A alta produtividade está nos genes das vacas leiteiras e de corte. Mas a experiência dos agricultores tem mostrado que o potencial dos animais é realizado com uma dieta equilibrada. Graças à investigação científica, a proporção ideal de nutrientes foi implementada em alimentos compostos para animais. O que está incluído na ração, o que é uma pré-mistura e quanta mistura deve ser dada às vacas é útil para os agricultores iniciantes saberem.
- O que é alimento composto e em que consiste?
- Prós e contras de uso
- Tipos
- Por formulário de liberação
- solto
- Granulado
- Em briquetes
- Por propósito
- Completo
- Concentrado
- Suplementos
- Pré-misturas
- Preparando ração em casa
- Para vacas leiteiras
- Para direção de carne
- Para os touros
- Preparação de dieta
- Para bezerros
- Para vacas adultas
O que é alimento composto e em que consiste?
O peso corporal máximo e a produção de leite são alcançados somente quando as vitaminas e microelementos na nutrição correspondem às necessidades fisiológicas do corpo da vaca. O alimento composto é uma mistura triturada e comprimida de plantas e grãos, com suplementos vitamínicos, balanceados e prontos para uso. O feed inclui:
- cevada;
- trigo;
- painço;
- aveia;
- leguminosas;
- feno;
- canudo;
- bolo;
- Farelo.
Os animais recebem carboidratos, fibras e proteínas de componentes vegetais. Para melhor absorção dos nutrientes e reposição de energia, são adicionados à ração aminoácidos, vitaminas, gorduras animais e bioestimulantes.
O milho, rico em proteínas e amido, é combinado com legumes e feno para aumentar a gordura corporal e a massa muscular em raças de gado de corte. Mas a quantidade de milho não deve exceder cinquenta por cento da massa total da ração. Com o excesso de grãos, as vacas sofrem de obesidade, o que prejudica a função reprodutiva.
Conteúdo aproximado de outros componentes:
Nome do componente | Percentagem |
Cevada | 30 |
Farinha de girassol | 25 |
Trigo | 20 |
Aveia | 10 |
Refeição de grãos de soja | 5,4 |
Farelo de trigo | 5,3 |
Monofosfato de cálcio | 1,7 |
Sal | 0,9 |
Farinha de calcário | 0,5 |
Graças ao equilíbrio de substâncias, os grânulos da mistura acabada são melhor absorvidos do que os concentrados de cereais e feno fornecidos separadamente. As vacas são alimentadas com ração composta durante o período de baia ou substituídas por uma dieta completa durante a criação intensiva em ambientes fechados.
Prós e contras de uso
Parte da comida cai no chão dos comedouros abertos durante a alimentação. As misturas secas causam sede, por isso os animais precisam ter livre acesso à água e instalar bebedouros automáticos.
Tipos
Os feeds compostos variam na forma de liberação e na finalidade.
Por formulário de liberação
Os alimentos compostos comprimidos de diferentes maneiras distinguem-se pela facilidade de uso, tecnologia de produção e preço.
solto
Os componentes são transformados em pó. Com base no grau de moagem, a ração é dividida em grande, média e fina. A tecnologia de produção simples determina o baixo custo do produto.
Granulado
Os componentes triturados são prensados em grânulos redondos. A tecnologia de produção inclui tratamento térmico que destrói microorganismos patogênicos nas matérias-primas.
Em briquetes
As matérias-primas moídas e tratadas termicamente são prensadas em barras retangulares. A ração briquetada é triturada antes de ser servida aos animais.
Por propósito
Alimentos compostos com diversas composições são utilizados como dieta principal ou aditivos.
Completo
A mistura contém um conjunto de componentes que satisfaz plenamente as necessidades de nutrientes e energia dos animais. As rações prontas destinam-se a animais jovens e adultos e são distribuídas diariamente.
