Plano de cuidado de insetos na Rússia de acordo com o calendário do apicultor

A apicultura não é um trabalho fácil e responsável que exige muito esforço e atenção. Claro, é simplesmente impossível lembrar de tudo, por isso mesmo os apicultores experientes usam o calendário do apicultor. É uma coisa muito útil que permite marcar as datas dos próximos trabalhos, bem como registar o que já foi feito ou, pelo contrário, o que não foi feito. Existem várias opções de calendários - escolha a que for mais conveniente para você.


Calendário apícola clássico por mês

O calendário apícola mensal é considerado o mais conveniente. Seria uma boa ideia para um apicultor novato descobrir que trabalho é recomendado e quando.

Janeiro

Ao longo do mês, você deve ouvir a colmeia com uma mangueira de borracha. Uma extremidade é inserida no entalhe e a outra aplicada na orelha. Se os insetos fizerem um ruído fraco e quase inaudível, isso é considerado um bom sinal.

Fevereiro

É necessário retirar a neve ou espalhar palha na frente das colmeias. Este será um sinal para as abelhas de que podem fazer seu primeiro vôo. É muito importante, pois durante o inverno uma grande quantidade de excrementos se acumula no intestino dos insetos. Por causa disso, muitas vezes sofrem de diarreia.

Ainda neste período, o apicultor deverá identificar outros problemas e, se houver, eliminá-los. Principais trabalhos:

  • remover mel velho dos favos de mel;
  • limpar as torneiras dos resíduos;
  • substituição do isolamento antigo por novo;
  • Continue ouvindo as colmeias, verificando sua ventilação.

Em uma nota! Ao longo do inverno, as principais tarefas do apicultor são: reparar colmeias, preparar armações e equipamentos para migrações (se houver apiário móvel) e outros trabalhos de organização e reparação.

calendário do apicultor fevereiro

Marchar

É feita uma rápida inspeção das colmeias e, se necessário, é dada alimentação adicional às abelhas.

Quando doenças são detectadas em abelhas, elas precisam ser tratadas com medicamentos e molduras adicionais devem ser lubrificadas com cera para expandir os ninhos dos insetos.

abril

Durante o segundo mês da primavera, você precisa de tempo para:

  • tratar colmeias e insetos contra ácaros;
  • realizar desinfecção completa de colmeias e equipamentos;
  • se necessário, transfira a colônia de abelhas para outra colmeia.

Não se esqueça de instalar bebedouros!

calendário do apicultor

Poderia

É hora de aumentar a atividade das abelhas. Durante este período, o apicultor precisa de:

  • remova quadros desnecessários;
  • isole as colmeias se as previsões meteorológicas mostrarem geada;
  • realizar trabalhos preventivos para prevenir o aparecimento de mariposas ou infecções parasitárias;
  • realizar trabalhos destinados a prevenir a enxameação.

Ao mesmo tempo, a família das abelhas está crescendo ativamente.

calendário do apicultor

Junho

Os meses de verão são o período de maior atividade dos insetos melíferos. Durante todo o mês de junho você deverá:

  • levar as colmeias para coleta de mel;
  • use todos os métodos para parar a enxameação;
  • usar preparações à base de ervas para tratar carrapatos em casa;
  • instale revistas nas colmeias.
Especialista:
Tudo isso precisa ser feito em tempo hábil, pois junho é a época do florescimento das plantas melíferas.

calendário do apicultor

Julho

O segundo mês de verão é a época de preparar molduras sobressalentes e instalar alojamentos adicionais nas colmeias para abrir as entradas. É importante ter tempo para trocar as molduras - remover as lacradas e instalar novas. Se houver rainhas velhas na família, elas deverão ser substituídas por rainhas jovens.

Agosto

A temperatura do ar diminui gradativamente, principalmente à noite. Chegou a hora de extrair mel, completar o ninho e distribuir suplementos de outono. Precisamos nos livrar dos favos de mel e das molduras de baixa qualidade, tomar medidas para evitar roubos e, se necessário, unir as famílias fracas.

Setembro

Um trabalho preventivo está sendo realizado. As colmeias são tratadas com produtos químicos, limpas e desinfetadas. Os apicultores coletam própolis e armazenam molduras de mel e pão de abelha. O processamento de cera é realizado.

Outubro

A etapa final de armazenamento de molduras e outros elementos adicionais para colmeias. Se necessário, é realizada a desratização.

novembro

As abelhas estão chegando ao inverno, então primeiro você precisa secar as colmeias e verificar a ventilação.Quando todas as famílias de abelhas estiverem reunidas nas casas, deve-se avaliar seu comportamento, não esquecendo de joeirar periodicamente durante todo o inverno.

dezembro

Principais trabalhos:

  • garantir ventilação adequada das colmeias;
  • para repelir roedores, pingue 15 gotas de óleo de menta na superfície da prancha de pouso;
  • realizar um inventário.

Agora você pode deixar por um tempo os procedimentos básicos para cuidar dos insetos, sem esquecer de ouvir regularmente as colmeias.

apicultura no inverno

Calendário antigo

A apicultura é um ofício antigo e sempre procurado. Foi dada especial importância pelos antigos eslavos, que desenvolveram o primeiro calendário apícola. Ele descreve os tipos de trabalho não por meses inteiros, mas por números individuais.

data informação básica
1 4 de fevereiro Timofey, o meio dia de inverno, é um período em que os apicultores verificavam os omshaniks e ouviam as colmeias. Se o zumbido for baixo, está tudo bem, mas um zumbido alto indica problemas.
2 25 de março No dia da Anunciação, costuma-se espancar o omshanik, retirar e realizar as colmeias.
3 1 de Abril O Dia de Darya é o momento em que começa a contagem regressiva até que os amentilhos do amieiro comecem a florescer. Assim que esse processo começa, as colmeias são retiradas do cômodo onde estiveram durante todo o inverno.
4 28 de abril Bee Pud é a hora de encerrar o período de inverno das abelhas.
5 30 de abril No Dia da Abelha Zósima, costuma-se colocar colmeias em locais ao ar livre.
6 21 de julho Kazanskaya: é hora de ir buscar mel.
7 2 de agosto Os favos de mel estão sendo aparados.
8 14 de agosto Spas de mel. Chegou a hora de abrir os favos e provar as primeiras reservas de mel. As abelhas param de produzir mel.
9 21 de setembro Hora de remover as abelhas.

