Comprar pintinhos de um dia é muito mais barato do que comprar animais jovens adultos, mas os avicultores iniciantes muitas vezes temem a morte do rebanho adquirido. Afinal, os bebês necessitam de atenção especial. Conhecer as regras para cuidar de pintinhos de um dia permitirá que você crie frangos sem problemas, economizando significativamente no seu orçamento e obtendo aves saudáveis e produtivas em seu próprio quintal.
Seleção de descendentes saudáveis
É melhor comprar pintinhos na primavera, a partir de meados de abril. O clima quente e a grama verde permitirão que os jovens cresçam mais fortes mais rapidamente.Eles são adquiridos em fazendas de criação ou de produtores confiáveis, caso contrário, existe o perigo de morte em massa das aves adquiridas.
Você deve inspecionar cuidadosamente as galinhas antes de comprar. Pintinhos saudáveis são ativos, guincham, respondem imediatamente ao som e viram a cabeça com curiosidade. Para verificar os pássaros, você pode bater levemente com o dedo na caixa onde os bebês estão localizados. Possuem olhos claros, penugem uniforme, seca e macia.
Os bebês são levantados e a barriga é apalpada, deve estar macia, isso significa que o frango utilizou completamente as substâncias necessárias do ovo. Inspecione a cloaca, deve estar rosada, limpa, sem vestígios de muco. As galinhas ficam estáveis nas pernas.
Galinhas e galos são selecionados examinando a cloaca. Faça isso com cuidado, sem machucar o frango ou causar dor. Nos bettas, uma pequena protuberância será perceptível. A segunda maneira de determinar o sexo do bebê é virá-lo segurando-o pelas patas. Acredita-se que a galinha puxará a cabeça até o peito, enquanto o galo ficará simplesmente pendurado com o pescoço esticado.
Após a compra, os bebês devem ser entregues em casa. Uma caixa de papelão ou plástico com furos para ventilação é adequada para transporte. Coloque um pano ou papel macio, uma fralda absorvente descartável ou feno no fundo. Se a distância for curta, os pintinhos são alimentados e regados em casa.
O que alimentar os pintinhos de um dia?
Os pintinhos devem receber uma dieta balanceada. A dieta do bebê consiste em:
- gema cozida e picada;
- queijo cottage fresco;
- cereais finamente moídos (sêmola, aveia moída em um moedor de café, grãos de milho são adequados).
Os cereais são adicionados para que as gemas e o requeijão não formem grumos. A comida deve estar quebradiça. Os bebês são alimentados a cada 2 horas, mesmo à noite. Os grãos da mistura devem ser trocados.Por exemplo, primeiro adiciona-se semolina à mistura de ração, depois de 2 horas - a gema com queijo cottage e milho moído, depois com aveia. Para ensinar os pintinhos a bicar, a mistura é gradualmente sacudida da ponta de uma faca. As galinhas entendem rapidamente o que precisa ser feito.
Você pode usar rações prontas com vitaminas e prebióticos. Os grânulos são pequenos, ideais para frangos e contêm um complexo de elementos necessários. É chamado de “zero” ou inicial.
De 5 a 6 dias, cebolas verdes picadas, urtigas, cenouras raladas e óleo de peixe, 0,1 gramas por pintinho, são adicionados à dieta. Deve haver sempre água limpa nos bebedouros, deve-se tomar cuidado para que os pintinhos não possam colocar as patas nele. Você deve beber água fervida, você pode adicionar alguns cristais de permanganato de potássio (permanganato de potássio). A solução adquirirá uma leve cor rosa.
Iluminação e temperatura do ar ao criar galinhas
Nos primeiros dias, os frangos precisam de iluminação e aquecimento adicional 24 horas por dia, pois ainda não têm termorregulação normal e congelam mesmo em ambiente quente. As correntes de ar são prejudiciais para as crianças.
