Os tipos de solo castanheiro são encontrados em estepes áridas e semidesertos localizados na zona temperada. São mais claros que os solos pretos e podem ter tonalidade castanha, castanha escura ou castanha clara. A cor do solo se deve ao menor teor de húmus. A participação desta substância é de 1,5-4,5%. Este tipo de solo é formado em loess, areia carbonática e aluvião. As áreas com estes solos são caracterizadas por um clima árido acentuadamente continental.
Peculiaridades
Esses solos são encontrados em estepes secas, onde predominam os chernozems. Estas são principalmente grandes faixas que partem da parte ocidental de Altai. Nas regiões orientais o número desses solos é muito menor. Eles são encontrados apenas nas terras baixas, na forma de áreas isoladas.
Esses solos são comuns nas estepes do leste da Transbaikalia, no sul da planície oeste da Sibéria. Eles também são encontrados nas áreas montanhosas do Cazaquistão, região de Astrakhan e Daguestão. O sul da Ucrânia também é considerado a localização geográfica das terras dos castanheiros.
A composição granulométrica deste tipo de solo é caracterizada por algumas características. Eles são ricos em sal. Isto se deve à capacidade do solo de absorver sódio.
A parte de lodo, via de regra, está distribuída uniformemente ao longo do perfil do solo. Porém, com diferentes graus de salinidade, pode passar da camada superior para as estruturas inferiores.
Em comparação com o solo negro fértil, os solos de castanheiro contêm menos húmus. Sua camada não ultrapassa 40-55 centímetros. É por isso que os solos são de cor marrom. A estrutura deste solo tem horizontes bem definidos. O topo contém mais húmus. A camada localizada abaixo é considerada transitória e contém muito menos húmus.
Depois, há outro horizonte de transição, que se distingue por frações irregulares e planas com estrutura rugosa. Abaixo há uma camada de carbonato iluvial de alta densidade e sem estrutura. Em profundidade transforma-se em rocha-mãe.
Condições naturais de formação do solo
O processo de formação do solo depende da influência de muitos fatores. Isso inclui condições climáticas, relevo, vegetação.
Clima
Os solos castanheiros são formados em zonas de estepe seca.Eles têm um clima continental. No inverno, esta área apresenta baixas temperaturas e uma insignificante camada de neve. O verão é considerado muito seco.
De particular importância é o efeito do anticiclone no resfriamento radiativo perceptível no inverno. As zonas de formação de solos castanheiros são caracterizadas por precipitações irregulares. A localização próxima das águas subterrâneas contribui para o umedecimento apenas das camadas superiores. Ao mesmo tempo, a alta evaporação leva à deficiência de umidade nas estruturas inferiores. O coeficiente de umidade deste tipo de solo é 0,25-0,45.
Rochas de relevo e formadoras de solo
A estrutura dos solos de castanheiro depende da topografia. É principalmente plano. No entanto, é quase sempre complementado por estuários, depressões e depressões. Portanto, a composição do solo e o conteúdo de húmus nele podem diferir.
É importante levar em consideração o microrrelevo - o estado da camada superior da terra. Este parâmetro está intimamente relacionado às comunidades vegetais e zoológicas.
Cobertura vegetal
A vegetação afeta a estrutura dos solos. Quando uma variedade é substituída por outra, novas condições para a formação do solo são formadas à medida que o processo muda. Este processo é caracterizado por características zonais. Nesse caso, a vegetação estepária substitui na maioria das vezes a vegetação florestal, o que provoca lixiviação e degradação do solo.
Como resultado, a formação de solos castanheiros ocorre sob a influência complexa de muitos fatores.Está associado a um clima árido e quente, à morte anual de plantas e ao enriquecimento com diversas substâncias e sais.
Estrutura e classificação do perfil
Os solos de castanheiro são generalizados. Possuem uma estrutura de perfil característica, que inclui os seguintes componentes:
- A - é um horizonte de húmus, cuja espessura é de 15 a 30 centímetros. É caracterizada por uma cor cinza escuro ou castanha, além de uma estrutura protuberante.
