Muitos residentes de verão usam ácido bórico para pepinos como alimentação foliar. Não é de surpreender que sejam esses residentes de verão cuja produção de pepinos seja uma ordem de grandeza maior, as plantas adoeçam menos e os frutos tenham um sabor melhor. É útil para todo produtor de vegetais saber tudo sobre o processamento de pepinos com ácido bórico.
- Beneficiar
- Os números confirmam os benefícios do boro para os pepinos
- Sintomas de deficiência
- Excesso de boro
- Regras de culinária
- Esquema de alimentação foliar
- Boro para pepinos polinizados por abelhas
- Prevenção de doença
- Iodo com leite contra doenças
- Tratamento de sementes
- Como se livrar das formigas usando ácido bórico
- Avaliações
Beneficiar
Alimentar pepinos com ácido bórico beneficia qualquer planta.O boro é um elemento que afeta a produção de fitohormônios, participa da construção das células e promove a absorção de cálcio. As plantas precisam especialmente de boro nos seguintes estágios de desenvolvimento:
- formação de botões;
- formação do ovário;
- derramando frutas.
Conclui-se que as plantas precisam de boro tanto quanto de potássio, nitrogênio e fósforo. Pepinos que recebem boro na quantidade necessária crescem bem sua massa verde, formam um grande número de ovários e acumulam a quantidade ideal de carboidratos.
Os números confirmam os benefícios do boro para os pepinos
A conversa sobre os benefícios do boro tem confirmação prática. A prova são as críticas positivas dos veranistas, fáceis de encontrar na Internet. Isto também é comprovado por testes de campo realizados por especialistas. Os cientistas cultivaram dois grupos de pepinos da mesma variedade. Alguns pepinos foram alimentados com ácido bórico, outros não.
No grupo de pepinos pulverizados com ácido bórico, os indicadores dos parâmetros analisados revelaram-se várias vezes superiores. Os dados são mostrados na tabela.
Parâmetro | Fator de excesso |
o volume de massa vegetativa de um arbusto durante o período de floração | 1,58 |
teor de matéria seca | 1,3 |
peso dos frutos coletados de um arbusto | 1,16 |
Sintomas de deficiência
É fácil descobrir que é necessário alimentar as hortaliças com boro. As manifestações de deficiência de boro são conhecidas e descritas:
- o crescimento do mato diminui;
- entrenós encurtados;
- os rebentos laterais retardam o seu crescimento e morrem;
- o ponto de crescimento localizado no topo do caule (central, lateral) morre;
- o sistema radicular está pouco desenvolvido;
- a cor e os ovários já formados caem.
Excesso de boro
O uso não sistemático de fertilizantes contendo boro causa danos significativos às plantas. Se a deficiência for fácil de compensar, o excesso será bastante difícil de normalizar.Você pode descobrir que uma planta recebeu mais boro do que o exigido pelos seguintes sintomas:
- a clorose afeta as folhas apicais jovens do pepino;
- há defeito no desenvolvimento das folhas jovens;
- poucas flores femininas.
Regras de culinária
A maioria dos jardineiros prefere usar ácido bórico para pulverizar pés de pepino. O medicamento é barato, sempre vendido em lojas de jardinagem, acondicionado em pequenas embalagens de 10 g.
O ácido bórico é praticamente insolúvel em água fria. Cristais não dissolvidos, depositados nas folhas dos pepinos, fazem com que queimem. Portanto, vale a pena diluir o ácido apenas em água quente. Recomenda-se aquecê-lo a 50 °C.
Uma solução de ácido bórico é preparada imediatamente antes da pulverização. Primeiramente, os cristais (1 colher de chá) são dissolvidos em 0,5 xícara de água quente, após o resfriamento é diluído em 2 litros de água. A temperatura do fluido de trabalho deve ser de 22-25 °C. É imprescindível observar as proporções especificadas, ultrapassar a norma especificada pode levar a consequências negativas.
Esquema de alimentação foliar
A maioria dos residentes de verão usa um esquema padrão de pulverização de ácido bórico para pepinos:
- quando aparecem as primeiras flores;
- após o aparecimento dos primeiros ovários;
- na onda da frutificação.
