Regras para criar e manter nutria em casa para iniciantes

Os criadores de gado domésticos criam nutria desde 1930. Os animais foram trazidos da América do Sul para aclimatação. Eles criaram raízes na Transcaucásia e se tornaram um objeto popular de caça e uso doméstico. Nutria também é conhecida como rato d'água ou castor do pântano. A carne animal é um produto dietético e a pele é mais barata que a pele de castor, mas não é inferior em qualidade. Portanto, o cultivo de nutria é considerado uma renda adicional lucrativa e extraordinária.


Descrição do animal

O castor do pântano é um mamífero da família nutria, uma ordem de roedores.

Características externas:

  • corpo maciço com 60 centímetros de comprimento;
  • cauda móvel, semelhante a um rato, coberta de escamas, com 45 centímetros de comprimento;
  • a cabeça é grande, com focinho largo e arredondado, como o de um castor;
  • os dentes da frente são salientes, longos e de cor laranja brilhante;
  • as orelhas são pequenas, redondas, parecidas com as de um rato, cobertas por dentro por pêlos finos e fofos;
  • olhos pequenos, castanhos;
  • patas dianteiras com dedos e garras tenazes;
  • os dedos das patas traseiras maiores são conectados por teias;
  • A pelagem consiste em proteções longas e duras e um subpêlo macio e curto.

O desmorfismo sexual dos animais se manifesta no tamanho - as fêmeas são mais claras e menores que os machos, mas têm a mesma cor. Nutria vive perto de lagos pantanosos e rios de fluxo lento. Os castores do pântano não constroem represas, mas cavam tocas e constroem ninhos nos juncos. São animais noturnos com excelente audição, mas visão deficiente. Desajeitadas em terra, as nutrias são muito ágeis na água, podendo mergulhar até 3 metros de profundidade e prender a respiração por 10 minutos.

Especialista:
Apesar da timidez, os castores do pântano são facilmente domesticados e se acostumam com os humanos. Eles são mantidos sozinhos ou em pares como animais de estimação. Em caráter, os nutria são semelhantes às chinchilas e aos gatos. Os animais adoram ser acariciados e receber guloseimas.

Os Nutria são limpos e, se a gaiola for limpa em tempo hábil, não cheiram mal. A expectativa de vida dos animais é de 8 anos. A cor natural dos castores do pântano é marrom. Mas com o desenvolvimento da indústria de peles, foram desenvolvidas espécies de cores brilhantes e nobres.

Variedades de nutria para reprodução

Castores do pântano padrão ou coloridos são criados em fazendas caseiras. As raças diferem em cor e fertilidade, mas cada uma tem suas vantagens.

Padrão

A raça de nutria doméstica originou-se de parentes selvagens. Os animais são caracterizados por uma cor marrom de vários tons.

Vantagens e desvantagens
alta fertilidade;
Adequado para cultivo de carne.
cor de pele simples.

Existem até seis filhotes na ninhada. São produzidos 2 a 3 descendentes por ano, o que permite aumentar o número de animais para engorda e a quantidade de produção. A pele nutria padrão tem um preço mais baixo.

Raças coloridas

Como resultado do cruzamento de indivíduos da raça padrão com um grande número de manchas brancas, surgiram o creme italiano e as nutrias azerbaijanas brancas como a neve. No decorrer dos experimentos de melhoramento subsequentes, surgiram variedades mutacionais e combinadas de castores do pântano, capazes de transmitir as características distintivas da raça por meio de cruzamentos interespecíficos e de raça pura.

Os tipos mais famosos:

  • bege;
  • preto;
  • pérola;
  • cítrico;
  • dourado;
  • esfumaçado;
  • pérola.
Vantagens e desvantagens
pele brilhante de vários tons;
maior custo das peles.
menos fértil.

As fêmeas de raças coloridas dão à luz até quatro filhotes.

