A raça de frango Minorca é considerada bastante comum. É caracterizada por diversas variedades, cada uma das quais com certas características. Os frangos desta raça caracterizam-se pela alta produtividade e caráter tranquilo. Eles têm carne saborosa e produzem ovos grandes. Vale a pena levar em consideração a alta sensibilidade das aves ao frio e à alta umidade.
- Origem
- Descrição e características da raça
- Exterior de galinhas
- Espanhol negro
- Branco Britânico
- Anão alemão
- Produtividade de frangos Minorca
- Carne
- Ovo
- Personagem
- Vantagens
- Imperfeições
- Especificidades do conteúdo da raça
- Galinheiro
- Temperatura
- Área de caminhada
- Bebedouros e comedouros
- Muda e quebra na produção de ovos
- Substituição planejada do rebanho
- Alimentando galinhas adultas
- Reprodução
- Doenças e métodos para combatê-las
Origem
A raça recebeu o nome da ilha espanhola de mesmo nome. Foi nesta região que os agricultores conseguiram cruzar pela primeira vez representantes de galinhas pretas locais. Em 1708, a ilha foi capturada pelas tropas anglo-holandesas. Os britânicos também apreciaram o sabor destas galinhas. Assim vieram para a Inglaterra, onde continuaram o seu desenvolvimento.
Na década de 70 do século XIX, as galinhas chegaram à Alemanha. Depois de 15 anos eles acabaram nos EUA. As aves chegaram ao Império Russo em 1885.
Descrição e características da raça
As galinhas desta raça são caracterizadas por uma série de características. Definitivamente vale a pena estudá-los antes de iniciar a criação.
Exterior de galinhas
A aparência das aves depende diretamente do tipo de raça. Hoje existem diversas opções que possuem traços característicos.
Espanhol negro
Estas aves são caracterizadas por uma cor preta como carvão com um ligeiro tom esverdeado. A cabeça é relativamente pequena e decorada com uma crista em forma de folha com 4-6 dentes. Brincos vermelhos brilhantes podem ser vistos sob o bico.
O bico e as garras são pretos. Os olhos podem ser pretos ou castanhos. As aves são caracterizadas por peito arredondado, pescoço longo e asas poderosas. As aves têm corpo trapezoidal alongado.
Branco Britânico
Estas aves são caracterizadas por uma cor branca com um ligeiro tom prateado. O pente tem formato plano e tonalidade vermelha menos saturada. Também entre as galinhas brancas há pássaros com favo rosa.
Esta categoria de aves é caracterizada por olhos rosados. O bico e as garras são amarelos ou rosados.
Anão alemão
Em termos de características externas, as galinhas anãs coincidem com as aves britânicas.Uma característica é o tamanho. As galinhas adultas não pesam mais de 800 gramas. O peso de um galo pode chegar a 1 quilo.
Produtividade de frangos Minorca
As galinhas espanholas e britânicas são criadas para produzir carne e ovos. A raça anã alemã distingue-se pela sua finalidade decorativa, uma vez que não pode orgulhar-se de elevada produtividade.
Carne
Em média, os frangos Minorca pesam cerca de 3 quilos. A carne destas aves caracteriza-se pelo excelente sabor e elevado valor nutritivo. O produto tem tonalidade branca e cabe facilmente na dieta alimentar.
Ovo
No primeiro ano, as galinhas conseguem botar 160-170 ovos, no segundo - 140. As variedades anãs não produzem mais do que 120 ovos. As galinhas jovens produzem ovos pesando 60 gramas, os adultos - 70-80 gramas.
As galinhas poedeiras anãs têm ovos pequenos que não pesam mais do que 35 gramas.
Personagem
Estas aves são consideradas bastante tímidas. Eles tendem a ter uma personalidade ligeiramente nervosa. Minorkas praticamente não são entregues nas mãos do proprietário. Ao mesmo tempo, convivem facilmente com outros moradores do aviário.
Vantagens
As principais vantagens da raça incluem o seguinte:
- alta taxa de sobrevivência de pintinhos;
- desenvolvimento rápido;
- início precoce da produção de ovos;
- um grande número de ovos;
- alto valor nutricional da carne;
- caráter calmo;
- aparência atraente.
Imperfeições
As desvantagens da raça incluem o seguinte:
- alta sensibilidade ao frio;
- intolerância à alta umidade;
- disposição tímida;
- falta de instinto taciturno.
Especificidades do conteúdo da raça
Para alcançar alta produtividade das aves, vale a pena proporcionar-lhes condições de vida favoráveis.
Galinheiro
Estas aves distinguem-se pelas exigentes condições de vida. Os pássaros precisam de espaço livre suficiente.Em condições de superlotação, eles não serão capazes de se desenvolver normalmente.
