A criação de nutria é considerada um processo muito emocionante. Se tudo for feito corretamente, esse ramo de negócio pode se tornar muito lucrativo. Para garantir que os bebês nutria nasçam na hora certa e saudáveis, é importante prestar cuidados de qualidade aos animais. Ao mesmo tempo, não é recomendável interferir no processo de nascimento, pois as fêmeas nesse período tornam-se agressivas e podem morder o dono.
Acasalamento Nutria
Criar nutria não é difícil. Este processo não apresenta dificuldades sérias. Pela sua natureza, os roedores são considerados muito precoces. A puberdade começa aos 4-5 meses.Mas para obter uma prole completa e viável, vale a pena iniciar a reprodução um pouco mais tarde. Geralmente isso não é feito antes de 6 a 8 meses. Isso ajuda a atingir a maturidade fisiológica e ganhar peso. Recomenda-se selecionar fêmeas com 7 a 8 meses de idade para reprodução. Neste caso, o peso vivo deve ser de pelo menos 3,5-4 kg. Os machos devem ser 1-2 meses mais velhos. É importante que pesem pelo menos 4-4,5 kg.
A família deve incluir de 4 a 7 mulheres. É formado por irmãs. O fato é que animais aparentados se dão melhor. Além disso, uma família pode incluir 1 homem não aparentado. Na escolha dos animais para acasalamento é importante considerar que eles devem apresentar alta produtividade e boa conformação.
Para aumentar as chances de fertilização, os criadores usam diferentes métodos:
- Gaveta, ou manual - neste caso, a partir do 1º dia do parto, a fêmea é colocada com o macho. Isso deve ser feito por 5 a 7 dias. Independentemente do resultado obtido, 24 dias após o parto, a fêmea é novamente colocada com o macho. Leva de 6 a 8 dias para fazer isso. Só é possível acasalar animais desta forma após o parto.
- Conjunto - este método é adequado para o primeiro acasalamento. Ao mesmo tempo, recomenda-se colocar de 3 a 14 fêmeas em um curral pequeno - tudo depende do tamanho da gaiola. Eles são cultivados lá por até 5-6 meses. Geralmente é recomendado selecionar indivíduos do mesmo tamanho e pesando pelo menos 2,5-3 kg. É importante que tenham um caráter amigável e não combativo. Aos 5-6 meses, um macho é colocado com as fêmeas. Neste caso, é utilizado um animal mais velho.
- Curral, ou grátis - neste caso, várias dezenas de fêmeas são colocadas em um curral com vários machos. 1 indivíduo é levado para 8 a 12 mulheres. Ao mesmo tempo, as gestantes são gradativamente identificadas e transplantadas. Este método é considerado o mais simples. No entanto, também tem uma desvantagem significativa. Nesta situação não é possível determinar a origem dos animais jovens. Além disso, é difícil encontrar indivíduos que não entrem em conflitos.
- Família - este método é adequado para iniciantes. É considerado um tipo de junta. Ao mesmo tempo, os grupos de fêmeas para a primeira cobertura incluem indivíduos da mesma ninhada que atingiram a idade reprodutiva. Um macho mais velho e não aparentado é então colocado na gaiola. Para minimizar o número de lutas, recomenda-se colocar 2 a 3 casas no paddock.
Depois que um homem é apresentado a uma mulher, ela pode se comportar de maneira irritada. Quando a caça começa, os indivíduos gradualmente se aproximam. Este processo termina com o acasalamento. A nutria fertilizada se comporta com muito mais calma. Ela descansa e come junto com o macho. A caça nas fêmeas é observada a cada 28 dias. Nesse caso, o intervalo entre o estro pode ser de 9 a 40 dias. Se o acasalamento não ocorrer imediatamente, a fertilização ocorre durante o próximo cio. Isso significa que em 1-1,5 meses todas as fêmeas serão fertilizadas.
Quanto tempo dura a gravidez em animais?
