Muitos proprietários tentam criar galinhas por conta própria. Não é fácil para quem nunca fez isso e por isso é necessário se familiarizar com antecedência como criar uma galinha a partir de um ovo.
- O que é melhor: criar com galinha ou em incubadora?
- Benefícios da ninhada
- Método de incubação
- Qual é a melhor época para chocar galinhas?
- O que fazer imediatamente após a eclosão dos pintinhos?
- De que condições os pintinhos de um dia precisam?
- Modo claro
- Características nutricionais
- O que dar nos primeiros dias de vida
- Alimentando pintinhos de um dia
- Semanalmente
- Período
- Doenças de galinha
- Sintomas e tratamento
- Vacinação em casa
- Doenças de frangos de corte
- Conclusão
O que é melhor: criar com galinha ou em incubadora?
Antes de começar a criar, você precisa determinar o que é melhor: criar frangos em uma incubadora ou com uma galinha.
Benefícios da ninhada
Algumas pessoas não querem criar pássaros em uma incubadora e, portanto, procuram uma galinha choca para que a galinha possa chocar sozinha.
As principais vantagens deste método de incubação incluem o seguinte:
- não há necessidade de monitorar constantemente a temperatura dentro da estrutura de incubação;
- você não precisa alimentar os pintinhos sozinho, pois a galinha faz isso sozinha;
- a galinha monitora de forma independente o aquecimento dos filhotes e os ajuda a eclodir do ovo;
- a galinha guarda os filhotes e os protege de qualquer perigo.
Método de incubação
Na maioria das vezes, as pessoas criam novos filhotes de galinhas em uma chocadeira. As principais vantagens de usar o método de incubação na criação de aves incluem:
- baixo custo da estrutura em que os pintinhos serão criados;
- facilidade de uso da incubadora;
- a possibilidade de criar várias dezenas de jovens;
- baixo nível de custos trabalhistas;
- criação de galinhas de qualquer idade.
Entre as desvantagens da utilização de incubadoras está que para garantir o seu funcionamento é necessário garantir um fornecimento contínuo de energia elétrica.
Qual é a melhor época para chocar galinhas?
Antes de começar a criar galinhas, você precisa determinar quando é o melhor momento para chocá-las. Os pássaros jovens podem nascer em qualquer época do ano. Porém, para evitar problemas, é recomendável fazer isso em climas quentes, quando a temperatura do ar não desce abaixo de 10-15 graus Celsius. Portanto, muitos avicultores aconselham a incubação dos pintinhos em maio ou junho.
Ao crescer em uma incubadora, você pode fazer isso mais cedo - no final de março ou abril.
O que fazer imediatamente após a eclosão dos pintinhos?
Após a eclosão dos pintinhos, é necessário começar a secá-los. Se aparecerem na incubadora, significa que vão secar por conta própria. Quando eles aparecerem embaixo da galinha, você deverá removê-los com cuidado do ninho. Isso é feito com cuidado para que o frango não perceba e não saia do local de postura. Todos os pintinhos são colocados sob uma lâmpada até secarem.
Quando estão completamente secos, são colocados de volta sob a galinha para posterior criação.
De que condições os pintinhos de um dia precisam?
Para evitar que os pintinhos de um dia morram rapidamente, eles devem receber cuidados adequados. Essas aves devem ser criadas a uma temperatura adequada. A temperatura dentro da incubadora não deve cair abaixo de vinte graus Celsius. Para garantir que a criação de galinhas não seja acompanhada de problemas, são instaladas lâmpadas de aquecimento adicionais.
Nos primeiros dias você mesmo terá que alimentar os filhotes. Para isso, use uma pipeta, com a qual você poderá alimentá-los e regá-los.
Modo claro
Os pintinhos não são mantidos no escuro e, portanto, uma iluminação confiável deve ser providenciada com antecedência. Para melhorar a iluminação, são utilizadas lâmpadas infravermelhas especiais. Suas vantagens incluem o seguinte:
- de facil operação;
- baixo custo;
- confiabilidade e longo tempo de operação, que é de 4 a 5 mil horas;
- efeito calmante em pintinhos;
- capacidade de regular a potência operacional.
