Os cavalos frísios são chamados de pérolas negras ou ouro negro devido à sua pelagem sedosa e ao arco liso do pescoço. A espécie reprodutora holandesa estava à beira da extinção, mas agora o número de frísios no mundo aumentou. O exterior nobre despertou o interesse dos criadores pela raça. A crina esvoaçante e os cascos peludos transformam o galopante cavalo frísio na personificação da força imparável.
- Como a raça nasceu
- Vantagens e desvantagens
- Descrição completa e exterior
- Variedades e cores de frisos
- Temperamento animal e treinabilidade
- Onde os cavalos são usados?
- Recursos de conteúdo
- Estábulo
- Alimentação e rega
- Cavalos
- Éguas grávidas
- Cuidados com o corpo e a crina
- Medidas de prevenção de doenças
- Características de criação
- Fatos interessantes sobre cavalos Frísios
- Preço
Como a raça nasceu
A pátria dos cavalos Frísios é a Frísia, uma região da Holanda. A raça foi desenvolvida nos séculos 16 e 17 através do cruzamento de cavalos de tração locais resistentes ao frio e andaluzes espanhóis amantes do calor. Os ancestrais dos frísios modernos não se distinguiam pela graça. Eles eram usados como animais de tração e para montaria. Os guerreiros cavalgavam para a batalha em cavalos frísios. Cavalos poderosos suportavam o peso de um cavaleiro de armadura.
A Holanda medieval dependia da economia, do comércio e da situação militar da Europa. A aparência e a força dos Frísios variavam de acordo com a situação política. Os criadores melhoraram a qualidade dos cavalos utilizando raças europeias e orientais.
Durante o período de domínio espanhol, o exército holandês não precisava de cavalos de guerra pesados. Os frísios foram facilitados pelo cruzamento com raças berberes e andaluzas. O resultado foi um cavalo ágil e universal, adequado para guerra, esportes e desfiles. No século XVIII, os Frísios foram gradualmente substituídos por raças de equitação. No século 20, seu número diminuiu. Mas mesmo a imunidade real e a manutenção de um livro genealógico não salvaram Cavalos holandeses da degeneração.
Para evitar que os Frísios desaparecessem completamente, e também por falta de indivíduos de raça pura, foram cruzados com outras raças.
Como resultado, a graça medieval original dos cavalos holandeses foi prejudicada. As pernas ficaram mais curtas e o corpo mais maciço. No final do século XX, a Europa voltou a interessar-se pelas raças nobres. Os cavalos Frísios são alguns dos mais bonitos do mundo.
Vantagens e desvantagens
O cavalo Frísio é resistente, gracioso, de estatura média e de constituição harmoniosa. O animal caminha com passo suave e confortável para o cavaleiro.
Qualidades positivas dos frisos:
- aparência cerimonial;
- curva traseira confortável para sentar;
- agradabilidade.
Os aspectos negativos da raça Frísia estão relacionados ao conteúdo e uso:
- dieta complexa;
- cuidados diários trabalhosos;
- sensibilidade a condições de vida abaixo das ideais e à má nutrição;
- os dados externos prevalecem sobre as capacidades físicas e intelectuais.
Os cavalos Frísios são lindos, obedientes, mas não muito inteligentes. Para competições por equipes e corridas de cavalos, os jóqueis preferem raças mais manobráveis e de baixa manutenção. Devido à sua preparação trabalhosa, os cavalos Frísios também não são adequados para grupos de turismo cross-country. A exuberante crina, cauda e pernas são difíceis de limpar de pequenos detritos florestais e de campo.
Descrição completa e exterior
Características externas da raça:
- altura na cernelha – 150-162 centímetros;
- Traje Preto;
- corpo pesado;
- costas largas;
- região lombar profunda;
- garupa alongada;
- pescoço curvo e alto;
- cabeça grande e alongada;
- perfil reto;
- orelhas alongadas, pontiagudas e retas;
- pernas poderosas;
- os cascos traseiros são mais estreitos que os dianteiros;
- As pernas abaixo da articulação do joelho são cobertas por pêlos longos.
O atlético cavalo Frísio adotou a alta estatura e a leveza do andaluz. Uma crina espessa, cauda e pêlos longos fluindo sobre os cascos são as características distintivas do Frísio.
