A temperatura corporal é um indicador importante para o frango, o que afeta suas funções vitais. Uma ave inativa não trará nenhum benefício para a fazenda, portanto, ao primeiro sinal de mudança de temperatura, deve-se tomar imediatamente as medidas cabíveis.
De que depende a temperatura?
Em cada organismo vivo, a temperatura depende diretamente dos processos fisiológicos internos, da velocidade e da otimização do metabolismo.A intensidade do metabolismo é diretamente proporcional à liberação de energia térmica durante a degradação das substâncias.
As condições ambientais também afetam a temperatura corporal, uma vez que o corpo troca energia constantemente com ela. O frio excessivo e o calor insuportável podem afetar negativamente a vida das galinhas e levar a várias consequências negativas.
Como medir a temperatura de uma galinha?
Você pode medir a temperatura das aves usando um termômetro médico comum. Inicialmente, lubrifique a ponta do termômetro com creme hidratante ou vaselina, para não machucar o frango ou prejudicá-lo no processo, e em seguida insira cuidadosamente o aparelho na abertura cloacal da galinha, segurando-o firmemente.
Para garantir a precisão dos dados, repita o procedimento ao longo do dia e calcule o indicador estatístico médio.
Importante! É mais conveniente usar um termômetro elétrico porque mostra resultados mais rapidamente e é mais seguro de usar.
Temperatura normal para galinhas
A temperatura normal do frango deve ser de 40-42 graus. Quaisquer desvios podem indicar problemas sérios.
Na hora da eclosão, a temperatura do frango é de grande importância, pois os ovos só se desenvolverão bem se houver uma norma programada. Muitos especialistas indicam em fontes literárias que a temperatura corporal do quonka deveria aumentar, mas sua opinião está errada. Na primeira semana varia de 38 a 39 graus, e nos dias seguintes sobe gradativamente até 40.
Os pintinhos têm parâmetros de temperatura ligeiramente mais baixos que os adultos. Após a eclosão, eles não conseguem manter esse indicador por conta própria, por isso precisam de aquecimento.
Em caso de doença
As galinhas são suscetíveis a muitas doenças.As doenças mais comuns: gripe aviária, bronquite, paralisia, peste atípica. Os primeiros sinais visíveis de quase todas as infecções incluem os seguintes sintomas:
- letargia ao se mover;
- falta de apetite;
- o aparecimento de muco nos olhos e bico;
- diarréia.
As doenças podem ser diagnosticadas de uma forma mais moderna usando um termômetro médico. Se você monitorar e analisar os sinais externos da doença, poderá determinar com precisão a doença.
Hipotermia e hipotermia em galinhas
Um aumento ou diminuição de 0,5 graus na temperatura corporal de uma galinha indica um problema que requer solução imediata.
Outras causas de aumento ou diminuição da temperatura
Além da variante da doença, podem existir inúmeras outras razões para alterações no indicador, que também não devem ser ignoradas.
Exaustão e situações estressantes
A avicultura está acostumada a seguir rigorosamente um cronograma e não aceita desvios da rotina diária. Uma temperatura baixa é típica de um frango exausto que não se sente saciado depois de comer ou que não recebe a comida em tempo hábil. Os sintomas de exaustão são:
- falta de atividade;
- perda de penas;
- um pequeno número de ovos.
Além disso, a termorregulação é perturbada devido ao estresse, que geralmente ocorre como resultado de um ataque de um predador, no processo de movimentação de uma ave para outro grupo ou para uma nova área, ou mudanças na dieta e nos horários.
Frio
A hipotermia ocorre frequentemente em pintinhos.
Desde os primeiros dias de vida, é necessário criar condições de conforto, colocando-os em local seco e com temperatura de 29-30 graus.
No inverno, mantenha as aves aquecidas, onde a temperatura ultrapassa os 5 graus.Níveis elevados de umidade aumentam o risco de hipotermia. Os principais sintomas da hipotermia incluem o seguinte:
- tremor, letargia;
- falta de apetite;
- secreção de muco pelas narinas;
- falta de ar;
- congelamento da crista.
Este motivo pode ser facilmente eliminado com os devidos cuidados e criando condições ideais para a vida no galinheiro.
Aquecer
Se a temperatura no galinheiro for superior a 30 graus, a ave fica quente e desconfortável. Os seguintes sinais indicam superaquecimento:
- bico ligeiramente aberto;
- fraqueza;
- letargia;
- falta de apetite;
- respiração rápida;
- asas entreabertas.
Devido às características fisiológicas e à ausência de glândulas sudoríparas, o processo metabólico nas aves não causa resfriamento do corpo.
Importante! As temperaturas ambientes elevadas podem causar insolação e levar à morte da ave.
Ajudando galinhas em altas e baixas temperaturas
Antes de tomar as medidas cabíveis, é necessário identificar a causa exata das alterações no metabolismo do frango. Se a causa da sua doença é o estresse, vale a pena eliminar todas as suas fontes.
Quando a leitura do termômetro ultrapassar o normal devido ao superaquecimento nas galinhas, você deve:
- Instale um soprador ou sistema de refrigeração especial no galinheiro.
- Equipar o aviário com bebedouros adicionais, pois o consumo de líquidos nos frangos aumenta até 8 vezes ao dia. Combine água com solução de micronutrientes.
- Alimente durante os períodos do dia em que as aves estão menos expostas à luz solar direta, de manhã cedo ou tarde da noite. Sob tais condições, aumente o valor energético da ração.
No caso da hipotermia, a solução do problema depende da gravidade da hipotermia.Todas as medidas devem ter como objetivo o aquecimento intensivo da ave:
- muitas bebidas quentes;
- lubrificar o tegumento com gordura;
- coloque em um local quente e seco.
Se todas as medidas acima não levarem a um resultado positivo e o indicador permanecer o mesmo ou continuar a diminuir ou aumentar rapidamente, você deve entrar em contato imediatamente com um veterinário.