Se você preferir conservar pepinos para o inverno em potes pequenos, o pepino Malysh é a opção ideal para esse fim. Esta espécie pertence às chamadas plantas arbustivas com frutos do tipo maxixe.
Maravilhoso pequenino
O comprimento dos caules do pepino não ultrapassa meio metro, os frutos - não mais que 10 centímetros. O cuidado com a colheita é muito simples e o tempo de maturação é o mais curto. A variedade pertence à categoria “jovem e precoce”, de maturação rápida. Os frutos ficam prontos para serem colhidos do mato um mês a um mês e meio após o aparecimento dos primeiros brotos. O pepino em si tem uma cor verde escura e casca protuberante.
A planta tem forte imunidade.O pepino resiste com sucesso a várias doenças - desde o míldio até mosaico de pepino. O rendimento do pepino é médio, geralmente são colhidos até dois quilos de fruta por arbusto. O peso de um deles chega a 80–100 gramas.
A variedade Malysh foi criada por criadores de Volgogrado.
Vantagens e desvantagens
Este pepino tem as seguintes qualidades positivas:
- excelente germinação e amadurecimento precoce;
- sabor excelente, não amargo;
- universal (para saladas, para decapagem);
- mantém sua aparência normal após o transporte;
- um grande número de arbustos pode caber em uma área pequena;
- o comprimento encurtado dos caules não interfere na movimentação entre as fileiras e, portanto, não prejudica as plantas;
- prazo de validade longo;
- resistência a pragas e doenças.
As características do pepino ficariam incompletas sem mencionar suas deficiências. Isso inclui frutificação intensiva (mas o que há de errado nisso!). Só que as frutas devem ser colhidas todos os dias dessa forma, evitando que amadureçam demais. Além disso, a cultura deve ser regada abundantemente.
A variedade de pepino Malysh é cultivada em terreno aberto.
Requisitos do solo
A área dos canteiros é escavada junto com a adição de esterco (cerca de um balde por metro quadrado). Seria útil adicionar ao solo uma mistura de sal de potássio (25 gramas) e superfosfato (40 gramas), bem como uma pequena quantidade de nitrato de amônio.
É melhor escolher solos arenosos ou argilosos para os canteiros. É necessário esperar até que a temperatura do ar ultrapasse os +15 graus durante o dia e, à noite, para evitar vários mal-entendidos em forma de geada, cobrir os canteiros com fibra ou filme especial.
Prática de cuidado de variedades
Para o crescimento normal de uma cultura de jardim, são necessários tipos oportunos de cultivo do solo na forma de remoção de ervas daninhas e afrouxamento, e o pepino Malysh não é exceção. A remoção de ervas daninhas ajudará a acelerar o crescimento do plantio e a aeração fortalecerá o sistema imunológico da planta.
Normalmente, os jardineiros regam o bebê com uma fraca pressão de água de uma mangueira, mas para evitar a exposição das raízes, é melhor usar a chamada irrigação por aspersão e gotejamento.
Os procedimentos de rega dos pepinos são realizados uma vez ao dia e, se chover pouco ou se a planta estiver sendo cuidada em estufa, a frequência de rega é aumentada para duas vezes ao dia.
A descrição da variedade Malysh deve ser complementada com informações sobre a isca. É produzido durante todo o período de maturação. O primeiro ciclo deve ser realizado durante a floração dos pepinos e depois a cada 7–10 dias. O pepino é alimentado com uma solução preparada de acordo com a seguinte receita:
- 10 litros de água;
- uma pitada de uréia, sulfato de potássio e superfosfato;
- 150–200 gramas de esterco de vaca semilíquido.
Misturas prontas são adequadas:
- "Fertilidade";
- "Primavera";
- "Ideal".
Prevenção e controle de doenças
Os pepinos costumam sofrer de infecções fúngicas. Tanto as sementes quanto o próprio solo podem estar contaminados. Neste caso, recomenda-se embeber a semente em solução de permanganato de potássio por um tempo como medida preventiva. Você pode regar os canteiros cultivados com ele ou com solução salina (um copo em um balde d'água).
As doenças mais perigosas para o nosso bebê são:
- podridão cinzenta ou branca;
- mosaico de pepino;
- mancha de azeitona.
Para proteger sua colheita de pepino desse flagelo, você precisa cuidar adequadamente da colheita e reconhecer a tempo os sinais de doença.É necessário fortalecer a imunidade dos pepinos por meio da fertilização na forma de adição de fertilizantes minerais e matéria orgânica ao solo.
Colheita e armazenamento
Um mês a um mês e meio após o aparecimento dos primeiros brotos nos canteiros, chega a hora de colher os pepinos. Geralmente isso é meados de julho. É durante este período que os jardineiros devem verificar diariamente os canteiros para identificar pepinos maduros. A frutificação intensiva dura aproximadamente duas semanas. Os vegetais colhidos são armazenados por cerca de dez dias em local fresco para que não percam suas propriedades e aspecto apresentável.
Ao retirar o pepino do arbusto, é importante arrancá-lo com um rabo pequeno, e não virar os caules ou balançá-los em direções diferentes, para não danificar os frutos restantes.
Estas regras simples irão ajudá-lo a obter boas colheitas de pepinos Malysh no futuro. Além disso, esta cultura está adaptada para cultivo em áreas com diferentes condições climáticas.
As críticas sobre o pepino Malysh são as mais favoráveis. A maioria dos jardineiros, após as primeiras tentativas de plantio desta variedade, posteriormente tem um forte desejo de voltar a contatá-la, pois um pequeno vegetal dá grande alegria a todos.