Além do exterior, o padrão da raça inclui a qualidade da marcha:
- passo - quatro tempos, uniforme;
- trote é um trote push-pull com uma longa fase de vôo.
Os cavalos frísios correm suavemente, com passo de carruagem, levantando as pernas bem alto. A velocidade em terreno plano é menor do que em uma fina camada de neve.
Variedades e cores de frisos
Os cavalos holandeses são divididos em três tipos de exterior:
- barroco - indivíduos com pedigree que remonta aos primeiros representantes da raça, parecem nobres, distinguem-se pela crina espessa e andar alto;
- atlético - caracterizado por costas curtas, corpo denso, mas o pequeno volume dos pulmões não permite a participação em corridas;
- moderno - um tipo intermediário entre o leve esportivo e o poderoso barroco.
A cor padrão dos frisos é preta. Às vezes, as mulheres apresentam uma marca branca na testa - uma “estrela”, não ultrapassando 3 centímetros de diâmetro. Para os homens, as inclusões são inaceitáveis.
Os potros brancos ou vermelhos nascem da mistura da raça Frísia com a raça Oriental ou Americana. Uma tonalidade clara com tonalidade cinza é obtida pelo cruzamento com um cavalo árabe. Os potros Appaloosa de raça mista parecem frísios de cabelos castanhos.
Temperamento animal e treinabilidade
Os cavalos Frísios são inteligentes e adaptam-se ao cavaleiro. A raça é mais adequada para aprender a montar do zero. Os frísios são enérgicos e equilibrados, não têm medo de sons altos e multidões. Eles podem ser treinados em diferentes tipos de marcha. A natureza fleumática dos holandeses e a expressividade dos ancestrais espanhóis combinavam-se no temperamento sanguíneo dos frísios.
Onde os cavalos são usados?
O caminho para o desporto não está fechado aos frísios, embora os homens bonitos sejam mais procurados no sector do entretenimento. Áreas de uso:
- turismo urbano;
- dirigindo;
- arte circense;
- indústria de eventos.
Os cavalos frísios são comprados para serem mantidos em estábulos privados e para passeios. Homens bonitos e majestosos são atrelados a carruagens de lazer e carruagens para ocasiões especiais.
Recursos de conteúdo
Para o bem-estar dos Frísios Cavalos precisam de uma dieta balanceada, limpeza e aconchego na barraca.
Estábulo
Condições favoráveis para frisos:
- temperatura – 16-20 graus durante todo o ano;
- ventilação, ar fresco;
- sem rascunhos.
O tamanho da baia depende de quanto tempo o cavalo passa nela.Os criadores às vezes montam dois locais - um de inverno, de 3x4 metros, e um de verão, de 3x2,5 metros.
Alimentação e rega
O cardápio do cavalo Frísio consiste em grama, grãos, vegetais e minerais. Raça de elite não pode ser alimentada ração para gado de grande porte. A mistura finalizada contém substâncias que causam distúrbios digestivos. A ingestão diária é calculada individualmente com base no peso e na atividade física do cavalo.
Cronograma de alimentação sazonal para frisos:
- 3 vezes ao dia no inverno;
- 2 vezes ao dia no verão.
A alimentação é dada no mesmo horário do dia e da noite. Comedouros e bebedouros são instalados na altura do peito do cavalo. A louça é lavada diariamente e desinfetada uma vez por mês. Bebedouros automáticos estacionários fornecerão aos animais acesso 24 horas por dia a água limpa.
Cavalos
Composição da alimentação para garanhões e éguas Frísias de todas as idades:
- Farelo;
- trigo;
- milho;
- aveia integral;
- cevada esmagada;
- cenoura;
- batata;
- beterraba crua ou cozida;
- sal.
Ordem de alimentação:
- forragem - feno, grama;
- vegetais suculentos;
- culturas de grãos.
Gramíneas perenes são adicionadas ao feno. Um alimento saudável para os frísios é o muesli. Se não houver vitaminas e minerais suficientes na dieta, os animais comem terra, areia e lambem cal.
Éguas grávidas
Éguas Frísias grávidas precisam de vitaminas A, B, E, bem como de cálcio e fósforo. Adicione à dieta:
- milho;
- silagem;
- bolo;
- grão germinado.
