Por que as folhas do ruibarbo ficam vermelhas: doenças e pragas e como se livrar delas

O ruibarbo é uma planta que não requer cuidados especiais e se adapta bem a diversas condições. Portanto, você pode encontrá-lo não só em jardins e hortas, mas também em condições naturais. É claro que uma planta cultivada difere de sua contraparte “selvagem”. Tem um sabor mais pronunciado e cresce melhor. Mas, ao mesmo tempo, sofre muito mais com as pragas. Os jardineiros até identificam certas doenças típicas do ruibarbo.


pragas de ruibarbo

Doenças do ruibarbo

Como todas as culturas da família do trigo sarraceno, o ruibarbo cresce em solos de composição variada e quase sempre sem cuidado.

Algumas condições desfavoráveis ​​​​- alta umidade do ar e do solo, corte frequente da grama - podem retardar seu crescimento e até causar doenças.

Existem duas doenças mais comuns do ruibarbo.

cuidado especial

Praga de Ascochyta do trigo sarraceno

As folhas danificadas pela praga da ascochyta podem ser facilmente reconhecidas por grandes manchas de cor ocre. Eles secam a massa da planta e destroem sua estrutura. Como resultado, os brotos anteriormente saudáveis ​​começam a desmoronar e murchar prematuramente.

Praga de Ascochyta do trigo sarraceno

Ramularíase do ruibarbo

Você pode reconhecer esta doença pelos seguintes sintomas:

  1. Manchas vermelho-tijolo se formam nas folhas;
  2. As áreas afetadas aumentam de tamanho e se espalham pela superfície das folhas. Eles ficam cinza por dentro, enquanto suas bordas ficam coloridas;
  3. As partes secas da planta morrem e os pecíolos tornam-se lenhosos e cobertos por uma camada cinza imperceptível.

os seguintes sintomas

Pragas do ruibarbo

Não são apenas os jardineiros que adoram plantar ruibarbo em suas roças. Os jardineiros também apreciam esta planta por sua cor suculenta e brilhante, formato agradável de folhas, formando uma roseta elegante.

Infelizmente, muitas pragas de jardim tendem a arruinar a sua aparência:

  • besouro de folha de azeda;
  • colher de batata;
  • gorgulho.

apenas jardineiros

Como lidar com doenças e pragas?

Para combater o agente causador da praga ascochyta, são utilizados fungicidas com eficácia: Calda bordalesa 1%. Às vezes, o tratamento requer um novo tratamento após uma semana e meia a duas semanas.

Recomenda-se remover folhas e cortes gravemente afetados e tratar as áreas cortadas com carvão amassado.

Faz sentido combater a ramularíase apenas no início do seu desenvolvimento.Para isso, as folhas em crescimento são tratadas com uma solução de um produto como o Energen, que pode prevenir a proliferação da flora patogênica.

aplicar fungicidas

Se a doença tiver forma progressiva, é impossível combatê-la. Resta apenas salvar o que resta. Para isso, retiram-se folhas e estacas doentes, solta-se bem o solo e adicionam-se cinzas de madeira e fertilizantes.

Muitos jardineiros oferecem soluções extremamente radicais como medida de controle de pragas: remover as folhas das plantas e afrouxar extensivamente o solo. Outros aconselham não se apressar em “capinar” e tratar primeiro com fosfamida a 40%. Deve ser feito duas vezes: antes e depois da floração.

folhas doentes

O que fazer se as folhas do ruibarbo ficarem vermelhas?

Uma mudança na cor natural de qualquer representante da flora indica que seu desenvolvimento não está acontecendo como deveria. No caso do ruibarbo, a vermelhidão dos brotos e da superfície das folhas indica o aparecimento de microrganismos fúngicos. E se você não combatê-los em tempo hábil, a planta secará e o solo sob ela ficará contaminado por muito tempo.

Para evitar a multiplicação da flora patogênica, é necessário agir com ousadia e rapidez. Para começar, o arbusto pode ser tratado com uma solução rosa de permanganato de potássio. A fitosporina também funciona.

Se isso não ajudar, as partes afetadas da planta devem ser removidas e queimadas. O solo para plantio deve estar bem solto e fertilizado.

representante da flora

Por que as folhas do ruibarbo ficam amarelas?

Uma mudança na cor das folhas do ruibarbo de verde para amarelo ou vermelho não indica necessariamente infecção por microrganismos fúngicos. O motivo pode ser a falta de elementos úteis causada pelos seguintes fatores:

microrganismos fúngicos

  • Condições climáticas desfavoráveis, como primavera fria ou excessivamente úmida.
  • Crescimento muito rápido da cultura, causado pelo uso ativo de fertilizantes ou fenômenos naturais.
  • Fraqueza, desenvolvimento insuficiente do rizoma.

Em qualquer caso, a situação pode ser corrigida se os fertilizantes nitrogenados forem aplicados na hora certa. Você também pode usar solução de nitrato de amônio. Para preparar 10 litros de adubo bastam 2 caixas de fósforos da substância.

primavera molhada

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim