A zona de estepe russa estende-se desde o Mar Negro até Altai e as montanhas do Cáucaso. Está parcialmente localizado no Leste Europeu, parcialmente na planície da Sibéria Ocidental. Consideremos a localização, o clima, os principais tipos de solos de estepe, propriedades características, quais processos os formam, como as terras de estepe são utilizadas na atividade econômica humana.
Localização geográfica e tipos de estepes na Rússia
A estepe da Eurásia está localizada na zona temperada e subtropical, estendendo-se de oeste a leste por milhares de quilômetros.São áreas planas com densa vegetação herbácea e arbustiva, quase sem árvores, na maioria das vezes encontradas ao longo das margens dos rios. No norte, a estepe faz fronteira com a estepe florestal, no sul – com terras semidesérticas e desertos.
Os solos das estepes apresentam alta fertilidade e a maior parte da área é arada para uso agrícola. É aqui que se encontram os chernozems, que, no entanto, diferem no conteúdo de húmus. Nos chernozems comuns a percentagem de húmus chega a 6-10%, nos do sul não ultrapassa 6%, nos solos de castanheiro é ainda mais baixa - 4-5%. Os solos de estepe têm excelentes propriedades físicas e contêm muitos nutrientes suficientes para o cultivo de plantas.
Clima de estepe
O clima da zona de estepe pode ser temperado continental ou continental. A temperatura média no inverno da planície da Europa Oriental atinge -5 °C, e ao longo das bordas da planície da Europa Ocidental pode cair para -30 °C. No inverno há pouca neve e ventos frequentes. Na primavera, a neve derrete rapidamente e há pouca precipitação.
No verão, em média, a temperatura chega a +25 °C, a maioria dos dias são ensolarados. A precipitação predominante cai na primavera e no verão, mas, mesmo assim, o clima de estepe é caracterizado pela aridez. Ventos secos podem soprar no verão. O outono é moderadamente quente até novembro.
O clima das estepes do sul é mais ameno devido aos ventos do sul, que trazem umidade no verão e calor no inverno. Nas estepes ocidentais, no inverno, geadas severas não são incomuns, o solo congela profundamente e a cobertura de neve é rasa. O verão é curto e as geadas chegam mais cedo.
flora e fauna
A principal vegetação de estepe são as gramíneas pertencentes à família dos cereais, o absinto e o capim-pluma. Eles têm raízes poderosas que permitem às plantas extrair umidade das camadas inferiores do solo e tolerar bem a seca e o calor.A maioria dos tipos de vegetação possui folhas verdes escuras e estreitas, que ajudam a reduzir a evaporação. A vegetação de estepe inclui plantas melíferas: erva-mãe, alfafa, trevo doce, phacelia e trigo sarraceno.
A fauna da estepe não é muito diversificada. Existem poucos animais de grande porte, são saigas e antílopes. Na maioria das vezes, esquilos terrestres, ouriços, hamsters, jerboas e marmotas são comuns nas estepes. Raposas, furões e lobos se alimentam deles. Existem também aves de rapina - falcões, corujas, urubus. As espécies não predadoras incluem grous, patos, garças e abetardas. Os anfíbios incluem lagartos, cobras, sapos e rãs.
Tipos principais
Os chernozems típicos são comuns nas estepes: a maior parte de seus territórios são arados e produtos agrícolas são cultivados neles. A zona árida é caracterizada pela lixiviação de sais de sódio, cálcio e magnésio da camada fértil e processos erosivos.
castanha
Na área onde são comuns predominam terrenos planos ou ondulados. Os solos formadores de solo são franco-carbonatados, argilas, loess, arenitos intemperizados, calcários e outros. A terra tem uma tonalidade marrom característica.
Marrom
Eles são formados sob a influência do clima úmido das regiões subtropicais, sob arbustos xerófitos e gramíneas de estepes.Caracterizam-se por um regime hídrico não percolativo, que provoca argilização do horizonte médio, e saturação com sais e cálcio, cujo teor na camada superior chega a 90%.
Os solos marrons apresentam estrutura pronunciada, predominantemente de composição mecânica pesada, acidez neutra. O horizonte de húmus é espesso, até 1 m, portanto, em sua maioria, os solos de estepe marrom são férteis.
Solonetzes e solonchaks
Solonetzes de estepe são formados quando a água do solo está baixa; podem ser encontrados em chernozems, solos marrons e castanhos. Apesar de a água ser profunda, é prolongada por vegetação de estepe com raízes longas. Junto com a água, os sais sobem e permanecem na superfície após a evaporação da água. Os sais contêm não apenas os benéficos, mas também os que prejudicam as plantas.
A formação de solonetzes é caracterizada por uma combinação do processo solonetz e do processo turf. O acúmulo de sais aumenta na zona estepe de norte a sul, enquanto a intensidade do processo de grama, ao contrário, diminui. A salinidade é mais típica para solos de composição mecânica pesada, ou seja, para solos argilosos.
Formação do solo
Os solos de estepe são formados em condições de umidade instável e insuficiente. Todos os anos a vegetação produz, embora pequena, serapilheira constante. A decomposição dos resíduos vegetais ocorre na estação quente e cessa na estação fria. A falta de umidade leva a um fraco umedecimento do solo, portanto, apenas os sais facilmente solúveis são removidos da camada onde as raízes estão localizadas, enquanto os sais de cálcio e magnésio descem ligeiramente.
Aplicativo
Os solos de estepe são excelentes para o cultivo de grãos, milho, girassóis, melões e vegetais, e para o desenvolvimento da pecuária. A grama é uma excelente fonte de alimento para animais de fazenda. Na zona de estepe são criados vacas, porcos, ovelhas e aves.
A vantagem dos solos de estepe é a sua alta fertilidade, mas também apresentam desvantagens: condições hídricas desfavoráveis, secam rapidamente e requerem umidade constante. Os solos de estepe, principalmente os leves, são suscetíveis à erosão eólica, por isso é necessário tomar medidas antierosivas.
Os solos de estepe são formados principalmente em argila, sob a influência de umidade moderada, evaporação prevalecendo sobre a umidade e vegetação herbácea perene. Mais frequentemente, são chernozems férteis ou solos marrons com boas propriedades físicas. São mais adequados para uso na agricultura, no cultivo de plantas e como base para pastoreio de gado. Para obter a colheita, é necessário o uso de tecnologia agrícola, que inclui irrigação e afrouxamento obrigatório do solo, aplicação de fertilizantes e proteção contra intempéries.