O princípio de um apiário nômade baseia-se no transporte de abelhas de um lugar para outro para coletar o néctar. Os apicultores afirmam que desta forma conseguem obter mais mel do que num apiário tradicional, que é mais económico. Vejamos as razões do surgimento deste método de criação, as vantagens e desvantagens, quais os transportes e equipamentos necessários, como preparar bem as colmeias, quando transportar as colmeias e quais as condições necessárias para tal.
Razões para a aparência
A apicultura nômade foi desenvolvida porque os apicultores nem sempre têm espaço suficiente para que os insetos se alimentem dela constantemente.O transporte de colmeias permite encontrar novos locais onde as abelhas possam levar muito néctar, você pode obter um tipo de mel puro - do tipo de planta que preferir. Este tipo de apicultura é utilizado caso o abastecimento alimentar não seja adequado para as abelhas.
A distância padrão que as abelhas voam das casas é de 2 a 5 km; as casas precisam ser movidas para essa distância ou um pouco mais. É aconselhável realizar o transporte 2 vezes por temporada, não é mais recomendado.
Prós e contras dos apiários nômades
Os apiários nômades são utilizados porque é a única forma de coletar o mel puro e valorizado pelos compradores. Um volume maior de produtos pode ser coletado do que em um apiário tradicional porque as abelhas têm acesso irrestrito aos alimentos. Você pode começar a colheita mais cedo do que o horário padrão e o período de colheita é estendido até o final do outono. O cronograma de trabalho de coleta de mel pode ser facilmente controlado.
A utilização de um apiário nômade é especialmente recomendada para aqueles apicultores que têm dificuldade em escolher um local em uma área próxima ou simplesmente desejam obter mais produtos das colmeias.
Requisitos de transporte
O tipo de transporte depende do número de colmeias, frequência do transporte, categoria e condutor. Se houver muitas colmeias, você precisará de uma máquina resistente. Se o peso das casas for superior a 750 kg, o condutor necessita de obter uma carta de categoria E. Se for uma carta de categoria C, é necessário reequipar o veículo.
Ao utilizar trator e reboque, é necessária a obtenção de licença especial.Se o apicultor não tiver transporte e licença, ainda há uma saída - você pode solicitar transporte nas empresas. Às vezes usam equipamentos desativados, por exemplo, um ônibus, que pode acomodar pelo menos uma dúzia de colmeias.
Inventário
Para transporte e trabalho no apiário serão necessários diversos dispositivos e equipamentos. Para o transporte, é necessário estocar uma rede para dar ventilação suficiente aos insetos e evitar que fiquem cozidos no vapor. É necessário adquirir vigas que servem para nivelar e fixar as fileiras de colmeias, e uma tela de tipoia para cobrir as casas por fora (depois você pode usá-la no local para fazer um dossel para o apicultor). O apicultor também precisará fazer e levar consigo uma casa para morar e utensílios domésticos.
Para trabalhar com abelhas você vai precisar de: defumador principal e sobressalente, ferramentas de carpintaria. Roevny, um borrifador, casas vazias onde as abelhas podem ser movidas se necessário, uma lanterna.
Preparação para transporte de colmeias
Durante o transporte na primavera, quando não está calor lá fora, serão necessários apenas dispositivos de fixação. No verão já pode haver mel nas armações, então para evitar que caiam sobre as abelhas e crias durante o transporte, eles precisam ser retirados das casas e colocados no perímetro do trailer. A imobilidade das esquadrias deve ser garantida com divisórias especiais. Concluída a coleta do mel, a colmeia pode ser transportada junto com os favos de mel.
Se o transporte demorar mais de um dia, as casas deverão ser cobertas com uma rede para protegê-las do superaquecimento. Todos os objetos dentro das colmeias que possam cair devem ser protegidos e fixados com segurança. É aconselhável retirar os favos de mel e as molduras.
Em que condições as abelhas podem ser transportadas?
O melhor é transportar as abelhas à noite ou durante o dia em dias nublados, quando não faz calor. À noite, os insetos dormem, há menos carros nas estradas e, em dias chuvosos, o risco de derretimento e queda do favo de mel é reduzido.
A melhor época para o transporte é depois que os insetos saírem do inverno, se você transportá-los cedo para o local, eles se acostumarão rapidamente. Na primavera ainda não há muitas crias e abelhas adultas nas casas, ainda não há mel nas armações, por isso pesam pouco. Isso torna o transporte das colmeias muito mais fácil.
O método do apiário nômade é recomendado para os apicultores que possuem uma área limitada para manter as abelhas. O transporte para diferentes locais proporciona mais oportunidades de obtenção de uma quantidade significativa de mel e melhoria de sua qualidade. Um apiário nômade tem muitas vantagens, mas para tal criação é necessário ter transporte, encontrar novos locais adequados para a coleta e morar você mesmo no apiário ou contratar guardas.