Para iluminação e aquecimento, os pintinhos são colocados em uma chocadeira ou mantidos em uma caixa sob uma lâmpada. A temperatura dos dias 1 a 7 é de 34-35 °C. É preciso cuidar dos filhotes e monitorar constantemente seu bem-estar; se eles se amontoam, significa que o aquecimento é insuficiente; quando respiram pesadamente e abrem as asas, é preciso reduzir a temperatura. Os frangos são aquecidos com lâmpada infravermelha.
Preparando-se para criar galinhas
Dependendo do número de galinhas e das capacidades do avicultor, vários habitats são organizados para as crianças.
Em caixas
É assim que os avicultores novatos criam os pintinhos ou se não há muitos bebês. A caixa com os pássaros é colocada no local mais quente, longe de correntes de ar. Acima dela é instalada uma lâmpada para iluminação e aquecimento.
Importante: os pintinhos não devem ficar amontoados, pois assim os frangos mais fortes podem esmagar acidentalmente os parentes mais fracos.
Coloque papel macio ou tecido no fundo da caixa. Troque quando estiver sujo, várias vezes ao dia. Bebedouros e comedouros também são colocados ali. As patas e o pelo dos bebês não devem estar molhados.
Nas células
Especial gaiolas de galinha são chamados de chocadeiras. Estão equipados com aquecimento e uma lâmpada para iluminação. O design pode ser adquirido ou feito de forma independente. A chocadeira é equipada com bandeja, o que facilita o processo de limpeza. A célula é dividida em vários compartimentos. Normalmente, um deles contém pintinhos fortes e ativos, o segundo contém pintinhos enfraquecidos. As crianças doentes são colocadas separadamente.
A gaiola está equipada com bebedouros, comedouros e poleiros para galinhas mais velhas. Os pintinhos podem ficar sob a lâmpada para se aquecer ou se afastar se sentirem calor. Na chocadeira, os frangos são mantidos na estação fria até completarem um mês de idade e na estação quente - 3 semanas.
Na roupa de cama
Criar galinhas em camas profundas e permanentes permite que o rebanho se mova livremente e as aves cresçam ativas. Serragem, turfa e cascas de girassol são usadas como cama. Seus componentes devem estar quebradiços. Para aquecimento, um refletor é instalado e iluminado com lâmpadas comuns.
Este tipo de criação é aconselhável quando há um número significativo de pintinhos. A cama é adicionada periodicamente, não deve estar úmida ou suja.Sua espessura é de 10 a 15 centímetros. O piso sob a cama é concretado ou tratado com cal. Poleiros são fornecidos para galinhas mais velhas.
Criando animais de estimação sob uma galinha
Dessa forma, os pintinhos são produzidos com menos frequência do que em uma incubadora. Há várias razões para isso:
- nem todas as galinhas dão boas crias;
- as galinhas param de botar ovos;
- mostrar agressividade com outros moradores do galinheiro;
- pode esmagar ovos e pintinhos.
Para incubação, escolhe-se uma galinha calma de 2 a 3 anos. Os ovos fertilizados são coletados durante vários dias. 10-13 ovos são colocados sob a galinha para que ela possa cobrir facilmente a ninhada. Selecione amostras uniformes e lisas do mesmo tamanho; os pintinhos devem eclodir aproximadamente ao mesmo tempo.
Um ninho é construído em um canto sombreado. É feito de materiais improvisados. Geralmente é uma caixa feita de aglomerado ou compensado deitada de lado. Certifique-se de construir uma pequena soleira de 8 a 10 centímetros de altura para que os ovos não rolem. A palha é colocada no fundo do ninho e a própria galinha o reveste com penas.
Ela deve ter sempre água e comida por perto para que a galinha não saia do ninho por muito tempo. A galinha choca seus filhotes por até 30 dias. Ela mesma treina e cuida dos filhotes. É muito interessante observar esse processo.
Claro, há muito barulho com as galinhas. Mas isso permite adquirir o conhecimento e a experiência necessários para quem decide começar a criar galinhas no próprio quintal.