Concentrado
O tipo de ração é utilizado como aditivo à dieta principal para enriquecê-la com vitaminas e microelementos.Os concentrados contêm uma proporção maior de substâncias necessárias para estimular o crescimento ou ganho de peso.
Suplementos
Os superconcentrados de proteínas e vitaminas são desenvolvidos para diferentes categorias de animais: touros, vacas leiteiras. Os aditivos são adicionados à base de grãos na quantidade de 25% da massa total.
Pré-misturas
Misturas separadas de substâncias biologicamente ativas, aminoácidos, vitaminas e antibióticos são projetadas para fortalecer o sistema imunológico e melhorar a digestão dos alimentos.
Preparando ração em casa
Ao preparar você mesmo a mistura, é importante escolher a porcentagem e o valor nutricional corretos dos componentes. Preparar a ração manualmente ajuda as pequenas propriedades a economizar nos custos dos alimentos. Para grandes fazendas, a compra separada de grãos, feno e processamento subsequente não é lucrativa. A tecnologia de cozinha caseira consiste nas seguintes etapas:
- seleção de ingredientes;
- moagem até obter um tamanho de grânulo com diâmetro de 5 milímetros;
- adicionando um suplemento vitamínico, pré-misture.
Você mesmo pode preparar o concentrado: misture os grãos e as leguminosas separadamente e adicione a mistura de plantas. É mais fácil utilizar pré-misturas prontas, pois contêm componentes seguros para a saúde animal e humana.
Os alimentos compostos são preparados de acordo com receitas especialmente desenvolvidas de acordo com o direcionamento da produtividade do gado.
Para vacas leiteiras
Composição e porcentagem de componentes:
- farinha ou bolo de girassol – 25;
- farinha de ervas – 24;
- cevada moída – 20;
- farelo de trigo, milho picado – 15;
- sal, giz – 0,5.
Uma pré-mistura pronta também é adicionada à ração na quantidade de um por cento do peso total.
Para direção de carne
Receita alimentar e porcentagem de ingredientes:
- cevada enrolada – 40;
- bolo de girassol – 30;
- farelo de trigo – 15;
- milho extrusado – 7;
- milho moído – 5;
- sal, giz, pré-mistura de vitaminas – 1.
Os ingredientes são selecionados para uma engorda intensiva.
Para os touros
Composição da mistura para touros de engorda e volume dos componentes em porcentagem:
- cevada - 37;
- bolo, casca de girassol granulada - 20;
- farelo de trigo - 15;
- milho - 5;
- sal, pré-mistura, giz - 1.
As misturas de rações para bovinos devem ser utilizadas apenas de acordo com a idade e a finalidade a que se destinam.
Alimentar animais de todos os grupos de produtividade com um único alimento composto não permite atingir indicadores máximos de produtividade.
Preparação de dieta
A quantidade de ração dada por dia depende da idade e produtividade dos animais.
Para bezerros
A alimentação até os seis meses de idade tem como objetivo desenvolver as paredes e ampliar o volume do rúmen, além de fornecer nutrientes para o crescimento e fortalecimento do sistema imunológico. A partir do quarto dia após o nascimento, os bezerros recebem ração pré-inicial universal, amaciando-a com água na proporção de 1:1,5. A partir da segunda semana, a ingestão diária de ração aumenta:
- 1-2 meses - 500-700 gramas;
- 3-6 meses - aumenta de um para dois quilos;
- 7 a 12 meses - aumenta para 3,5 kg.
A quantidade de ração aumenta à medida que o estômago dos bezerros se desenvolve.
Para vacas adultas
O volume de ração que uma vaca leiteira necessita por dia é calculado com base na produção diária de leite - são dados 2 quilos da mistura acabada para 1 litro de leite. A dieta do gado destinado à engorda inclui grande quantidade de proteínas. Os alimentadores estão constantemente cheios. Os alimentos devem estar disponíveis gratuitamente durante pelo menos vinte horas por dia.