A cor de elite dos cavalos Warmblood holandeses é popular em todo o mundo. Os cavalos proporcionais alcançam sucesso nos esportes equestres e se distinguem pela alta inteligência. A raça holandesa de cavalos Warmblood ganhou status oficial no século 20, durante um período em que a equitação ganhava popularidade em todos os lugares. Cavalos graciosos são fáceis de treinar e são infinitamente dedicados aos humanos.
História da raça
Cavalos de sangue quente são aqueles criados pelo cruzamento de cavalos puro-sangue com cavalos de tração. Os Gelderlander e Groningen são reconhecidos como os ancestrais das belezas holandesas. Além disso, segundo os criadores, na criação da raça foram utilizados diferentes tipos de cavalos para o acasalamento. Assim, entre os “holandeses” encontram-se Trakehner, Hanoverianos, Westfalianos, Holstein, Oldenburg e outras características.
A raça foi oficialmente registrada no Studbook KWPN em 1959. Ao mesmo tempo, o trabalho de melhoria da raça continuou e, após 20 anos, a espécie foi melhorada. Outros 10 anos depois, o sangue quente holandês recebeu o título real.
Descrição e características do cavalo Warmblood holandês
O principal objetivo dos cavalos de sangue quente holandeses é andar a cavalo e participar de competições esportivas equestres. Uma forma corporal correta e proporcional com um tipo de silhueta clássica são as características distintivas do exterior. Características e descrição da raça:
- tipo clássico de garupa;
- físico adequado e equilibrado;
- corrida – suave, rápida, graciosa;
- a altura média de um garanhão é de 168 centímetros;
- cores diferentes são permitidas;
- o peito e o pescoço são musculosos e bem desenvolvidos;
- as pernas são longas, fortes, o relevo muscular é bem definido nos quadris;
- o personagem é pacífico, obediente, os cavalos são dedicados aos humanos.
A capacidade dos animais de participar e vencer nos esportes equestres é determinada pela resistência genética e pela tendência a aprender e treinar. Atualmente, é feita uma seleção rigorosa entre os representantes da raça, os artiodáctilos com pequenos defeitos são rapidamente descartados.
Nota: cavalos com altura na cernelha superior a 170 centímetros não são adequados para competições equestres, com tal físico cria-se uma enorme carga nas articulações e tendões.
Vantagens e desvantagens
As principais vantagens da raça incluem:
- inteligência e humildade;
- corpo forte e musculoso e pernas “leves”;
- resistência e perseverança;
- capacidade de adaptação às mudanças no ambiente e na região de detenção;
- apelo estético dos representantes de raça pura da raça.
Um peito largo e poderoso, aliado a pernas fortes e proporções corporais corretas, permite que os cavalos carreguem uma parelha com a cabeça erguida, o que torna as belezas holandesas únicas na classe dos cavalos de tração.
As desvantagens dos sangues quentes holandeses incluem:
- em espécimes altos, é provável que haja lesões nas articulações;
- Devido ao nascimento frequente de potros que não atendem a todos os critérios raciais, é necessário um sistema rigoroso de avaliação de garanhões e éguas reprodutores.
Mesmo depois de um animal ser reconhecido como representante de raça pura da raça, ele deverá ser enviado periodicamente para reavaliação ao longo de sua vida. A observação dos representantes da raça, de acordo com as normas, é realizada ao longo da vida.
Sutilezas de manutenção e cuidado
Para que um cavalo seja feliz, saudável e encante seu dono com suas conquistas, é necessário cuidar regularmente do animal, criar uma alimentação balanceada e equipar o estábulo.
Estábulo
Os cavalos Warmblood holandeses podem ser mantidos de três maneiras:
- no estábulo;
- rebanho;
- método de pasto estável.
O método mais prático de manutenção é considerado o método estável. A roupa de cama no chão precisa ser trocada. O prédio onde vivem os cavalos não deve ficar abafado, mas o vento também não deve soprar.Em regiões de clima frio, as paredes, piso e teto da sala devem ser isolados. Um requisito importante para criar condições de conforto para os animais é manter a limpeza. Recomenda-se a limpeza e desinfecção regulares dos estábulos.
Higiene
Os cavalos puro-sangue precisam de cuidados regulares: lavar, pentear a crina e a cauda, manter pernas e cascos saudáveis. Os cavalos devem ser lavados com freqüência, uma vez por semana, em climas quentes os biungulados tomam banho com ainda mais frequência. A crina e a cauda são lavadas com shampoo e condicionador. Após o banho, os animais são enxugados e penteados. Para evitar doenças nas pernas e cascos, cuide de roupas de cama limpas e secas.
Após cada treinamento ou pastoreio, os cascos são limpos com uma escova dura e a sujeira é completamente limpa dos cascos. A água não deve estar gelada ou muito quente.
Nutrição
Características da alimentação de cavalos holandeses:
- o número ideal de refeições é 3 vezes ao dia;
- os alimentos devem ser frescos e equilibrados;
- o conteúdo calórico da dieta é determinado pela idade do animal, dependendo da atividade física e das características de sua manutenção;
- no período outono-inverno, a quantidade de vitaminas nos alimentos é aumentada com a ajuda de suplementos;
- os cavalos devem sempre ter sal de cozinha em sua dieta;
- após a alimentação, o cavalo é encaminhado para caminhada ou treinamento no máximo 1 hora depois;
- a água deve estar limpa e não fria;
- O comedouro e o bebedouro são periodicamente desinfetados e bem lavados após cada refeição.
A base do cardápio dos cavalos de trabalho é feno, vegetais e ração. Legumes frescos, algas marinhas, alho, fermento e urtiga são usados como suplementos fortificados.
Controle de Doenças
Os cavalos holandeses de sangue quente são geneticamente dotados de forte imunidade e são excelentes na adaptação a novas condições.Mas esta qualidade positiva não significa que você possa recusar vacinações e desparasitação de rotina.
Os principais fatores que provocam o desenvolvimento de doenças incluem:
- manutenção inadequada de cavalos;
- defeitos de nascença;
- roupa de cama suja e úmida, presença de camundongos e ratos no estábulo;
- falta de ventilação no ambiente onde os animais são mantidos;
- um surto de infecção entre indivíduos alojados no mesmo estábulo;
- a alimentação não é balanceada, a qualidade dos produtos é questionável.
Os artiodáctilos precisam de exames regulares em busca de sinais de doença. Diminuição do apetite, agressividade desmotivada, fezes moles, distensão abdominal, vazamento de líquidos dos olhos, defeitos na pele, odor desagradável e aumento da temperatura corporal são motivos para exame urgente dos animais pelo veterinário.
Características de cruzamento e criação
Trabalhar na raça, criar padrões, abater animais é trabalho de criadores que deram ao mundo uma raça única. É importante adotar uma abordagem responsável na seleção de um par para criar descendentes. A melhor idade para produzir descendentes em cavalos é de 3 a 4 anos, embora os animais atinjam a maturidade sexual mais cedo. Para obter descendentes de alta qualidade, recomenda-se que um criador novato recorra a profissionais.
Uso moderno
A raça holandesa de cavalos de sangue quente é multifacetada e versátil. Atualmente, potros desta espécie são adquiridos para participação em competições equestres e para passeios em arreios. O cavalo é ideal para passeios e é capaz de trabalhar em uma fazenda.
O custo dos cavalos de elite pode chegar a quantias enormes, por isso os representantes da raça são valorizados pelos colecionadores e o status real da raça é reconhecido em todo o mundo.