Os tipos de solo pantanoso são mais frequentemente encontrados nas zonas de tundra e floresta de taiga. Eles também são comuns nas estepes florestais e em outras áreas. A formação deste tipo de solo é causada pelo alagamento de terrenos ou corpos d'água turfosos. Este processo é acompanhado pela formação de turfa e gleying da parte mineral do perfil do solo. O desenvolvimento desse solo só é possível em condições de maior umidade.
Condições de formação
Solo pantanoso é aquele que contém muitos restos de plantas não decompostos ou semidecompostos.Eles se acumulam sob a influência do aumento prolongado da umidade.
A formação de tipos de solo pantanoso é causada pela influência de um processo especial de formação de solo, que é acompanhado por aumento de umidade. Isto se deve à influência das águas subterrâneas atmosféricas e estagnadas.
Os componentes do processo de formação desses tipos de solo incluem formação de turfa e gleying. O primeiro conceito implica o acúmulo de resíduos vegetais e húmus, o que leva à deficiência de oxigênio e ao desenvolvimento de processos anaeróbios.
A gleyização é entendida como um processo bioquímico que está associado à redução de ferro e manganês. Envolve necessariamente vários fungos e bactérias. Ao mesmo tempo, o solo é caracterizado por uma tonalidade escura.
Processos básicos de formação de solo
O processo de formação do solo é acompanhado pelo acúmulo de turfa na estrutura do solo e pela formação de compostos minerais. Este processo se desenvolve como resultado do constante alagamento, causado pela influência dos fluxos de águas subterrâneas e superficiais.
Quando ocorrem inundações, que estão associadas à degradação do relevo e à influência da precipitação, a água estagna. Porém, esse tipo de solo também pode ocorrer em locais com terreno plano. Isso se deve à presença de uma camada impermeável de solo. Se o lençol freático estiver alto, as camadas superiores ficam saturadas de umidade e as plantas se desenvolvem bem nelas.
Essa matéria orgânica se decompõe gradativamente nos pântanos e representa uma base de fragmentos de solo fértil. Depois de algum tempo, forma-se uma espessa camada de turfa.
Neste caso, considera-se que o principal fator de impacto é a própria área natural, que se caracteriza por determinadas condições e clima. Por si só, é propício ao alagamento e à formação de turfa.
Na verdade, o solo pantanoso é uma turfeira, que alterna com zonas de gleying. A composição, estrutura e aspecto do solo dependem do tipo de alagamento.
Estrutura e classificação do perfil
O perfil do solo pantanoso possui vários horizontes genéticos que diferem em suas características e conteúdo de húmus:
- uma espessa camada de serapilheira ou musgo, que é a camada superficial da vegetação de musgo, intocada pela decomposição;
- horizonte turfoso, que é dividido em subhorizontes;
- horizonte glei.
Dependendo do processo de formação e das zonas naturais, as zonas húmidas são divididas em 2 grupos - terras altas e terras baixas. A primeira categoria inclui as seguintes variedades:
- comuns - também são chamados de organogênicos;
- transitório - inclui fragmentos de musgo e grama;
- localizados em camadas arenosas - são chamados de húmus-ferro.
Solos de turfeiras são encontrados nas regiões de taiga da Sibéria, Kamchatka e Sakhalin. Eles são caracterizados por um alto grau de acidificação, baixo teor de cinzas e significativa capacidade de umidade.
Além disso, os solos pantanosos são divididos nos seguintes grupos:
- De acordo com o nível de desenvolvimento dos processos de formação de turfa. A formação e decomposição da turfa e do gleying provocam a formação de tipos de solos férteis com teores variados de húmus e húmus. Eles também diferem no grau de acidificação. De acordo com este critério, os solos são divididos em terras altas, terras baixas e turfeiras.
- Do ponto de vista econômico. Este critério envolve a consideração das propriedades do solo dependendo do tipo de pântano.Tipos de solos altos, nos quais o substrato não está completamente decomposto, são considerados pouco adequados. Eles são ácidos e contêm poucos nutrientes.
Os pântanos de planície são mais adequados para o desenvolvimento e adaptação às necessidades agrícolas. Eles se distinguem por parâmetros de acidez neutra e decomposição de turfa de alta qualidade.
Composição e propriedades
A composição, características e fertilidade dos solos pantanosos são influenciadas pela estrutura do horizonte turfoso. A composição dos horizontes gley é variada. É em grande parte determinado pela composição granulométrica, mineralógica e química das rochas nas quais os tipos de solo turfosos são formados.
As características comuns incluem características físicas desfavoráveis, como desagregação e compactação, e a presença de variedades ferrosas de ferro. A avaliação agronômica e genética dos tipos de solo turfoso é realizada levando-se em consideração a espessura da camada de turfa. Também vale a pena considerar os seguintes parâmetros da turfa:
- nível de decomposição;
- composição botânica;
- estrutura da matéria orgânica;
- teor de nitrogênio;
- teor de cinzas e composição de tais componentes;
- características físicas.
Como melhorar?
Para melhorar a composição e estrutura dos tipos de solo pantanoso, recomenda-se a utilização de uma ampla gama de ações:
- Primeiro, drene o solo. Para drenar a água, são erguidos reservatórios e construídas eclusas. Isso contribui para o aumento da mineralização dos elementos orgânicos, aumento da aeração do solo e oxidação dos componentes ferrosos.
- Adicione sistematicamente nitrogênio, potássio e fósforo ao solo. É especialmente importante fazer isso nos primeiros anos após a drenagem.
- Adicione cobre regularmente. Os solos pantanosos contêm pouco deste componente.
- Para solos elevados e de transição, realizar calagem.Este procedimento ajuda a reduzir os parâmetros de acidez.
- Remova as ervas daninhas, pois seu sistema radicular causa compactação do solo.
Uso
A turfa das terras baixas pode ser usada como fertilizante orgânico. Este fertilizante é perfeito para tipos de solo gramado e podzólico. A variedade de musgo deste produto é utilizada em camas para animais de estimação porque é excelente na absorção de gases e esterco, reduzindo a perda de nitrogênio. Horizontes de turfa são usados para compostagem. Isso ajuda a obter fertilizantes de alta qualidade.
Vegetação
Arbustos de urze e musgos esfagno geralmente crescem em pântanos elevados. Existem também variedades anãs de bétula e pinheiro. Os pântanos das terras baixas podem ser gramados, hipnóticos ou arborizados. No primeiro caso, contêm ciperáceas, algodoeiro e junco. Os tipos hipnóticos caracterizam-se pelo predomínio de musgos, enquanto os tipos florestais apresentam um povoamento de amieiros negros.
Os solos pantanosos diferem em estrutura e composição. Isto deve ser levado em consideração ao usar solos para fins agrícolas.