Um poleiro para criação de galinhas proporciona comodidade, permite que as aves descansem e ganhem forças para um novo dia. Diversas opções foram desenvolvidas para sela de frango. Dependendo do número de indivíduos e da área do galinheiro, o criador opta por um desenho específico. Cada um deles tem seus prós e contras.
Por que as galinhas poedeiras precisam de um poleiro e de um ninho?
Poleiros e ninhos são criados em galinheiros artificiais para que as aves tenham um local para descansar e chocar os ovos.Os parentes de longa data das galinhas organizavam seus locais de descanso exatamente dessa maneira.
Colocar galinhas no chão contribui para o desenvolvimento de doenças infecciosas e fúngicas. Vírus e fungos se multiplicam em pisos sujos.
Para o desenho da sela, é necessário calcular corretamente a distância entre as camadas onde é colocado o número necessário de ninhos.
Durante a estação fria, os pássaros amontoam-se próximos uns dos outros, fornecendo calor adicional uns aos outros. No verão, ao contrário, as galinhas se afastam umas das outras para mantê-las mais frescas.
Isso também é levado em consideração ao colocá-los em poleiros em diferentes épocas do ano.
Opções de poleiro
Existem várias opções de design. Cada criador escolhe um poleiro adequado para o seu galinheiro, levando em consideração o tamanho do galinheiro, a raça das aves e as características da criação.
Uma camada
O design mais simples. Pode ser concluído em 1-1,5 horas. Adequado para criação de pequenos frangos em ambientes fechados. O bloco é fixado ao longo da parede com fechos de madeira fixados na parede. Não requer instalação de bandeja de resíduos.
Multicamadas
Disponha os postes em forma de escada. Isso é feito para que as galinhas não se sujem deixando excrementos. Esse posicionamento também tem uma vantagem. Nesse galinheiro, uma hierarquia clara é formada. Nas camadas superiores existem indivíduos fortes e saudáveis, e nas camadas inferiores existem indivíduos doentes e fracos.
Angular
Para a opção de canto, poleiros de nível único e de vários níveis são adequados. Anexe postes entre os cantos tocantes. Você pode equipar todos os quatro cantos da sala. Há um sinal de menos: a opção de vários níveis contribuirá para a poluição do galinheiro. Portanto, um poste é instalado permanentemente e os demais são removíveis.
Portátil
Externamente parece uma mesa. Uma bandeja é instalada na bancada para remover o lixo. Os postes estão presos à mesa. O tamanho da mesa deve caber na porta para que ela possa ser movida. As rodas são aparafusadas nas pernas da mesa, o que facilita a movimentação do poleiro.
Importante! Na fabricação de um poleiro portátil, o palete é equipado com laterais e a superfície é lixada com uma esmerilhadeira.
Acima dos ninhos
Instale a estrutura contra a parede oposta à porta. Prepare várias caixas de madeira compensada para ninhos. Acima deles é fixada uma barra, 30 cm mais alta, o que ajuda a economizar espaço. Uma bandeja de lata é instalada no telhado para coletar excrementos e manter o galinheiro limpo.
Como fazer um poleiro com as próprias mãos
Fazer um poleiro com as próprias mãos não é difícil. Não leva muito tempo e não requer o desenvolvimento de habilidades especiais. Todo criador deve saber fazer uma sela para frangos com as próprias mãos.
Ferramentas e materiais necessários
Para produção você precisará de:
- Blocos de madeira;
- lixa;
- serra para madeira;
- martelo;
- unhas;
- avião.
Desenho
Depois de preparar o material, eles começam a fazer um desenho. Prepare-o seguindo as instruções:
- Meça o tamanho e a área do galinheiro. Leve em consideração a localização das portas e janelas de alimentação.
- Escolha um local adequado para criar um poleiro.
- As barras das travessas são processadas e suavizadas.
- Recorte as barras do tamanho necessário.
- As fixações para barras são instaladas nas paredes.
- Os postes são fixados nos suportes.
- Fabricação de paletes para estrume.
- Uma escada é instalada próxima aos poleiros para facilitar a subida e descida das galinhas.
Colocação
O local de poleiro é escolhido o mais longe possível de portas e janelas.Deve estar bem sombreado e constantemente aquecido. Durante a estação fria, as galinhas não devem congelar. Na instalação leva-se em consideração o número de indivíduos, no inverno eles sentam-se próximos uns dos outros, no verão, ao contrário, afastam-se um do outro.
Importante! Em salas pequenas, as estruturas de vários níveis são usadas com mais frequência.
Fabricação e instalação de poleiro
O poleiro é feito conforme diagrama. Prepare o material necessário com antecedência. Para cada galinheiro eles preparam seu próprio plano de projeto individual. A fabricação ocorre em várias etapas:
- As barras preparadas são polidas com uma esmerilhadeira para que não fique serragem saliente.
- Em seguida, eles são verificados quanto à flexão.
- O suporte do poste é parafusado na parede.
- Instale as ripas e fixe-as para que não rolem.
- Em seguida, uma escada de madeira é instalada no canto para facilitar a movimentação dos koopas.
A instalação ocorre usando acessórios de parede. Em seguida, as vigas de suporte são instaladas. Durante a instalação, são utilizados pregos e parafusos de diferentes tamanhos. O material de madeira é escolhido para ser de alta densidade, para que não ceda quando as galinhas empoleiram.
Bandejas sanitárias removíveis
As áreas de descanso das aves estão equipadas com bandejas removíveis. Isso ajuda a remover os excrementos em tempo hábil e a manter a higiene no galinheiro. É usado principalmente material resistente à umidade; chapas de metal galvanizadas são adequadas para poleiros.
Tamanho ideal da palete:
- largura 50 – 60 cm;
- comprimento do primeiro andar – 60 – 70 cm;
- poleiro de várias camadas – 60 – 120 cm.
Após a instalação, a serragem é despejada no palete, absorve os excrementos de frango e elimina odores desagradáveis. Na estrutura é formada uma lateral de até 8 cm de altura para evitar que o conteúdo se espalhe. A parede posterior da bandeja é instalada em ângulo para facilitar a remoção dos resíduos.Para colocação em várias camadas, o palete é firmemente preso a cada camada.