A tundra é uma zona natural do norte caracterizada por solo permafrost, vegetação esparsa e um clima constantemente frio. Consideremos informações gerais sobre a zona natural, clima, vegetação, dados geológicos, condições de formação, tipos de solos de tundra, sua composição e características. Possível uso de solos de tundra na agricultura.
Informações gerais sobre a área natural
A tundra, como outras zonas naturais, é caracterizada por condições climáticas, condições de formação de solo e vegetação especiais.
Condições climáticas
Do norte, a tundra faz fronteira com o deserto do Ártico, do sul – com a floresta-tundra, sua largura de norte a sul é de cerca de 500 km. A zona está localizada na zona subártica, ocupa até 10% do território da Rússia e está distribuída em uma faixa de leste a oeste. A peculiaridade da tundra são as planícies alagadas e pantanosas, o solo é principalmente rochoso, pantanoso e turfoso.
A zona da tundra é caracterizada por verões curtos e frios; em julho a temperatura não ultrapassa alguns graus Celsius; os invernos são muito longos, com ventos fortes. Há pouca precipitação, apenas cerca de 200-300 mm por ano. No entanto, o solo da tundra fica constantemente encharcado devido à falta de calor, à evaporação e ao fato de o solo descongelar até uma profundidade rasa no verão. Devido ao alagamento, muitos lagos e pântanos se formaram na tundra.
A fertilidade dos solos da tundra é baixa; o húmus se forma lentamente e é soprado da superfície pelo vento.
Dados geológicos
A localização geográfica da zona de tundra afeta o clima característico. O sol não fornece muito calor, por isso o solo não aquece o suficiente para criar boas condições para o desenvolvimento e reprodução da vegetação. Evaporação não é igual a umidade, por isso o solo está sempre encharcado. A recuperação, ou seja, a drenagem, é necessária para uso.
Vegetação
A vegetação da tundra é composta principalmente por musgos e líquenes, que não requerem muitos nutrientes, por isso podem crescer em solos pobres de tundra. Gramíneas baixas, cereais e ciperáceas, papoilas polares, alecrim selvagem, arbustos e árvores baixas e tortas, bagas - amoras silvestres, mirtilos, amoras - também crescem aqui.Há mais vegetação nos vales dos rios, onde as condições climáticas são mais amenas.
Condições de educação
Condições para a formação de solos de tundra: baixas temperaturas, permafrost, excesso de umidade e rochas-mãe. O frio interrompe processos biológicos e químicos. O excesso de umidade cria zonas úmidas; as condições de formação do solo são dominadas por áreas livres de oxigênio, também devido ao excesso de umidade e à falta de oxigênio nos poros do solo. A taxa de transformação dos resíduos orgânicos é baixa, por isso a camada fértil é fina e demora muito para se formar.
Solos predominantes na tundra
Os solos desta zona são representados por solos gley, marrons, turfosos e turfeiras. Apesar das diferenças, eles têm muito em comum - costumam ser ácidos e têm baixo teor de húmus.
Gley
Uma característica especial deste tipo de solo é a presença de horizonte glei. O horizonte gleyed apresenta-se como uma massa viscosa cinza ou azul-esverdeada, onde o ar penetra nele aparecem manchas avermelhadas ou ocres, indicando a presença de hidróxidos de ferro. Devido ao constante congelamento e descongelamento, a transição de um horizonte para outro pode não ser claramente expressa. Os solos Gley são comuns na tundra típica, desenvolvendo-se em margas, sob musgo e vegetação arbustiva.
Na tabela você pode ver as principais características dos solos gley:
Característica | Significado |
Saturação de bases | 60 % |
Conteúdo de húmus | 4-6 % |
Espessura da camada fértil | 10 centímetros |
Marrom azedo
Eles são formados com boa lavagem do solo e acesso ao oxigênio, não há estagnação de umidade neles, ocorrem processos aeróbicos. Solos marrons ácidos na tundra são encontrados em áreas montanhosas. Sua característica distintiva é o aumento da acidez.
Azedo
Distinguem-se pela estrutura em camadas do perfil do solo: uma camada de grama de cor cinza ou marrom-acinzentada, estrutura protuberante, com massa de raízes, depois há uma fina camada de húmus, solta, marrom-acinzentada. Classifica-se em aluviões em camadas de várias composições granulométricas. O teor de húmus é de 1-2%, a reação é neutra ou levemente ácida, há poucos nutrientes.
Turfeiras poligonais
Pântanos de várzea e de transição são formados em planícies, vales de rios e cavidades de drenagem. Eles são formados sob a influência do excesso de água. À medida que a turfa se acumula, a estrutura das turfeiras muda: a camada superior pode atingir uma espessura de 10 cm. A vegetação que ama a umidade cresce nas turfeiras, cuja diversidade é muito maior nas terras baixas e nas turfeiras de transição do que nas turfeiras altas.
Pântano-tundra
Eles estão localizados em manchas na tundra. Formam-se em áreas sem vegetação em diferentes paisagens. A peculiaridade desse solo é um horizonte orgânico fraco. Sob uma fina camada de algas encontra-se um horizonte mineral gleyed. A cor dos solos pantanosos-tundra é cinza com veios ocres, a consistência é viscosa, sem estrutura. Eles são adjacentes aos solos da tundra gley.
Aplicação de solos de tundra na agricultura
O clima rigoroso e o horizonte inferior do permafrost deixam sua marca em todos os tipos de solos de tundra. Eles estão encharcados, muitas vezes ácidos, fracos e inférteis. Portanto, são de pouca utilidade para uso econômico.
O cultivo só é possível com a aplicação de doses suficientes de fertilizantes. Em terreno aberto, o cultivo de culturas resistentes ao frio só é possível em solos com composição arenosa leve que aquecem rapidamente.
Os solos da tundra têm características características; as características morfológicas são influenciadas pelo clima, localização geográfica, regime hídrico e vegetação predominante. Distinguem-se por uma fina camada superior, que contém pouco húmus, muitas vezes recoberta pelo horizonte inferior, viscosa e impermeável ao ar. Os solos de tundra tornam-se adequados para uso em atividades econômicas apenas com cultivo e manutenção artificial da fertilidade.