Produtividade nutricional

A taxa média de fertilidade dos castores do pântano é de 10 filhotes por ano. A pele do animal ganha qualidade em 6 a 8 meses. Aos 7 meses, os animais atingem peso de abate - 5 a 6 quilos, independente da cor da pelagem. De uma carcaça obtêm 50-70 por cento ou, em média, 3 quilos de carne. A produtividade da carne das mulheres é 10% menor. Comparação da produtividade de carne de nutria e coelhos:

Índice Nutria Coelho
Volume de produção como porcentagem
Carne com ossos 54,5 56,9
Fígado 4,5 3,8
Gordo 6 7

O fígado, os rins e o coração podem representar 7% do peso da carcaça de uma nutria.

Criação de Nutria

Critérios de seleção de animais

Nutria é selecionada de acordo com os seguintes parâmetros:

  • direção da produtividade;
  • fertilidade;
  • idade;
  • preço.

Em primeiro lugar, é determinada a direção desejada da economia - carne ou peles. A maioria das raças de castores do pântano são versáteis. A venda de cachorros torna-se uma fonte de renda separada. Para obter um grande volume de produção, você deve escolher prolíficos raça nutria: padrão, branco italiano, ouro ou pérola. Para obter carne, é recomendável comprar qualquer raça de animal.

A idade favorável para compra de filhotes é de 3 meses. Os filhotes já desmamaram do leite materno, são independentes e prontos para engordar. É melhor comprar nutria em fazendas e viveiros especializados. Lá, os animais passam constantemente por controle veterinário e os proprietários monitoram a pureza da raça.

Vantagens e desvantagens

Vantagens e desvantagens
rações vegetais e peletizadas baratas e acessíveis;
ausência de odor desagradável por parte dos animais;
dieta simples;
doenças raras;
a natureza calma dos castores do pântano.
sensibilidade ao frio;
intolerância a sons altos.

A imunidade da Nutria é mais forte que a dos coelhos. Os investimentos na compra e organização de uma fazenda terão retorno rápido devido à alta fertilidade e produtividade dos animais. Os castores do pântano podem resistir a geadas de curto prazo sem perdas. Mas no frio constante eles congelam as caudas, o que leva à morte. Portanto, no inverno, os animais devem ser mantidos em ambiente aquecido e protegido de correntes de ar. A carne Nutria é um produto específico que às vezes causa mal-entendidos e repulsa. As desvantagens também incluem possíveis dificuldades com a venda de carcaças de roedores.

Condições de detenção e cuidados

Nutria é um animal aquático, então você definitivamente precisa montar uma piscina para ela. Se os castores do pântano não tomarem banho no verão, sua pelagem perde seu valioso brilho e maciez.

Raças coloridas

Equipamento necessário

O cultivo da nutria começa com a organização do local. Para uma colocação confortável de animais, você precisará de:

  • gaiolas metálicas 100x60x50 centímetros;
  • bebedouros - simples, bico ou vácuo;
  • comedouros - viveiros, tipo bunker;
  • Banheiras de natação com volume de 4 litros.

Eles contêm de 15 a 25 indivíduos por dois metros quadrados. Numa área menor, a população está limitada a quatro a seis indivíduos.

Especialista:
Os castores do pântano mastigam objetos de madeira. Portanto, o conselho para criadores novatos é que é aconselhável escolher todos os produtos em aço inoxidável.

Gaiolas com área para caminhada e piscina interna são adequadas para manter nutria em regiões quentes. Para fêmeas com filhotes, você precisará de gaiolas separadas com dois compartimentos - para alimentação e para nidificação.

Escolhendo e organizando moradia

Métodos para manter nutria:

  • fechado - em gaiolas sem banho;
  • grátis - em um cercado ao ar livre;
  • semi-livre - colocar os animais jovens em um curral durante o verão.

O primeiro método é adequado para criar castores do pântano para obter carne. Para obter pêlo de alta qualidade, os animais precisam de ar puro, movimento e água. No verão, é bom manter a nutria em uma área gramada cercada. A malha fina é adequada como cerca. Uma piscina é colocada no centro do curral e gaiolas são colocadas ao redor dela. Os Nutria são alojados em casas de metal para coelhos ou em casas caseiras. Eles podem ser colocados em dois andares.

