Pepinos são vegetais bastante comuns que quase todos os produtores de vegetais cultivam. Para que os pepinos se desenvolvam plenamente, é necessário garantir um fornecimento regular de elementos úteis ao solo. É precisamente por isso que se realiza a alimentação foliar dos pepinos, com a qual é possível não só fornecer minerais às plantas, mas também protegê-las de muitas pragas e doenças.
A alimentação foliar dos pepinos é realizada por pulverização nos arbustos. Este procedimento deve ser realizado regularmente durante o cultivo de pepinos.
Recomendações básicas
A alimentação de pepinos em campo aberto deve ser feita de maneira correta, por isso é recomendável que você se familiarize com as dicas básicas para a realização deste procedimento:
- É preciso alimentar os arbustos com muito cuidado, pois inicialmente apenas uma pequena quantidade de fertilizante pode ter um efeito positivo sobre eles. Se houver muitos nutrientes, as inflorescências começarão a cair e as folhas ficarão amarelas. A quantidade de alimentação foliar deve ser aumentada gradativamente.
- A alimentação dos pepinos durante a frutificação deve ser feita apenas à noite ou de manhã cedo, para que não haja muita luz solar no exterior. Em alguns casos, devido à luz solar, começam a aparecer queimaduras graves nas folhas. Além disso, o procedimento deve ser realizado quando não houver vento forte ou chuva lá fora.
- Às vezes é difícil determinar de forma independente quais substâncias faltam aos pepinos. Nesses casos, é recomendável testar previamente diferentes fertilizantes em vários arbustos. Se depois disso o seu estado começar a melhorar, será possível começar a alimentar os arbustos restantes. Você também pode usar fertilizantes complexos, que são universais e adequados em qualquer caso.
- A pulverização deve ser realizada apenas para prevenção. Altas concentrações de fertilizantes podem prejudicar as plantas jovens.
- Você não pode fertilizar em dias quentes e ensolarados.
Quando fertilizar
Antes de aplicar fertilizantes foliares no solo, é necessário determinar o período em que isso deve ser feito. Recomenda-se fertilizar em cada fase do desenvolvimento do arbusto:
- antes que as flores comecem a aparecer;
- antes do início da frutificação;
- durante o período de colheita de pepinos maduros.
Métodos de fertilizantes
Durante a alimentação foliar de pepinos em estufa, são utilizadas várias soluções que contêm uma grande quantidade de substâncias úteis. Antes de começar a aplicar fertilizantes, você precisa se familiarizar exatamente com quais soluções são usadas para isso.
Uréia
A uréia é um fertilizante bastante popular, vendido em muitas lojas na forma de pequenos grânulos. É utilizado nos casos em que os arbustos carecem de nitrogênio, necessário ao seu rápido desenvolvimento. Esta substância também é utilizada no combate a diversas pragas. Ajuda a proteger os arbustos de pulgões ou gorgulhos.
Para determinar a deficiência de nitrogênio, preste atenção à aparência da planta. Suas folhas começam a perder a cor e aos poucos ficam amareladas.
É necessário começar a fertilizar pepinos com uréia durante o período de cultivo. Portanto, a primeira fertilização é realizada imediatamente após o plantio das mudas jovens no solo. A segunda alimentação é realizada após algumas semanas.
Ao fertilizar plantas com uréia, é preciso decidir a quantidade de substância utilizada. Para processar pepinos, adicione pelo menos 15 gramas da substância a 10 litros de água.
Ácido bórico
Esta substância é utilizada para proteger os arbustos de diversas doenças e aumentar a colheita obtida. Depois de usar pepinos com ácido bórico recebem mais oxigênio, o que tem um efeito positivo no sabor.
Recomenda-se o uso de ácido bórico caso apareçam os seguintes sintomas:
- gota de fruta;
- um pequeno número de ovários;
- o aparecimento de pequenas manchas amarelas nas folhas.
Na primeira vez o tratamento é realizado antes de a planta começar a florescer.Na próxima vez, o procedimento é repetido durante a formação dos primeiros ovários.
Para usar ácido bórico, é necessário preparar uma mistura especial. Para isso, a substância é dissolvida em água aquecida e colocada em um pequeno recipiente. Em seguida, a mistura é mexida e são adicionados vários litros de água fria.
Nitrato de cálcio
O nitrato de cálcio é um fertilizante altamente solúvel, frequentemente usado na alimentação de pepinos. Contém muito nitrato de cálcio, que é bem absorvido pelos vegetais. A principal vantagem deste fertilizante é que pode ser utilizado mesmo em condições de alta umidade ou baixa temperatura.
O uso regular de nitrato de cálcio leva a:
- melhorando o sabor dos pepinos e aumentando o rendimento;
- o surgimento de imunidade a muitas doenças;
- melhorando o desempenho enzimático;
- aumentando a vida útil dos frutos coletados.
Para preparar uma solução de cálcio, é necessário adicionar 2 a 3 gramas da substância a um litro de água. Então tudo é bem misturado e infundido por vários minutos. A mistura resultante pode ser usada após a formação da terceira folha no arbusto. Depois disso, é necessário fertilizar os arbustos com nitrato de cálcio semanalmente.
Iodo
Não é segredo que as mudas jovens estão expostas a diversas doenças durante a floração. Para proteger as plantas deles, recomenda-se o uso de uma solução que contenha iodo. Esta solução deve ser usada após o aparecimento da quarta folha nos arbustos. Para preparar uma mistura de iodo, é necessário adicionar 45 gotas da substância e um litro de leite a 10 litros de água.
Alguns jardineiros adicionam sabão, para que a solução permaneça mais tempo nas folhas.
Quando sinais de doença começarem a aparecer nos arbustos, será necessário criar uma solução mais concentrada. Para fazer isso, você terá que misturar água com iodo na proporção de dois para um. Mesmo que essa mistura não ajude salve pepinos de doenças, então os arbustos terão que ser removidos e queimados.
Levedura
Alguns produtores de vegetais usam fermento seco para alimentação foliar. Eles contêm uma quantidade considerável de minerais, vitaminas e proteínas de que os arbustos jovens necessitam. Portanto, o uso de uma solução de levedura tem um efeito positivo no desenvolvimento das plantas.
Fazer sua própria mistura de fermento é bastante simples. Para isso, adiciona-se fermento fresco à água na proporção de um para cinco. Em seguida, a solução é misturada e infundida por várias horas. Depois disso, mais cinco partes de água morna devem ser adicionadas ao recipiente com a mistura.
Existe outro método para preparar a solução. Para criá-lo, coloque 2 a 4 litros de água em uma panela pequena. Em seguida, deve ser aquecido a 40 graus, após o que são adicionados à panela 20 g de fermento e 100 g de açúcar. Antes de usar esta mistura, ela deve ser infundida por 10 a 15 horas.
O fermento deve ser usado a cada 7 a 10 dias. Nesse caso, não se consome mais do que um litro de mistura de fermento por arbusto.
Conclusão
Ao cultivar pepinos, não se esqueça da aplicação periódica de fertilizantes minerais. Se você adicionar periodicamente esterco e outros fertilizantes ao solo, os pepinos crescerão e se desenvolverão muito melhor.