As avelãs são populares entre adultos e crianças. Eles são cultivados em jardins e cultivados com vários tipos de nogueiras. Uma pergunta comum para os criadores é enxertar avelãs em nozes. As regras e o momento da vacinação serão discutidos a seguir.
Datas de vacinação
A avelã é uma das variedades de avelã, que se distingue pelos frutos grandes. No total, são cerca de 20 variedades de avelã, obtidas por cultivo e enxertia. A noz-de-urso é usada para cultivar avelãs, mas outras árvores também são adequadas. Esta é uma árvore de longa vida e resistente à geada, com até 25-30 m de altura.
Existem várias razões pelas quais é necessário enxertar avelãs em nozes de urso. Isso é feito para:
- maior robustez no inverno;
- arborescência;
- gravidez precoce;
- produtividade aumentada;
- falta de crescimento;
- extensão da vida;
- a capacidade de explorar a área sob as árvores.
As avelãs são enxertadas em nozes no inverno e na primavera. É melhor usar uma sala aquecida ou estufa para colocar as mudas.
Enxerto de primavera
A colheita das mudas deve começar no final de novembro ou início de março, antes que os botões despertem. As mudas são armazenadas na adega. É necessário vacinar após leve aquecimento, dependendo da região. No Sul do país, a vacinação começa no final de março, no Norte - em meados de abril. Os botões da muda devem estar dormentes, caso contrário a árvore morrerá por falta de substâncias plásticas nas mudas.
Enxertia de verão
A estaca pode ser enxertada no verão, o melhor é fazer no período de julho a agosto. É necessário cortar as estacas logo antes da enxertia ou um dia antes. Se as estacas foram cortadas na véspera da enxertia, devem ser embrulhadas em pano úmido e colocadas em um saco. A enxertia de mudas na copa costuma ser feita em regiões quentes, pois no frio elas não criam raízes e desaparecem.
Métodos de enxerto de avelã
A propagação de avelãs por enxertia em variedades de avelãs com inúmeras propriedades benéficas permite a obtenção de novos arbustos em pouco tempo. Você pode enxertar mudas no início da primavera das seguintes maneiras:
- A cópula melhorada é o método mais eficaz. Aumenta a taxa de sobrevivência devido ao contato próximo com as partes enxertadas e grande área de contato. A cópula é realizada em qualquer época do ano.
- Vacinação para a casca. Este método fornece uma taxa de sobrevivência de cem por cento. Na primavera, devido à fácil separação da casca, o processo de enxertia é simplificado.
- Enxertando na fenda. Os cortes devem estar corretos e claramente correspondentes. A área cortada deve ser bem embrulhada. É importante que todos os fatores estejam presentes – técnica correta, boa produção de suco, condições ambientais ideais.
- Por brotamento. Neste caso, é enxertado um olho ou botão. O olho em germinação aparece na primavera e o olho adormecido no verão. A brotação consiste em eliminar os prolapsos naturais antes de cortar os botões da muda. Eles não devem tocar no local da vacinação. Se as fibras entrarem nele, a fusão falhará. A taxa de sobrevivência melhorada pode ser alcançada por meio de duas ou três brotações.
Após a enxertia, não devem permanecer mais do que 2-3 botões, pois eles garantirão uma fusão bem-sucedida e um maior desenvolvimento da árvore. Embrulhar as mudas em sacos evitará a evaporação da umidade e protegerá do sol.
A enxertia é feita a uma altura de 1-1,5 m, após o que todos os botões são retirados após a germinação, caso contrário o porta-enxerto e a copa podem ser danificados. Nos locais onde são feitos os cortes, é necessário revesti-los com verniz de jardim. Em seguida, são envoltos em filme de policloreto de vinila, que é retirado após a abertura dos botões.
Vacinação de inverno
As avelãs podem ser enxertadas em nozes no inverno e na primavera. Em meados de novembro, deve-se desenterrar os arbustos dos porta-enxertos e colocá-los na adega, onde a temperatura seja de pelo menos 0ÓC. No início de março, devem ser retirados de uma sala aquecida, os rizomas devem ser lavados e colocados em cobertura morta coberta com água fervente por 10-14 dias. Isso fará com que o porta-enxerto desperte.
As estacas embrulhadas em um saco devem ser armazenadas em local fresco. Eles são colhidos no final de novembro – início de dezembro. Eles devem estar dormentes até a enxertia.Caso contrário, eles não criarão raízes e morrerão.
O despertar do porta-enxerto pode ser determinado por botões inchados ou brotando. A partir deste momento você pode começar a enxertar árvores. Após a conclusão de todas as manipulações de enxertia, as mudas são colocadas em cobertura morta úmida por 14-21 dias em uma sala quente com temperatura de +12-14ÓC. A irrigação deve ser feita por aspersão sistemática. Após o aquecimento, as árvores são plantadas em caixas e germinadas até o outono.
Características de enxerto de avelã em noz de urso
Uma técnica muito eficaz para acelerar o crescimento e estabelecimento de cascalhos é a fusão em tubo. A planta é colocada em uma tubulação de esgoto de polipropileno no local da enxertia. Através dele há fornecimento de ar quente com temperaturas de até +25ÓC – isso melhorará a fusão. O resto da planta é mantido fresco (não inferior a +12-13ÓCOM).
É feita uma fenda no tubo onde a muda é inserida. A seguir, o tubo é enrolado com algum tipo de material, sem afetar as partes inferior e superior da árvore. Você pode evitar que a parte do rebento seque espalhando-a com verniz de jardim. O ar pode ser aquecido por um cabo de aquecimento ou por um forno quente.
O crescimento ocorre dentro de três semanas; as árvores criam raízes nessas condições em 98% dos casos.