Características nutricionais
É necessário familiarizar-se com antecedência com os hábitos alimentares dos frangos para alimentá-los corretamente.
O que dar nos primeiros dias de vida
Alimentar galinhas no primeiro dia de vida é considerada uma tarefa importante que uma pessoa enfrenta. Se um avicultor deseja criar pintinhos saudáveis, ele deve saber como alimentá-los. A maneira mais fácil é se os pintinhos eclodirem de ovos chocados em uma galinha. Nesse caso, a pessoa só precisa cuidar da alimentação do frango, pois ela fará o resto sozinha.
Se as galinhas nasceram em uma incubadora, você mesmo terá que dar comida a elas. Nos primeiros dias após o nascimento, recebem água pura por meio de uma pipeta.
Alimentando pintinhos de um dia
A verdadeira alimentação dos filhotes começa um dia após o nascimento dos ovos. A alimentação dos pintinhos de um dia deve ser realizada da seguinte forma:
- primeiro é necessário preparar um bebedouro especial, com o qual os pintinhos beberão água doce;
- para alimentação manual de aves, é preparada previamente uma pipeta;
- como alimento complementar pode-se usar gema fervida misturada com sêmola ou cereal de trigo;
- Durante a alimentação, diferentes tipos de grãos não podem ser misturados e, portanto, é dado um tipo de grão de cada vez.
Semanalmente
É mais fácil alimentar galinhas com uma semana de idade, pois a ração para elas pode ser preparada de forma independente. Para fazer isso você precisará dos seguintes componentes:
- duas xícaras e meia de milho;
- colher de óleo vegetal;
- um terço de um copo de trigo;
- 40 gramas de farinha de peixe;
- três colheres de fermento alimentar.
Todos os ingredientes listados são misturados, após o que a mistura resultante é dada às galinhas.
Período
Muitas pessoas estão interessadas em saber como alimentar as galinhas que atingiram a idade de um mês. Esses pintinhos são considerados bastante fortes e, portanto, recebem a mesma comida que as galinhas comuns. No entanto, existem algumas diferenças no tipo de ração utilizada.Ao alimentar galinhas, é recomendado alimentar grãos moídos em vez de grãos integrais. Use também o seguinte durante a alimentação:
- queijo tipo cottage;
- alimentos compostos para animais;
- vegetais cozidos;
- grama fresca;
- vitaminas.
Doenças de galinha
Recomenda-se compreender antecipadamente as doenças comuns das galinhas.
Sintomas e tratamento
Uma doença comum em pintinhos é a indigestão. Ela se manifesta se você os alimentar incorretamente. As principais causas da indigestão são a alimentação com água contaminada e ração muito áspera. Neste caso, todas as aves deverão ser tratadas com antibióticos e alimentadas com queijo cottage e ração mista.
Vacinação em casa
Os pintinhos são vacinados nos primeiros dias de vida. Na maioria das vezes, eles usam produtos instilados nos olhos. Antes da administração do produto, o corpo do pintinho deve ser cuidadosamente fixado, após o que a vacina é aplicada nos olhos com uma pipeta.
Doenças de frangos de corte
As doenças comuns em frangos de corte incluem o seguinte:
- Aspergilose. Esta é uma doença viral perigosa que afeta o trato respiratório das galinhas. O tratamento é feito com medicamentos antivirais.
- Salmonelose. A doença afeta mais frequentemente indivíduos jovens. Os sintomas da salmonelose incluem olhos inchados, indigestão, crescimento lento e perda de apetite.
- Pullorose. Esta doença manifesta-se tanto em aves jovens como em aves adultas. O desenvolvimento da doença é indicado pela sede constante nas galinhas, bem como pela falta de apetite.
Conclusão
Alguns residentes de verão desejam criar galinhas em seu próprio terreno. Antes de começar, você precisa se familiarizar com como criar e alimentar pintinhos pequenos.