Este calendário não é usado com muita frequência atualmente, principalmente devido às mudanças climáticas. Mas ele também tem seguidores, principalmente entre moradores de áreas rurais.

apicultura no inverno

Sinais populares por temporada

O calendário de outro apicultor não diz respeito apenas ao trabalho de cuidar dos insetos melíferos. Os apicultores observadores sempre souberam o que esperar dos trabalhadores listrados, e os sinais populares os ajudaram nisso.

Inverno

No dia 1º de janeiro, é preciso olhar para os telhados: a neve pendurada neles pressagia um forte enxame de abelhas.

18 de janeiro - Véspera de Natal da Epifania: se os galhos dobrarem sob o peso da neve, a enxameação de abelhas será bem-sucedida.

19 de janeiro – Epifania do Senhor: uma forte tempestade de neve ou o início de uma nevasca ao entrar na fonte da Epifania promete uma enxameação ativa.

1º de fevereiro: se as abelhas fugirem da colmeia, o calor chegará tarde. Um forte zumbido na colméia, ecoando a intensa nevasca, prevê excelente enxameação.

Primavera

1º de março: A saída antecipada das abelhas das colmeias anuncia a chegada antecipada da primavera.

28 de abril: um pequeno declínio nas abelhas indica uma rica colheita de trigo sarraceno.

Se as abelhas ficarem com raiva no dia 1º de maio, isso significa mau tempo.

Verão

Sinais para 1º de junho:

  • As abelhas ficam com raiva e muitas vezes picam - isso significa seca.
  • Os insetos zumbem alto - espere uma mudança rápida no clima, em direção à chuva.
  • As abelhas voam perto da colmeia - para o mau tempo; elas voam para longe no campo - para dias ensolarados.

7 de julho: se chover, até 14 de agosto (primeiro Salvador) haverá mel.

Outono

1º de setembro: os insetos fecham a entrada e as rachaduras da colmeia - um inverno rigoroso. Quanto mais cedo os drones forem expulsos das casas, mais rápido o frio chegará.

14 de outubro. O Puríssimo cobre as colmeias de neve.

Calendários por região

O calendário do apicultor na Rússia difere dependendo da localização de uma determinada região. O trabalho de apicultura na Rússia central por região e temporada é o seguinte:

  • Janeiro.Na região de Moscou e outras regiões da zona central, as abelhas passam o terceiro mês no inverno, no norte - 4 meses, no sul - 2 meses.
  • Fevereiro. Na zona média os insetos já põem ovos ativamente, no norte ainda estão nas colmeias, no sul começa o período de exposição das colmeias.
  • Marchar. Na zona intermediária, os insetos não voam para fora de seus alojamentos de inverno por cinco meses, nas regiões norte eles hibernam por seis meses. No sul, já é possível começar a fazer uma rápida inspeção das colmeias, iniciando os preparativos para sua remoção.
  • Abril. Na zona intermediária, o inverno está chegando ao fim. Os apicultores começam a inspecionar os apicultores e a limpar a área do apiário. Os apicultores das regiões do norte criam insetos no inverno há sete meses, e no sul o período de coleta de subornos de buxo, dogwood, flores de limão silvestre, azáleas e outras plantas e árvores produtoras de mel já começou.

apicultura

  • Poderia. As abelhas da zona intermediária aceitam subornos de pulmonárias, arbustos de salgueiro, vassouras e muitas outras plantas melíferas. Os apicultores da região Norte estão apenas começando a realizar trabalhos de fiscalização e preparação. Em boas condições climáticas, os insetos recebem subornos de arbustos de salgueiro. No sul, são recolhidos subornos de peras, acácia branca e castanha-da-índia.
  • Junho. Em todas as regiões, as colônias de abelhas estão crescendo e o período de colheita do mel continua.
  • Julho. O período de subornos de diferentes culturas continua.
  • Agosto. Os insetos da zona intermediária acabam de coletar subornos, os zangões são expulsos das colmeias. Os apicultores nas regiões do norte estão a preparar as suas colmeias para o inverno; no sul, a época do suborno ainda está em curso.
  • Setembro. Em todas as regiões a atividade das abelhas está diminuindo, elas vão gradativamente passando para uma fase de descanso e preparação para a chegada do frio.Um pequeno suborno ainda é possível no sul.
  • Outubro. Os preparativos ativos para a cabana de inverno estão em andamento, as colmeias estão sendo inspecionadas e outros trabalhos estão sendo realizados.
  • Novembro. As abelhas estão em dormência de inverno; voos raros são possíveis no sul.
  • Dezembro. Em todas as regiões, as abelhas ficam em cabanas de inverno.

O calendário do apicultor é uma forma conveniente e acessível de monitorar a atividade dos insetos. Também ajuda você a lembrar todos os trabalhos principais que precisam ser concluídos dentro de um determinado prazo. Afinal, a prole das abelhas e os volumes de produtos apícolas úteis produzidos dependem disso.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim