O uso de ácido bórico para plantas ajuda a obter um efeito complexo. Tratar o sistema radicular com este produto melhora a saturação de oxigênio. A substância também ajuda a aumentar o volume da clorofila e a acelerar as reações metabólicas. Ao utilizar um produto para plantas de jardim, é possível aumentar significativamente os parâmetros de rendimento, melhorar o sabor das frutas e aumentar sua vida útil.
Para que é usado o ácido bórico?
O boro é considerado um oligoelemento importante, necessário para o desenvolvimento normal das culturas. É por isso que é muito utilizado em jardins e hortas. A substância tem um bom efeito nos processos metabólicos, melhora a produção de clorofila e satura as raízes com oxigênio.
As consequências da deficiência de boro são especialmente visíveis durante a seca. Para identificar a deficiência desta substância, é recomendável examinar cuidadosamente a aparência da planta. Deve ser dada especial atenção aos jovens fragmentos de cultura.
Sinais de deficiência
Os seguintes sinais indicam falta de boro:
- manchas nas folhas jovens e amarelecimento das nervuras;
- tamanhos de folhagem pequenos;
- cessação do crescimento das gemas apicais e aumento do desenvolvimento das gemas laterais;
- floração fraca, má frutificação;
- folhas enroladas e caindo;
- deformação dos frutos;
- morrendo de casca nos galhos.
Com a deficiência de boro, o desenvolvimento das culturas é suprimido. Se a substância não for aplicada em tempo hábil, existe o risco de perda total da colheita. No entanto, o excesso de ácido bórico também leva a consequências negativas. Com excesso dessa substância, os frutos amadurecem mais rápido, mas têm vida útil curta. Além disso, a folhagem pode queimar.
Como se divorciar?
As instruções do medicamento sempre indicam como diluir adequadamente o produto. O ácido bórico pode queimar folhagens e raízes. Para evitar isso, é importante regar as plantas com água pura antes de usá-las. A queimadura é acompanhada de amarelecimento da folhagem e ressecamento dos caules. Neste caso, as folhas podem enrolar para dentro.
Se você planeja aplicar a substância pelo método da raiz, deve usar 1-2 gramas por balde de água. Esse volume é suficiente para 10 metros quadrados de canteiros. Se a composição for usada para pulverizar flores, é necessário ingerir 1 grama para cada 1 litro de água.
Instruções de uso
Ao usar uma substância para cuidar de plantas, é importante seguir rigorosamente as instruções.
Para tomates
Se houver falta de fertilizante, os fragmentos do caule do tomate ficam pretos e morrem, muitos ramos novos crescem a partir da raiz e a fragilidade dos pecíolos das folhas aumenta. Para evitar problemas, recomenda-se embeber as sementes em solução ácida. Para isso, deve-se misturar 0,2 gramas do produto com 1 litro de água.
Antes de plantar as mudas, é necessário adicionar a substância ao solo. A alimentação foliar, realizada antes da floração, não é de pouca importância. Nesse caso, você deve ingerir 10 gramas de ácido por balde de água.
Para pepinos
Os pepinos devem ser alimentados da mesma forma que os tomates. Neste caso, a concentração da solução deve ser de 0,05%. Para isso, tome 5 gramas da substância para cada 10 litros de água.
A utilização deste elemento na jardinagem ajuda a melhorar o sabor das frutas, ativar o desenvolvimento dos ovários e potenciar o crescimento dos pepinos. A substância ajuda a aumentar a resistência às geadas e à seca.
Para beterraba
Com a falta de boro, o coração da beterraba começa a apodrecer. Isto é devido ao desenvolvimento de Phomasis. O uso de nutrientes ajudará a evitar isso. Para evitar problemas, antes do plantio é necessário manter as sementes em solução ácida com concentração de 0,1%. Eles precisam ficar encharcados por 10 a 12 horas.
Os fertilizantes para raízes também são frequentemente usados na jardinagem.Com o preparo adequado do solo durante o cultivo, 1 alimentação foliar na fase de aparecimento de 4-5 folhas será suficiente. Nesse caso, é necessário ingerir 5 gramas da substância por balde de água.