No verão, as éguas podem pastar 6 horas por dia. Eles precisam receber mais cenouras em qualquer época do ano.
Cuidados com o corpo e a crina
A crina, a cauda e as escovas de lã nos cascos são o orgulho dos frísios, por isso a aparência dos animais é cuidadosamente cuidada. Os cavalos holandeses nunca são tosquiados, caso contrário a sua aparência perde a sua grandeza. Os cuidados diários incluem:
- pentear a crina e a cauda com um pente;
- limpar lã com um raspador.
No verão quente, os cavalos recebem um banho quente. A água fria é contra-indicada para frisos, assim como as correntes de ar. Com o primeiro frio, os tratamentos de água são cancelados. A crina e a cauda são lavadas com shampoo uma vez por semana. A crina grossa é mais fácil de pentear com condicionador. O produto é aplicado na crina e na cauda a cada 2-3 dias.
Medidas de prevenção de doenças
Os frisos são sensíveis a mudanças de temperatura, dieta e toxinas.
Como manter os animais saudáveis:
- Leve ao veterinário para exame médico semestralmente;
- seguir o calendário de vacinação;
- monitorar o comportamento;
- examinar independentemente dentes, cascos, olhos e ouvidos;
- afaste os vermes a cada seis meses;
- no verão, trate a lã com repelentes de insetos;
- Manter a limpeza nas barracas.
Os Frísios são vacinados contra as seguintes doenças:
- raiva;
- tétano;
- gripe;
- herpes;
- encefalomielite.
Sintomas de problemas na cavidade oral: babando, o cavalo mastiga um lado da mandíbula, recusa alimentos sólidos. Os dentes dos Frísios crescem ao longo da vida. A dificuldade de mastigar alimentos sólidos ocorre devido à má oclusão ou inflamação das gengivas.
Durante uma caminhada, certifique-se de que o cavalo Frísio não coma frutas e plantas desconhecidas. Os sinais de envenenamento incluem recusa em comer, diarreia e letargia.
Características de criação
A probabilidade de a gravidez ocorrer naturalmente em éguas Frísias é de 15%. A inseminação artificial é usada para reprodução. A época de acasalamento dos Frísios vai de março a junho. O período de gestação é de 11 meses. O parto é difícil, muitas vezes com cesariana.
Fatos interessantes sobre cavalos Frísios
Os majestosos cavalos holandeses deixaram a sua marca na história da criação de cavalos e no mundo:
- por ordem do imperador alemão Guilherme I, no século XVIII, foram realizadas competições de corrida da Frísia - “Dia do Chicote Real”;
- Desde 1985, os cavalos holandeses são atrelados à carruagem da Rainha Elizabeth na cerimónia anual de abertura do Parlamento Britânico;
- Na Grã-Bretanha, tornou-se famoso um cavalo de longa vida, que viveu 50 anos. Em média, os representantes da raça Frísia vivem 25 anos;
- Os Frísios são cavalos fabulosos. Eles são atrelados a carruagens de princesas na Disneylândia;
- Os cavalos frísios têm contrapartes - pôneis caídos. Eles têm as mesmas escovas nos cascos e crinas longas.
Os proprietários podem deixar os frísios sair para gramados cobertos de vegetação. Os animais conseguem lidar melhor com o crescimento verde do que um cortador de grama. Pelo bom trabalho e obediência, as beldades holandesas são mimadas com sua guloseima preferida - o açúcar.
Preço
O preço depende da disponibilidade do pedigree e do país de venda. O principal fornecedor da raça Frísia é a Holanda. O preço mínimo de um cavalo de creche holandesa é de 10 mil euros, sem portes de envio.
Existem poucas organizações equestres na Rússia especializadas na criação de Frísios. KSK Svetozar e Kartsevo são bem conhecidos na região de Moscou. Você pode visualizar os candidatos nos sites dos complexos. Quanto custa o garanhão ou égua que você gosta precisa ser esclarecido separadamente no momento da compra.
O friso pode ser adquirido de um vendedor particular por meio de painéis de mensagens online. Os preços dos cavalos titulados com pedigree nos sites de compra e venda variam de 350 mil a 1,5 milhão de rublos. Os proprietários apreciam muito as conquistas e habilidades esportivas de seus animais de estimação.