Os poleiros devem estar localizados a 75 centímetros do chão. A sala precisa ser isolada. É imperativo fornecer ventilação de alta qualidade. No inverno, a cama deve ser grossa o suficiente para evitar o congelamento das aves.
Temperatura
A raça é considerada muito amante do calor. Para evitar problemas, o galinheiro deve ser isolado. Avicultores experientes aconselham tratar áreas sensíveis das aves com gordura. Isso ajudará a prevenir queimaduras pelo frio.
Sem comprometer a saúde e a produtividade, as aves podem suportar temperaturas de +8 a 10 graus. Vale considerar que não deve haver correntes de ar ou muita umidade no aviário. Vale a pena isolar o ambiente com lã mineral ou espuma de poliestireno.
Área de caminhada
Se não houver espaço suficiente para passear, as aves devem ser alimentadas com alimentos menos gordurosos. Se a área permitir, o quintal deve ser cercado com tela ou ardósia. A altura da cerca deve ser de 1,5 metros. Não há necessidade de cobrir a parte superior do pátio de passeio, pois esses pássaros não voam. As únicas exceções são as raças anãs.
A área de caminhada deve ser semeada com gramíneas ou cereais. Graças a isso, será possível fornecer ervas frescas às aves. É aconselhável polvilhar giz, cascalho e conchas na área. No inverno, vale a pena fazer um abrigo com poleiros no local.
Bebedouros e comedouros
Para manter o galinheiro seco e limpo, vale organizar adequadamente os bebedouros e comedouros. Recomenda-se seguir estas regras:
- Os recipientes para beber e alimentar são selecionados dependendo do número, tamanho e idade das aves.
- Os pratos devem ser fáceis de limpar de alimentos e sujeira. Também é recomendado desinfetá-lo sistematicamente.
- Para alimentos secos, você deve usar comedouros de madeira. Para alimentos úmidos, recipientes de plástico ou metal são mais adequados.
- Bebedouros também devem estar localizados no pátio de caminhada.
- Deve haver quantidade suficiente de água nos bebedouros. Deve estar limpo.
Muda e quebra na produção de ovos
Minorki perdeu de 2 semanas a 6 meses. Nesse período, sua produtividade cai para 80%. Neste caso, a postura dos ovos não para completamente. Após o término da muda, a produtividade é restaurada ou até aumentada.
Substituição planejada do rebanho
O período produtivo pode durar de 8 meses a 2 a 5 anos. Então é necessária uma substituição planejada do gado.
Para produzir uma raça forte que produza muitos ovos, os filhotes devem eclodir no início da primavera.
Alimentando galinhas adultas
Recomenda-se alimentar as aves três vezes ao dia:
- pela manhã dão alimentos que contêm muitas proteínas e vitaminas;
- Durante o dia são utilizados misturadores com areia;
- à noite dê grãos inteiros.
Além disso, a alimentação diária pode conter grãos, vegetais picados, crus ou cozidos, e soro de leite. Os pássaros precisam de verduras, produtos proteicos e óleo de girassol. Eles podem receber resíduos de peixe e carne.
Comedouros separados devem estar presentes no aviário ou aviário. Eles são preenchidos com areia limpa de rio, giz triturado ou conchas.
Reprodução
As galinhas desta raça são caracterizadas por um fraco instinto maternal. Portanto, para chocar pintinhos você precisará de uma incubadora. Para isso, vale selecionar ovos de galinhas com 1 ano ou mais. Os pintinhos dificilmente toleram o frio. Portanto, é importante manter uma temperatura elevada constante na chocadeira, levando em consideração a idade dos pintinhos.
Doenças e métodos para combatê-las
As aves desta raça são altamente suscetíveis a baixas temperaturas. Se você mantê-los em condições desfavoráveis, há uma grande probabilidade de resfriados.
Nesse caso, você pode observar secreção mucosa, aumento da temperatura e aumento da respiração. Os pássaros podem perder o apetite e ainda sentir muita sede. Para lidar com os problemas, são usados medicamentos especiais. O médico pode prescrever Biomicina ou Furazolidona.
Para evitar o desenvolvimento de infecções, recomenda-se vacinar os pintinhos em tempo hábil. O cumprimento dos padrões sanitários e higiênicos não é de pouca importância. Neste caso, você deve seguir estas regras:
- troque sistematicamente a cama - pelo menos uma vez por ano;
- retire os restos de comida e despeje água fresca diariamente;
- manter níveis estáveis de temperatura e umidade;
- evite aglomeração no galinheiro;
- examinar sistematicamente as aves e isolar os indivíduos doentes.
Minorca é uma raça comum de frango, criada por muitos avicultores. Para obter grande sucesso neste assunto, vale a pena garantir parâmetros ideais de temperatura e umidade. Igualmente importante é uma alimentação racional e equilibrada, bem como a prevenção de doenças perigosas.