Para batatas
Se a quantidade de boro for insuficiente, as batatas sofrem de crostas fúngicas e ficam para trás no desenvolvimento. Caso surjam sinais de problemas, vale a pena alimentar as plantações com uma solução de 6 gramas do medicamento e 10 litros de água. Esse volume é suficiente para processar 10 metros quadrados.
Para macieiras e pereiras
Com a deficiência de boro, as macieiras e pereiras apresentam espessamento das folhas e escurecimento das nervuras. Também existe o risco de as folhas se tornarem rosetas. Em situações difíceis, as copas das árvores morrem.
Ao cultivar essas árvores no país, é importante processá-las em tempo hábil. A fertilização foliar é considerada uma forma eficaz de aumentar a produtividade. Para isso, recomenda-se utilizar de 10 a 20 gramas da substância para cada 10 litros de água. As árvores devem ser pulverizadas à noite. Primeiro, isso precisa ser feito na fase de abertura dos botões e depois de 5 a 7 dias.
Para uvas
Quando a substância é deficiente, a uva apresenta o aparecimento de manchas entre as nervuras das folhas. Eles estão aumentando gradualmente. Além disso, não existem ovários normais nas mãos. Mesmo um tratamento na fase de brotação ajuda a aumentar o rendimento em 20%.
Dependendo das características das uvas, podem ser adicionados componentes adicionais ao preparo. Os sais de zinco são altamente eficazes. Para isso, é necessário ingerir 5 gramas de ácido bórico e sulfato de zinco para cada 10 litros de água.
Fertilizando morangos
Com a falta de boro, os morangos sofrem deformação das folhas e danos necróticos nas bordas.Ao adicionar a substância, é possível aumentar a produtividade e deixar os frutos silvestres muito mais saborosos.
Com a chegada da primavera, é necessário regar os canteiros com uma solução de ácido bórico e permanganato de potássio. Você precisa ingerir 1 grama desses componentes por balde de água. Esse volume é suficiente para 30-40 arbustos. A alimentação foliar também trará benefícios. Para 10 litros de água são necessários 5 gramas da substância.
Antes da floração, você precisa usar uma solução multicomponente. Para prepará-lo, é necessário misturar 10 litros de água, 2 gramas de manganês e ácido bórico e 1 xícara de cinzas. Vale a pena fazer um capô com antecedência a partir do último componente. Para isso, encha um copo da substância com 1 litro de água fervente e deixe por um dia. Depois é recomendado coar a mistura.
Para floração
O boro normaliza a absorção de cálcio e promove a formação de um grande número de botões. Para aplicação foliar utilizar solução com concentração de 0,1%. A composição deve ser utilizada na fase de brotação e floração.
De formigas
As iscas secas que utilizam a substância possuem propriedades intestinais de contato, enquanto as iscas úmidas possuem propriedades intestinais. À medida que a substância se acumula no corpo do parasita, ocorre um efeito complexo.
Usar um produto para combater formigas ajuda a influenciar as funções do sistema nervoso. Em poucas horas causa paralisia e morte do inseto. A maneira mais fácil é borrifar o pó próximo aos habitats das formigas. No entanto, pulverizar ou usar várias iscas dá bons resultados.
Para preparar formulações eficazes, você deve usar as seguintes receitas:
- Misture 5 gramas de ácido com 100 mililitros de água quente. Adicione 40 gramas de açúcar e 10 gramas de mel.Despeje a mistura em um recipiente plano e coloque-o próximo às trilhas das formigas.
- Pegue 2 gemas e triture com meia colher de chá de ácido bórico. Enrole a substância em bolinhas e coloque em locais onde os parasitas se acumulam.
- Combine 1 colher grande de água com 2 colheres de sopa de glicerina. Adicione 1 colher pequena de mel, 1,5 colheres de açúcar e um terço de uma colher pequena de ácido à mistura. Role as bolas e coloque-as nos habitats das formigas.
Segurança em uso
Se a dosagem da substância for observada, ela não faz mal às pessoas. Porém, o uso do produto requer o uso de equipamentos de proteção - roupas especiais, luvas e respirador. Após terminar o trabalho, é necessário lavar bem o rosto e as mãos com sabonete.
A droga tem propriedades inflamáveis, por isso não deve ser deixada perto de fontes de chamas abertas. Após o uso, a embalagem deve ser lacrada e guardada em local escuro e fresco.