Sintomas de tricofitose em ovinos, tratamento de micose e prevenção

A criação de ovelhas é um negócio lucrativo: carne, leite e lã são obtidos de animais. Para que os produtos sejam de qualidade é preciso cuidar da saúde dos animais. O aparecimento na cabeça, costas, pescoço, tórax e outras áreas de lesões inflamadas claramente definidas com cabelos curtos, como se tosquiados, indica tricofitose ovina, uma doença infecciosa que requer tratamento.


Causas da doença

A tricofitose é uma doença infecciosa da pele de natureza fúngica.Feridas, arranhões e escoriações na pele dos animais permitem que o fungo penetre na carne e nos folículos capilares e comece a germinar, formando lesões escamosas, semelhantes a cicatrizes, com limites bem definidos. As áreas afetadas ficam inflamadas e com coceira. O animal começa a coçar as áreas afetadas contra a cerca ou divisórias do curral. Como resultado, o fungo se espalha ainda mais e as bactérias patogênicas penetram na ferida aberta e arranhada. Ocorre infecção secundária.

Na vida cotidiana, a doença é chamada de micose. A doença atinge pele exposta, áreas cobertas de pêlos ou pelos, unhas, garras e bicos de animais. A maioria das espécies de animais e pássaros pode sofrer de tricofitose, e a partir deles a doença é transmitida aos humanos.

Causa micose relacionada aos fungos Trichophyton. Algumas de suas “modificações” afetam o gado, outras – cavalos, e outras – carnívoros. As ovelhas raramente sofrem de tricofitose, a causa da infecção é o aparecimento de um indivíduo doente no rebanho, superlotação, infecção de ração, cama, esterco, mãos e roupas do pessoal de serviço. Os roedores são portadores de tricofitose, por isso devem ser envenenados periodicamente no curral.

Sintomas de micose

A doença se desenvolve dentro de 7 a 30 dias. Nos cordeiros, os sintomas da tricofitose são mais pronunciados do que nas ovelhas adultas. Eles sofrem mais com a doença. As principais lesões em ovinos localizam-se na testa, na base das orelhas, próximo ao nariz e na nuca. Menos comumente, ocorrem nas costas, tórax ou pescoço.

Há:

  • forma superficial da doença;
  • forma apagada ou atípica;
  • forma profunda ou folicular.

No tipo superficial da doença, aparecem pequenas protuberâncias densas na pele, que logo amolecem, formando uma pequena mancha que coça e se projeta levemente acima da superfície. Aí fica coberto de crostas acinzentadas, quando caem ficam bolsões de calvície.

A forma apagada, ou atípica, é um tipo de doença em que não são observados outros sintomas além da perda de cabelo na área afetada. É típico do período de verão, quando sob a influência da luz solar, quando os animais se deslocam para o pasto, a atividade do fungo diminui.

A causa da forma folicular da lesão é a falta de tratamento, aumento da umidade e frio no ambiente. Típico para inverno e outono. Com esse curso da doença, os focos individuais se fundem em grandes áreas, o exsudato é liberado, gruda o pelo, que parece opaco e emaranhado. A pele parece ulcerada e sangra.

doença das ovelhas

Métodos de diagnóstico

A doença é identificada por sinais típicos durante exames veterinários, e amostras de pelos e exsudato são enviadas adicionalmente para análise. Quando colocado em meio nutriente, o fungo cresce ativamente, e é assim que o tipo de patógeno é determinado.

Especialista:
Importante: o tratamento da micose é um processo demorado e deve ser realizado por um veterinário. A micose pode ser confundida com sarna e microsporia. Os animais que se recuperaram da doença adquirem imunidade estável à doença.

Como tratar adequadamente doenças em ovelhas

Os animais com sintomas de tricofitose são isolados do resto do gado em uma sala separada, porque os esporos do fungo estão no ar. O principal método de tratamento é a vacinação do gado. É realizado 2 vezes com intervalo de 10 dias. No caso de lesões cutâneas extensas em animais, é necessária vacinação tripla.A vacina para ovelhas chama-se Trichovis. Deve ser utilizado de acordo com as instruções do fabricante.

Além disso, as áreas afetadas são tratadas com medicamentos antifúngicos. Eles usam Clotrimazol e Micoseptina. Você pode usar Clorexidina, uma solução de ácido carbólico ou salicílico. O tratamento é realizado 2 vezes ao dia, o pessoal deve usar roupas de proteção (luvas, batas) e proteger os cabelos com lenço ou touca.

Ações preventivas

Para prevenir a doença, os rebanhos são vacinados a partir dos 3 meses. Os animais são mantidos em quartos secos e quentes. Os animais novos na fazenda são cuidadosamente examinados.

Fornecer aos animais nutrição balanceada e exames veterinários regulares. Ratos e camundongos são sistematicamente envenenados. Cães e gatos não são permitidos no local. Eles processam sistematicamente o curral e trocam a roupa de cama. Se for detectada tricofitose em ovelhas, o ambiente é tratado com solução de formaldeído. Por decisão do serviço veterinário, é introduzida a quarentena na área de propagação da doença.

A vacinação oportuna, o cumprimento da dieta e manutenção dos animais e a presença de controle veterinário permitem evitar contrair infecções fúngicas e manter a saúde dos animais.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim