de sua casa. Se a vespa estiver longe da toca, ela se concentra nas árvores, nos contornos da área e, ao voar mais perto, leva em consideração folhas de grama, seixos e pequenos objetos semelhantes.
Reprodução e desenvolvimento
As fêmeas põem ovos em abelhas presas e paralisadas. A larva se desenvolve e se alimenta até se transformar em pupa. As pupas hibernam no solo e, no verão, insetos adultos emergem delas.
Como um filante caça: ao perceber uma vítima em potencial, a vespa para acima dela e navega pelo cheiro. Se o cheiro indicar que se trata de uma abelha, ela a ataca, agarra-a com as patas e perfura com o ferrão a quitina na parte inferior da cabeça.O veneno paralisa a abelha, ela não consegue se mover nem resistir. Em seguida, o filanthus pressiona o abdômen do inseto com suas mandíbulas e come uma gota de néctar que escorre do bócio. Acredita-se que seja venenoso para as larvas. Depois disso, a fêmea carrega a abelha para a toca, arrasta-a para a câmara de criação, onde põe um ovo sobre ela. A larva que emerge dela come gradativamente a abelha e depois passa para a próxima.
Durante o período produtivo, a fêmea Philanta põe de 6 a 8 ovos. As bactérias vivem nas antenas das fêmeas dos lobos-abelha, o que as ajuda a combater fungos que podem aparecer na câmara de criação e destruir as larvas. A vespa reveste as paredes da câmara das abelhas preservadas com a secreção de suas antenas, aumentando assim sua vida útil.
Por que o lobo abelha é perigoso?
Para a apicultura, os insetos são perigosos porque no verão, período em que as abelhas coletam o mel, destroem muitos indivíduos saudáveis empenhados na coleta do mel. Para que a larva do filanthus se desenvolva totalmente, a fêmea deve preparar de 4 a 6 abelhas para cada uma.
Quando generalizado, o lobo-abelha causa danos significativos à apicultura.
O que fazer se você for mordido
Um lobo abelha pode acidentalmente picar um animal ou pessoa. O veneno causa rápido desenvolvimento de alergias, inchaço, vermelhidão, queimação aparece no local da picada e a área afetada fica muito dolorida. Os sintomas geralmente desaparecem em 1-2 dias. Se a picada causar irritação grave, são observados sinais de uma reação alérgica violenta; em caso de deterioração acentuada do quadro, deve-se consultar um médico.
Métodos de luta
O lobo abelha caça a uma distância de 5 km da colônia. Se existirem apiários nesta área, as colmeias deverão ser transportadas pelo menos 7-10 km para outro local.Outros métodos de combate a insetos predadores incluem arar terrenos baldios para destruir tocas de vespas, semear gramíneas e despejar soluções inseticidas nas tocas.
Philanthus, ou lobo abelha, pode causar problemas aos apicultores em caso de reprodução em massa. Cada indivíduo pode destruir até centenas de abelhas operárias durante o verão, enfraquecendo as colônias de abelhas. O apicultor não só perde insetos saudáveis, mas também não consegue mel no final da safra. Existem poucos métodos eficazes de combate a insetos nocivos, o principal é transportar o apiário para um local seguro onde as vespas não possam chegar.