É possível plantar berinjelas junto com outras hortaliças dentro de casa? As culturas de erva-moura são muito exigentes em termos de cuidados e nem sempre se dão bem com outras hortaliças, especialmente se cultivadas em estufa.
Condições de cultivo
Cultivar e cuidar de berinjelas e pepinos em estufa tem características próprias. Cada um desses vegetais possui aspectos semelhantes e distintos em relação ao cuidado e ao crescimento.
Para obter uma colheita rica e de alta qualidade de berinjelas, é necessário observar certas condições na estufa:
- o ar deve estar seco e quente (cerca de 28 graus);
- é necessário garantir o livre acesso da luz solar às plantações;
- Recomenda-se regar apenas com água morna diretamente sob a raiz;
- o cultivo envolve amarrar e beliscar.
Durante a formação da cor nas mudas azuis, é necessário cortar o excesso de flores pequenas e fracas. Caso contrário, os frutos são pequenos e apresentam formato deformado.
Do momento do plantio das sementes até o surgimento do fruto, passam em média 115 dias. Para que a colheita da estufa possa ser feita ainda mais cedo, os jardineiros também plantam outras hortaliças.
Os azuis podem ser plantados com pimentão. Essas duas hortaliças se dão bem e requerem os mesmos cuidados. Basta regá-los 1 a 2 vezes por semana. O consumo de água é de aproximadamente 2 litros por raiz. Durante a floração, a rega deve ser aumentada em até 3 vezes.
Após a rega, é necessário soltar o solo para que o oxigênio e os nutrientes penetrem melhor na planta. Mas é preciso soltar o solo com cuidado, pois os ramos das raízes são muito vulneráveis e ficam próximos à superfície do solo. Durante todo o período vegetativo, é necessário aplicar fertilizantes minerais e orgânicos pelo menos 3 vezes.
Você pode plantar berinjela com qualquer leguminosa, couve chinesa, rabanete, manjericão e cebola. Este bairro não causará nenhum desconforto.
A proximidade dos mirtilos com os tomates não é muito boa. Os tomates requerem muita umidade; muitas variedades toleram bem a sombra, mas não toleram bem o calor. Se o ar estiver muito quente, os tomates perdem os ovários.
Os tomates atraem muitas pragas. As berinjelas são regadas com mais frequência e abundância. O excesso de umidade leva ao desenvolvimento de fungos e outras doenças.
Os pepinos amadurecem muito rapidamente. A partir do momento em que aparecem os primeiros rebentos, podem passar apenas 38-40 dias. Existem algumas peculiaridades no cultivo de pepinos:
- o ar na estufa deve estar úmido e aproximadamente 19 graus;
- o solo precisa ser bem fertilizado, pelo menos três vezes durante todo o período vegetativo;
- Você precisa regar frequentemente com água morna e estabilizada;
- tratamento oportuno contra pragas e doenças.
Para estufas, é melhor escolher híbridos que não requeiram polinização por insetos. Os frutos são suculentos, densos e crocantes, sem sabor amargo.
Possível vizinhança
A proximidade da berinjela com o pepino não surte o melhor efeito, mas é possível cultivá-los seguindo algumas regras. Se a proximidade não puder ser evitada, as berinjelas devem ser plantadas ao longo da parede, onde haja luz solar suficiente. Os pepinos devem ser plantados no lado oposto para que suas plantações densas não sombreiem os canteiros de berinjela.
Pepinos requerem muita umidade para crescer e se desenvolver. Portanto, o sistema radicular absorverá água e microelementos do solo, sem deixá-los para a berinjela.
Ao plantar berinjela junto com pepino, é preciso levar em consideração que estes precisam ser regados com mais frequência. A umidade afeta negativamente o desenvolvimento dos vegetais azuis. As berinjelas são melhor plantadas no lado sul e os pepinos no lado norte.
Se as berinjelas precisam de ar seco e quente, os pepinos adoram ar úmido e fresco de cerca de 20 graus. Portanto, se a berinjela for plantada ao lado do pepino, quando o ar estiver seco, as inflorescências destes começarão a cair.
Durante o período de formação dos frutos, as berinjelas precisam de ventilação. As correntes de ar são contra-indicadas para pepinos. Os vegetais plantados murcharão e o rendimento poderá ser reduzido.
O único requisito semelhante no cultivo de ambas as culturas é a composição do solo e do fertilizante.Essas hortaliças gostam de solo leve e solto. Os fertilizantes também podem ser aplicados da mesma forma.
Solução
Nem todos têm a oportunidade de instalar várias estufas no seu local. Portanto, o problema pode ser resolvido por meio do zoneamento, então será possível a compatibilidade dos vegetais azuis com os verdes. A sala está dividida em várias zonas. Além disso, você pode organizar outra entrada para a estufa e fazer uma divisória de policarbonato, oleado ou polietileno.
Uma partição ou entrada adicional resolverá muitos problemas. Por exemplo, se tomates e berinjelas forem plantados ao mesmo tempo, você pode ventilar facilmente os primeiros e regar os últimos.
Se não for possível fazer uma segunda entrada na estufa, basta fazer uma divisória pela qual deverá passar apenas quando necessário. A divisória pode proteger contra a propagação de pragas e manter o microclima necessário.
As berinjelas pertencem ao grupo de plantas autopolinizadoras, então você precisa escolher variedades de pepino que não requeiram polinização por abelhas.
Você precisa plantar em canteiros diferentes. Pode ser plantado em lados opostos ou colocado berinjelas perto das paredes da estufae pepinos no meio. As laterais da estufa são muito mais quentes e têm mais luz.
Se sobrar muito espaço entre pepinos e berinjelas em uma estufa, você poderá plantar feijão. É capaz de enriquecer o solo com nitrogênio, cresce rapidamente e frutifica bem em estufa.
Encontro com doenças e pragas
Ao cultivar pepinos ao lado de berinjelas, os jardineiros frequentemente enfrentam o desenvolvimento de doenças e invasões de pragas. Essas plantas são frequentemente atacadas por pulgões e ácaros. Os insetos danificam as mudas e podem transmitir muitas doenças infecciosas que se espalham em alta velocidade.
Antes de plantar sementes ou mudas de pepino e berinjela, devem ser realizadas medidas de desinfecção. É necessário desinfetar não só o solo, mas também a estrutura da estufa, bem como os utensílios de jardinagem.
Para prevenir doenças ou percebê-las a tempo, você precisa conhecer algumas regras:
- periodicamente é necessário inspecionar as plantações, principalmente o interior das folhas;
- se for detectada alteração na cor das folhas, aparecimento de manchas, larvas de pragas ou adultos, é necessário tratar com inseticidas;
- Infusão de cebola ou alho, infusão de cinza de madeira com adição de sabão em pó ajudam a prevenir ou eliminar pragas.
Os fertilizantes saturarão as plantas com nutrientes essenciais e aumentarão a resistência a doenças. A melhor opção para as hortaliças é esterco e húmus. Basta lembrar que não se pode adicionar esterco fresco ao solo, para não queimar o sistema radicular das plantas.