A apicultura segundo o sistema apícola Kemerovo segundo Kashkovsky substituiu o sistema tradicional na década de 50 do século passado. A tecnologia antiga era trabalhosa e demorada: era necessário inspecionar frequentemente as colmeias, ampliar ou reduzir os ninhos. O objetivo de desenvolver um novo método era simplificar o cuidado com os insetos e aumentar a coleta de mel em 2 a 3 vezes.
[toc]
A essência do sistema de cuidado das abelhas Kemerovo
A base da tecnologia apícola são as seguintes características: colônias fortes são mantidas em ruas largas, na primavera não são reduzidas e os favos de mel que as abelhas não tiveram tempo de habitar não são removidos. A inspeção e desmontagem das colmeias não são realizadas com frequência - apenas cerca de 7 a 8 vezes por temporada.Para a reprodução das abelhas são utilizadas rainhas fistulosas, o que também diminui o trabalho de replantio e criação de rainhas.
A criação do sistema começou após observar as abelhas e constatar que após a inspeção dos ninhos, as abelhas começam a restaurar o microclima, o que leva 3 dias. Ao mesmo tempo, a rainha começa a botar ovos. A aplicação do sistema começa no dia da exposição da colmeia após o inverno. Para cada um é preparada uma moldura com mel e pão de abelha pesando 3,5 kg. A distribuição de mel garante a segurança das famílias mesmo em condições climáticas desfavoráveis. A entrada do alimento no ninho ativa a rainha, que põe muito mais ovos.
No dia seguinte, os insetos são transplantados para colmeias limpas e tratadas com desinfetantes. Adicione molduras com mel e pão de abelha; cada colmeia deve ter de 8 a 15 kg de alimento. Durante o transplante, as abelhas são higienizadas. A próxima inspeção é realizada após 1,5 meses, quando todos os alimentos já foram consumidos. Com inspeções frequentes, a vida da família é perturbada, a rainha deixa de botar ovos por 3 dias e as abelhas operárias param de alimentar as larvas.
O sistema Kemerovo não reconhece o alinhamento das colônias, os apicultores que praticam este método de apicultura não precisam transferir quadros com descendentes de uma colmeia para outra. Ao mesmo tempo, a probabilidade de transmissão de infecções é reduzida e não há redução na recolha de mel. Em vez de fortalecerem as famílias, os fracos são abatidos, os fortes multiplicam-se e ganham novas, reassentadas em colmeias.
Na primavera, as famílias debilitadas ficam com mais mel do que o normal, a colmeia é isolada e não inspecionada por 60-70 dias. Após o fortalecimento natural, as colmeias se expandem. Antes da coleta principal de mel, o útero é retirado e a família retira a fístula. Depois de um mês, a colmeia é inspecionada; se a rainha não estiver funcionando satisfatoriamente, ela e o mel são retirados. A família retira novamente o útero fistuloso, momento em que termina a coleta de mel.
Vantagens e desvantagens
Os pólos do sistema Kemerovo: capacidade de manter rainhas não aparentadas no apiário, redução do tempo de cuidado, redução do número de inspeções, durante as quais as abelhas não são perturbadas e o seu modo de vida normal não é perturbado.
A recusa em alinhar as colônias por meio do replantio de abelhas permite que apenas enxames fortes sejam criados, o que leva a uma colônia verdadeiramente fortalecida. Os apicultores dizem que a desvantagem do sistema é a necessidade de eliminar o excesso de células reais.
A apicultura segundo Kashkovsky tem seus defensores e oponentes, mas, claro, é um método original, já que muitos de seus princípios diferem dos tradicionais. O método é adequado para todos os apicultores para uso em apiários com diferentes números de colmeias, em fazendas privadas e industriais.