As portas da gaiola ficam abertas. Para permitir a descida dos animais do segundo andar, são colocadas tábuas ou escadas nas entradas. O complexo de dois andares economiza espaço quando é necessário abrigar um grande rebanho.A opção ideal é instalar um recinto de verão às margens de um reservatório natural ou lagoa do local.

No inverno, um celeiro isolado é usado como alojamento para castores do pântano. A disposição interior é a mesma do recinto de verão. O chão está coberto de palha. A temperatura ambiente mínima é de +15 graus. Os animais também são mantidos em gaiolas individuais fechadas com comedouros e banheiras.

conteúdo nutritivo

No apartamento para nutria eles colocaram uma gaiola grande com um alimentador dentro. Um recipiente com água também é colocado dentro ou fora para que o animal possa tomar banho enquanto caminha.

O local da fazenda de nutria deve ser tranquilo e limpo, localizado longe de lixeiras e fossas. Os animais ficam assustados com sons agudos. Você não deve colocar a fazenda próxima a uma rodovia barulhenta, a uma ferraria ou a um recinto com cães de caça. Caso não seja possível encontrar um local tranquilo, o ambiente com nutria deve ser decorado com material insonorizante.

Funcionários

Não há necessidade de contratar pessoal especial para cuidar das nutrias. Você pode cuidar de vinte nutria sozinho. Se a população aumentar 2 a 3 vezes, será necessário um assistente para limpar as gaiolas.

Higiene

Descrição detalhada das regras de cuidado:

  • a água dos bebedouros e piscinas é trocada todos os dias;
  • bebedouros comuns são colocados em gaiolas por meia hora depois de comer, para que os animais não molhem as patas e não bebam água suja;
  • se a temperatura ambiente for inferior a quinze graus, coloque roupa de cama de palha no chão e nas gaiolas, troque 2 a 3 vezes por semana;
  • os animais são alimentados e regados ao mesmo tempo.

A limpeza em gaiolas e áreas de frade é importante para a beleza das peles dos castores do pântano. Os animais se penteiam após o banho com as garras, e a sujeira da água ou da cama fica espalhada em seu pelo.Como resultado, a pele perde brilho e atratividade.

O que alimentar o animal?

Para que a nutria produza carne e peles de alta qualidade, é preciso cuidar de sua alimentação adequada. Os castores do pântano são herbívoros. Na natureza, a dieta dos animais consiste em suculentos caules de junco, junco, raízes e galhos jovens de árvores.

Em casa, as nutria são alimentadas com capim com adição de cereais e suplementos minerais. Os castores do pântano comem grãos: centeio, aveia, trigo, cevada, milho. Eles também se beneficiam de legumes, bolo e farelo. Para suprir a necessidade de aminoácidos, os animais recebem ração mista. O menu é ajustado de acordo com a estação.

no inverno

A base da dieta de inverno dos castores do pântano é feno e palha, vegetais e frutas. A couve marinha será um substituto útil para a grama fresca. Os brotos das árvores frutíferas também são preparados para a nutria para o inverno e os cereais são germinados. A silagem é útil para os castores do pântano no inverno, pois estimula o apetite.

conteúdo nutritivo

Os componentes são misturados até formar uma massa homogênea para que os animais não escolham os pedaços mais saborosos. Nutria é alimentada duas vezes ao dia, de manhã e à noite. A porção da noite deve ser maior que a porção da manhã. O apetite dos castores do pântano desperta à noite.

No verão

A dieta dos castores do pântano na estação quente inclui:

  • grama fresca - alfafa, junco, trevo;
  • concentrados de grãos;
  • vegetais.

Nutria em um recinto na margem de um lago se alimenta de juncos, como seus ancestrais selvagens. Isso reduzirá os custos de alimentação. Um adulto precisa de um quilo de grama por dia e animais jovens - 500 gramas. Isto é o quanto os estômagos dos animais podem conter. O consumo de ração ou mistura de grãos é de 150-200 gramas por cabeça. Os castores do pântano levam de 1 a 3 dias para digerir os alimentos, então os alimentos são usados ​​com moderação.