Uma mulher grávida dura 127-137 dias. Em média, esse período dura 132 dias. Nesse caso, os filhotes nascem avistados e totalmente cobertos de pelos. Se você tiver certas habilidades, já no 2º mês poderá sentir os frutos formados através da parede abdominal.
Determinando o prazo
A gravidez pode ser determinada com segurança 30-40 dias antes do nascimento. Para este período nutria está ganhando muito peso. Ao mesmo tempo, seu corpo assume uma forma esférica.Durante a gravidez, as mulheres podem ganhar até 2 quilos. Ao mesmo tempo, em estado de repouso, é possível observar como os futuros filhotes se movem no estômago.
Detectar a gravidez imediatamente após a concepção é muito problemático. Somente criadores experientes podem fazer isso. No entanto, é impossível determinar com precisão a presença de filhotes.
Quantos filhotes ela dá à luz?
Uma ninhada geralmente produz de 4 a 5 bebês. Às vezes, esse número aumenta para 10. Existem casos conhecidos de uma fêmea que deu à luz 18 filhotes ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo, são possíveis 2 partos por ano, o que pode gerar 22 filhotes.
Processo de parto da Nutria
Os partos de Nutria costumam ser fáceis e não requerem intervenção humana. Esse processo dura de 20 minutos a 2 horas. A duração específica é influenciada pela condição física da fêmea e pelo número de filhotes. Os intervalos entre as saídas são de 15 minutos.
É importante garantir que nada perturbe a mulher durante o parto. Por cerca de um dia ela recusa comida. Após o parto, Nutria também não come nada por vários dias.
Antes do parto, a nutria faz um ninho para os bebês. No entanto, às vezes ela negligencia isso. Nessa situação, existe o risco de os filhotes morrerem de hipotermia. Portanto, é importante controlar a presença de cama seca na gaiola. Após a conclusão do processo de parto, a nutria lambe os bebês para limpá-los do muco. Também nesta fase a fêmea come a placenta.
Após o término do trabalho de parto, a nutria pode apresentar agressividade por um certo tempo e correr pela gaiola. O aparecimento de tais sintomas indica o início da caça. Nessa situação, a fêmea precisa ser colocada em uma gaiola com o macho por um certo tempo.
Cuidados pós-parto
Dentro de 2 meses após o nascimento, a condição da nutria deve normalizar. A agressão desaparece completamente.Após a conclusão do processo de nascimento, é recomendável remover da gaiola roupas de cama velhas, filhotes mortos e restos de placenta.
Após a inspeção do ninho, recomenda-se contar os filhotes e registrar as informações em um diário. As fêmeas geralmente dão à luz de 5 a 6 filhotes. No entanto, por vezes este número aumenta significativamente. Os seguintes fatores influenciam a fertilidade:
- Número de casos;
- massa de nutria.
Os primeiros nascimentos são geralmente caracterizados por ninhadas pequenas. Nesse caso, os filhotes nascem enfraquecidos e muitas vezes morrem. Filhotes Nutria nascem com dentes. Literalmente dentro de 3-4 dias eles são capazes de absorver alimentos sólidos. No entanto, o leite materno é considerado uma parte importante da nutrição. A maior parte do leite é produzida entre 2 a 4 semanas de lactação. Posteriormente, seu volume diminui. Com 7 semanas, os filhotes podem ficar sem leite.
Recomenda-se o transplante de animais jovens aos 45-50 dias. Para facilitar o processo de desmame, vale isolar a fêmea dos filhotes. Depois disso, os animais jovens devem permanecer na mesma gaiola por algum tempo. Posteriormente, pode ser transferido para outros currais - tudo depende da finalidade do cultivo.
A criação de Nutria tem muitos recursos. Para criar esses animais com sucesso, é importante proporcionar-lhes cuidados adequados e uma alimentação balanceada. Para obter descendentes fortes e saudáveis, é recomendável escolher com sabedoria o método de acasalamento e monitorar o curso da gravidez e do parto.