- B1 é um horizonte de transição com espessura de 10 a 25 centímetros. Distingue-se por uma cor castanha mais rica e uma estrutura densa.
- B2 – é um horizonte de transição com cor irregular. Sobre um fundo marrom há manchas e estrias de húmus. É caracterizado por uma estrutura prismática irregular.
- VSK é um horizonte iluvial-carbonatado, cuja espessura é de 40 a 50 centímetros. Esta camada é caracterizada por uma cor amarelo-marrom ou amarela e alta densidade.
- SS é uma rocha-mãe com depósitos de gesso. Começa a uma profundidade de 110-200 centímetros e tem uma estrutura mais solta e úmida.
Argiloso
A principal característica desse solo é considerada o alto teor de argila. O solo é altamente plástico e se enrola em uma corda e um anel. Esse solo não é adequado para plantas porque dificilmente permite a passagem de água e ar.
Argiloso pesado
Esses tipos de solo são caracterizados por alta coesão e capacidade de retenção de umidade. Eles são bem abastecidos com nutrientes e contêm bastante húmus. Ao mesmo tempo, é difícil cultivar tais terras.
Meio argiloso
Eles contêm aproximadamente 60% de argila e 40% de areia. Eles contêm muitos minerais e plantas benéficas.Graças a isso, esses solos são adequados para o cultivo de muitas plantas. Esse solo é considerado permeável e facilmente saturado de oxigênio.
Argila arenosa leve e argilosa
Esses solos são fáceis de processar, por isso são chamados de leves. Eles se distinguem pela excelente permeabilidade à água e condições de ar favoráveis. Além disso, essas terras estão esquentando rapidamente. Ao mesmo tempo, solos leves também apresentam desvantagens - em primeiro lugar, baixa capacidade de umidade.
Sandy
Esses solos são leves e possuem excelente permeabilidade à água. Eles permitem a boa passagem do ar, mas têm baixa capacidade de umidade. Portanto, as plantas que crescem nesse solo apresentam deficiência de umidade. Outra desvantagem é a suscetibilidade a processos erosivos.
Onde é usado?
Os solos do tipo castanheiro caracterizam-se pela presença de vegetação muito esparsa e de baixo crescimento. Na maioria dos casos, existem plantas xerófitas adaptadas para sobreviver em condições críticas de deficiência de calor e umidade.
Na natureza, a vegetação das formações castanheiros é considerada relativamente pobre. Festuca, absinto, capim-pluma e gramíneas, que são resistentes à umidade instável, crescem bem neles.
No entanto, com irrigação adequada, o uso económico de tais solos pode ser muito bem sucedido:
- Solos castanhos claros e solos com alto teor de solonetz são adequados para o cultivo de trevo doce, alfafa e grama de trigo - culturas herbáceas resistentes ao sal e à seca. O gado pasta nessas terras. Com a aplicação adequada de fertilizantes, a fertilidade do solo pode aumentar significativamente.
- Os solos castanhos escuros são mais férteis. Você pode cultivar qualquer planta vegetal, horta e melão nelas.Essas terras são adequadas para o cultivo de milho, girassol e milheto. Variedades de trigo duro também podem ser plantadas aqui.
Para que a agricultura em solos de castanheiro seja bem-sucedida, eles precisam ser adequadamente fertilizados. Com irrigação adicional, vale a pena utilizar compostos com alto teor de fósforo, potássio e nitrogênio. Se não houver rega, você pode adicionar alguns suplementos de fósforo.
Imperfeições
Para utilizar com sucesso os solos de castanheiro na agricultura, é necessário adicionar-lhes preparações minerais e orgânicas. Solos castanhos claros não são adequados para o cultivo. Eles são mais frequentemente usados para pastagens. Eles contêm pouco húmus e dificilmente permitem a passagem de umidade. Outra desvantagem de tais solos é a tendência de acumular muitos compostos nocivos.
Os solos de castanheiro são considerados bastante férteis e podem ser utilizados para fins agrícolas. Porém, para isso precisam ser adequadamente irrigados e alimentados.