Vitaminas e minerais

Alimentos vitaminados incluem vegetais. Os animais comem até um quilo de cenoura e beterraba por dia. Farinha de peixe, giz e sal são adicionados à dieta de inverno da nutria. O fosfato alimentar serve como uma fonte adicional de cálcio. Também no inverno e na primavera, a dieta diária deve consistir em uma pré-mistura vitamínica de 1%.

Gravidez e parto, cuidado com a prole

A reprodução dos castores do pântano em cativeiro ocorre naturalmente. A época mais favorável para o acasalamento é a primavera e o verão, embora as nozes estejam prontas para acasalar durante todo o ano. A puberdade nas mulheres ocorre aos 4-5 meses e nos homens aos 7-8 meses. Eles esperam mais um mês antes do primeiro acasalamento. As mulheres devem pesar 3,5 quilos e os homens - 4,5 quilos. Um macho é adicionado a um bando de oito fêmeas. Com este método de manutenção, a probabilidade de fertilização aumenta. Manter vários machos com fêmeas é perigoso, pois eles podem ferir uns aos outros em uma briga.

Definição de gravidez

A gravidez dura 120-130 dias e é determinada a médio prazo por sinais externos. A fêmea está se recuperando e selos esféricos podem ser sentidos no abdômen - filhotes. No último mês antes do parto, os mamilos incham, mas este sinal só se aplica ao primeiro parto. Após o parto, os mamilos não encolhem.

As mulheres grávidas precisam de total paz e tranquilidade, à medida que sua sensibilidade ao ruído aumenta. De medo, eles abortam. Portanto, células separadas são preparadas para mulheres grávidas. Nenhuma assistência humana é necessária durante o parto. Antes que os bebês apareçam, você não deve se aproximar da gaiola para trocar comida e água.

conteúdo nutricional

Cuidando de cachorrinhos

Os castores do pântano nascem com olhos, pelos e dentes abertos.Na sala com os filhotes, a temperatura deve ser mantida em +20 graus ou mais e protegida de correntes de ar. O peso de uma nutria recém-nascida é de 200 gramas. Os bebês são ativos, mas ganham peso lentamente. Aos dois meses, seu peso chega a um quilo. Até essa idade, eles devem ser alimentados com leite materno junto com capim. As nutrias de dois meses são transferidas para alojamentos gerais.

Os castores do pântano se reproduzem até os três anos de idade. Portanto, após três anos é necessária a troca dos reprodutores.

Prevenção de doença

Nutria tem imunidade mais forte que os coelhos. As doenças ocorrem quando mantidos em gaiolas frias e sujas.

Os criadores prestam mais atenção às medidas preventivas:

  • reposição diária de água em bebedouros e camas;
  • semestralmente desinfecção das instalações, gaiolas, louças e equipamentos de limpeza;
  • na entrada do recinto é colocado um tapete especial embebido em anti-séptico;
  • impedir imediatamente a propagação de ratos e insetos.

Os animais adquiridos são primeiro mantidos em um recinto separado por duas semanas e depois adicionados ao rebanho. Filhotes de castor do pântano contraem salmonelose. Para evitar a infecção, os nutria são vacinados. Antes de se mudar para as instalações antigas, a nova parte é completamente desinfetada.

Vendas de produtos, despesas e receitas

Se a nutria for criada para carne, os produtos são vendidos através dos seguintes canais:

  • compradores privados;
  • supermercados;
  • restaurantes;
  • para escritórios de compras.

A cooperação com agências governamentais para a aquisição de alimentos é benéfica devido aos incentivos fiscais. Ateliês e fábricas de roupas compram peles. O preço por quilograma de carne de castor do pântano é de 250 a 300 rublos. Para uma pele - 250-400 rublos. O período médio de retorno para uma fazenda de nutria é de um ano.

O sucesso de um negócio agrícola de nutria depende da concorrência e da procura na região. A situação nesta área precisa ser esclarecida antecipadamente. O primeiro lucro é normalmente gasto no desenvolvimento do empreendimento: compra de novos animais, rações, cuidados veterinários e reforma das instalações. Na prática, o lucro líquido adicional só pode ser esperado após 2 a 3 anos.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim