Pode ser difícil para os criadores de peles inexperientes compreender imediatamente como a nutria difere de uma lontra e de um rato almiscarado. Os animais são muito parecidos entre si, passam muito tempo na água e pertencem à família dos roedores. Mas também existem recursos diferentes, externos e outros. Cada grupo de mamíferos possui hábitos característicos, características reprodutivas, preferências alimentares e habitats.
Descrição dos animais
Externamente, os animais parecem ratos grandes. Uma cauda longa, dentes afiados e garras ajudam a sobreviver em condições difíceis. Os roedores se sentem confortáveis tanto em terra quanto no ambiente aquático.
Nutria
Nutria é um animal bastante grande. pesando até 12 quilos, também chamado de castor do pântano. Outras características do roedor:
- O corpo é forte e longo (0,5 metros excluindo a cauda) e a cabeça é pequena.
- As presas são laranja.
- As patas traseiras são palmadas, as anteriores têm 5 dedos.
- A cor é marrom, com pelagem mais clara na barriga.
A pele da nutria é várias vezes mais forte que a pele da raposa e as fibras são mais longas que as dos coelhos. O “casaco de pele” apresenta as melhores características no inverno. Graças às membranas, a nutria permanece bem na superfície da água e pode mergulhar.
O animal consegue ficar em profundidade por quase 10 minutos. A estrutura especial dos lábios bem fechados e a presença de músculos bloqueadores no nariz permitem-lhes roer os troncos das plantas na água.
Os animais não gostam do frio, apesar do pelo grosso. Nutria evita regiões onde o tempo gelado dura muito tempo. Os animais não sabem encontrar comida debaixo da neve.
Lontra
As lontras são animais predadores. Eles levam um estilo de vida semi-aquático. O focinho dos animais é alongado, assim como o corpo. O corpo atinge quase um metro de comprimento. Características características:
- Pés palmados curtos.
- Cauda escamosa de 26 a 55 centímetros.
- A pelagem é escura com tonalidade marrom no dorso e cinza com tonalidade prateada no ventre.
A densidade da cobertura da lontra é superior à da nutria. Cada centímetro quadrado contém pelo menos 50 mil fibras. A água não consegue molhar a pele fofa. Essa habilidade permite que o animal não congele mesmo em água gelada. A pele de lontra é valorizada em todo o mundo. Para obter matérias-primas valiosas, os animais são criados especialmente em cativeiro.
rato almiscarado
Os ratos almiscarados, ou ratos almiscarados, pertencem a uma subclasse de ratazanas. Externamente, os animais parecem grandes ratos cinzentos. Características distintas:
- Corpo oval com 35 centímetros de comprimento e cauda achatada do mesmo tamanho.
- Patas traseiras palmadas.
- Cabeça pequena com focinho rombudo e pescoço curto. As orelhas são quase invisíveis devido ao pêlo grosso.
- Os lábios se ajustam firmemente aos incisivos. Assim como a nutria, os ratos almiscarados podem se alimentar debaixo d'água.
- A pele é escura na parte superior e cinza com azul na parte inferior do corpo.
O rato almiscarado usa sua cauda escamosa como leme quando se move na água.
Principais semelhanças e diferenças
O mais pesado da trindade de roedores é a nutria. Os machos adultos pesam cerca de 12 quilos. As lontras ficam um pouco atrasadas, seu peso corporal chega a 10 quilos. Nesse sentido, os ratos almiscarados se destacam entre seus pares. Os animais são muito leves - apenas 1,8 kg. Existem semelhanças e diferenças em outras características.
O que eles comem?
As preferências alimentares dos animais são bastante semelhantes, mas não em tudo.
Nome do animal | Dieta |
Nutria | A base da alimentação da nutria é a vegetação das margens de lagos ou rios, bem como a vegetação aquática. Às vezes o animal come sapos, mariscos ou peixes. |
rato almiscarado | O animal também come alimentos vegetais. Prefere juncos e cardos, adora juncos, taboas ou pontas de flecha. Captura tritões ou sanguessugas, mas apenas se não tiver comida verde. A alimentação animal não ocupa mais do que 5% do volume total da alimentação. |
Lontra | Pequenos predadores caçam pássaros. Patos e limícolas muitas vezes se tornam presas de lontras. Porém, com mais frequência, os animais capturam os habitantes dos rios. Lagartos, tritões e sapos não são ignorados. Em busca de alimento, os animais conseguem percorrer até 15 quilômetros mesmo no inverno. |
A lontra prefere comer ração animal, ao contrário dos outros dois irmãos. Também há uma diferença entre o rato almiscarado e o castor do pântano.Os primeiros constroem tocas nas quais armazenam recursos alimentares de inverno. Estes últimos nunca armazenam alimentos.
Onde vive
A diferença entre nutria e rato almiscarado se manifesta em sua atitude em relação ao frio. Os castores do pântano não toleram geadas; os ratos almiscarados prosperam em condições climáticas adversas. A lontra também não tem medo de invernos rigorosos.
Os animais vivem:
Nome | Habitat |
Nutria | Da América do Sul, os animais foram trazidos para a Europa e regiões da Transcaucásia. Os animais também podem ser encontrados no Quirguistão. |
rato almiscarado | A América, apenas a parte norte do continente, também é considerada a pátria dos ratos almiscarados. Os ratos almiscarados também são comuns nos países da Eurásia. Na Rússia eles vivem em Kamchatka, no Extremo Oriente e na Sibéria. |
Lontra | Distribuído na Europa. Habita o Norte da África e regiões asiáticas. Magadan, Chukotka e outras regiões possuem grandes populações de lontras. |
Nutria geralmente vive perto de corpos d'água. Os animais formam pequenas colônias de até 15 indivíduos. As tocas são escavadas em encostas íngremes ao longo das margens.
Os ratos almiscarados também preferem áreas densamente arborizadas ao longo dos rios. A entrada da toca geralmente fica escondida debaixo d'água. Os animais também constroem casas em canaviais. Os animais não vivem em matilha. Famílias individuais ocupam diferentes áreas de alimentação.
As lontras levam um estilo de vida solitário. A semelhança com outros membros da família se manifesta na preferência por áreas cobertas de vegetação próximas à água. Nesses locais é fácil pescar e encontrar um abrigo isolado.
Características de reprodução
Os períodos de gestação são diferentes para os três roedores. Existem outras diferenças:
Espécies de mamífero | Reprodução |
Nutria | Os castores do pântano carregam seus filhotes por 130 dias. O calor sexual ocorre uma vez por mês. Existem até 6 bebês em uma ninhada.As mulheres dão à luz três vezes por ano. |
rato almiscarado | A gravidez dura apenas um mês. Reproduzem-se durante todo o ano em regiões quentes e em climas frios na primavera e no verão. Ao mesmo tempo, a fêmea dá à luz até 8 indivíduos. |
Lontra | O fruto se forma em 2 meses. Cada ninhada contém até 4 filhotes. As lontras acasalam o ano todo. |
Uma característica das lontras são os curtos períodos de gestação. Sob condições favoráveis, os descendentes nascem após 63 dias. Em climas gelados e quando a comida é escassa, as fêmeas não dão à luz. Os animais começam a parir quando as circunstâncias mudam para melhor. Às vezes a gravidez dura 270 dias. Os agricultores estão interessados em animais por causa de sua pele valiosa. Nutria também são criados por sua carne útil.