Pulverize completamente todos os arbustos com uma solução de ácido bórico. Em um cume com área de 10 metros quadrados. m é suficiente 1 litro de microfertilizante. Processe as folhas dos dois lados. Em dias ensolarados, você não deve borrifar pepinos. É melhor esperar até o sol se pôr. Após o transplante das mudas, recomenda-se regar os pepinos uma vez com ácido bórico. A alimentação das raízes (10 dias após o transplante) fortalece o sistema radicular.
Boro para pepinos polinizados por abelhas
Variedades e híbridos de pepinos em terreno aberto são geralmente polinizados por abelhas. Residentes de verão experientes recomendam uma receita original para alimentação foliar durante a floração com açúcar e ácido bórico.
A alimentação foliar doce atrai insetos, a polinização melhora e o número de frutos aumenta. O rendimento em canteiros de pepino após o uso deste fertilizante aumenta em 20%.
Uma embalagem de 10 g requer 5 litros de água e 500 g de açúcar. Primeiro dissolva o açúcar e o ácido em 0,5 litros de água quente e leve ao volume máximo depois de completamente dissolvidos. O uso de fertilizante doce faz sentido não apenas para pepinos - também é útil para abobrinhas.
Prevenção de doença
O mau tempo provoca surtos de doenças nos pepinos na estufa e no solo. Mosaico, bacteriose, podridão (cinza, branca), oídio e algumas outras doenças podem ser evitadas com tratamentos preventivos de pés de pepino com ácido bórico e permanganato de potássio.
É necessário diluir o ácido (uma colher de sopa) em um copo de água quente. Prepare 1 balde de água da torneira e adicione um pouco de permanganato de potássio. A cor da água deve ficar rosa pálido. Despeje um copo de ácido bórico diluído em um balde. Adicione um pouco de iodo à água. 35 gotas são suficientes por balde.
Esta solução pode ser pulverizada em plantas saudáveis para prevenir doenças e alimentar pepinos quando os primeiros sintomas de doenças fúngicas aparecerem nas folhas e caules. Os pés de pepino tratados enfrentam a doença em 2 a 3 dias e começam a crescer.
Iodo com leite contra doenças
Uma boa prevenção contra todas as doenças é a suplementação de iodo a cada 10 dias.Como base, além da água (3 l), pode-se levar leite (350 ml), pode ser levemente azedo, soro de leite também é adequado. São necessárias apenas 4 gotas de iodo para este volume de líquido.
Tratamento de sementes
A prevenção obrigatória de doenças é o tratamento das sementes antes da semeadura. Ajuda a evitar problemas com pepinos no jardim durante o verão. As sementes embebidas em ácido bórico germinam mais rapidamente. Para preparar a solução, é necessário dissolver 1 g de ácido em um litro de água quente. Mantenha as sementes em fertilizante líquido por 12 horas.
Como se livrar das formigas usando ácido bórico
As formigas costumam viver em canteiros de pepino. Os insetos gostam especialmente de se instalar em estufas cercadas com tábuas. É muito difícil destruí-los. Existem boas receitas de iscas de ácido bórico que podem ajudar a reduzir as populações de insetos.
Como isca, prepare uma solução doce:
- 100ml de água;
- 5g de ácido;
- 1 colher de chá de geléia;
- 2 colheres de sopa. eu açúcar.
Aqueça a água e adicione todos os ingredientes. Despeje o líquido resultante em um recipiente. Coloque-o sobre uma cama de pepino e cubra-o com um pneu.
Você pode preparar iscas secas em forma de bolas. Faça com batatas cozidas (3 unid.), gemas de ovo cozido (3 unid.), 10 g de ácido bórico. Misture bem todos os ingredientes para obter uma massa homogênea. Forme bolinhas com ele e coloque-as nos locais onde as formigas se reúnem.
Avaliações
Catarina, Cheliabinsk
Eu cultivo pepinos em uma estufa. No ano passado li que eles são alimentados na época da floração com fertilizante, que é feito com 10 litros de água e 1 colher de sopa. eu ácido bórico. Usei esse fertilizante 2 vezes durante a temporada. Pulverizou em junho, quando os pés de pepino floresceram, e no final de julho, quando as folhas começaram a amarelar. Ela coletou mais pepinos durante a temporada do que o normal.A vegetação ficou forte e uniforme. Os arbustos não doeram, as folhas pararam de amarelar.
O ácido bórico deve estar no arsenal de todo residente de verão. Com sua ajuda, você pode aumentar o rendimento não apenas de pepinos. Os tomates e outros vegetais cultivados em estufas e em terrenos abertos respondem bem ao boro.