Organizar um galinheiro móvel tem muitas vantagens. Este design é móvel e facilita o cuidado dos pássaros. Hoje existem muitas variedades desses aviários. Eles diferem em tamanho, tipo de construção e métodos de movimento. É bem possível fazer você mesmo esse dispositivo. É importante seguir algumas recomendações.
- Peculiaridades
- Tipos de galinheiros portáteis
- Vantagens e desvantagens de design
- Opções de design
- Tecnologia para criar um galinheiro móvel com as próprias mãos
- Processamento de madeira
- Construção de moldura
- Construção de parede
- Instalação de poleiro
- Instalação de piso
- Como equipar iluminação e ventilação em um galinheiro
- Condições climáticas
Peculiaridades
Para criar galinhas em uma casa de veraneio, é importante escolher o tipo certo de galinheiro e encontrar um local adequado para ele. Isso é muito importante para o sucesso da criação das aves, pois o conforto e a comodidade dependem da localização do aviário.
Os galinheiros móveis são utilizados para manter um pequeno número de aves - no máximo 10 indivíduos. Externamente, o design lembra uma cabine portátil. Eles também fazem estruturas sobre rodas duráveis. As galinhas passam a noite neles, escondendo-se da chuva e do vento. O estande é cercado por uma cerca de malha metálica. Isso proporciona caminhada.
A característica mais importante dos aviários móveis é a capacidade de mover rapidamente o prédio para um novo local. Isso dá às galinhas acesso a grama nova e insetos frescos. Limpar tal estrutura é bastante fácil. Se necessário, você pode até movê-lo para um lago e lavá-lo.
Tipos de galinheiros portáteis
Existem muitas variedades desses galinheiros. Eles diferem nos métodos de transferência para outro local. As estruturas também são classificadas por tamanho e tipo de construção.
Tendo em conta o método de movimento, distinguem-se 2 grupos de estruturas:
- aviários que podem ser movidos manualmente;
- estruturas sobre rodas.
O galinheiro é movido manualmente por uma ou várias pessoas - isso é determinado pelo tamanho da estrutura. Para transportar o aparelho, ele é equipado com alças.
Os aviários com rodas também são diferentes. Estruturas sobre 2 rodas rolam como carrinhos de mão. Existem também designs de quatro rodas. Eles podem ser usados como trailer.
Dependendo do tamanho, os galinheiros podem acomodar mais de 15 galinhas ou menos aves. Estruturas pequenas e leves projetadas para 5 a 10 aves são mais populares entre os residentes de verão. Eles são fáceis de manter e mover.
Um pequeno rebanho não requer muito tempo para cuidar.
Vantagens e desvantagens de design
Antes de comprar ou criar um galinheiro móvel, você deve se familiarizar com suas principais vantagens e desvantagens. As vantagens incluem o seguinte:
- Um galinheiro móvel pode ser movido para um novo local a qualquer momento. Passear com seus pássaros na grama fresca os torna mais saudáveis. Vale a pena mudar o galinheiro toda semana. Esse tempo é suficiente para eliminar as bactérias que se acumulam no aviário. Além disso, no novo local, os pássaros poderão encontrar fontes adicionais de alimento.
- Ao criar um aviário inusitado e com um design atraente, você poderá decorar sua casa de verão. Neste caso, a estrutura passará a fazer parte da paisagem.
- Dispositivos portáteis são muito mais fáceis de limpar em comparação com estruturas estacionárias. Se houver uma fonte de água no local, você pode aproximar o galinheiro dela.
- Os dispositivos móveis podem ser usados durante todo o ano. As galinhas podem viver neles no inverno e no verão.
- Essas estruturas são fáceis de fazer com as próprias mãos. Mesmo comprando uma estrutura pronta, você pode economizar muito dinheiro.
Ao mesmo tempo, os aviários móveis também apresentam certas desvantagens. A principal desvantagem é a incapacidade de acomodar o número de frangos necessários para uma grande granja.
Opções de design
Todos os galinheiros móveis diferem em elementos de design comuns. Eles incluem um local de nidificação, um piquete para caminhadas e poleiros. Também deve haver bebedouros e comedouros no interior.
Hoje existem muitos tipos de estruturas, cada uma delas caracterizada por certas características. Assim, os galinheiros têm os seguintes tipos:
- Triangular de dois níveis. Sua base é uma moldura, que é um prisma triangular reto.Além disso, sua parte retangular fica no solo. A parte inferior da estrutura é coberta por malha. Este espaço é destinado ao passeio de galinhas. A parte superior é protegida por uma cobertura. Ninhos e poleiros estão localizados neste local. Este galinheiro foi projetado para um tamanho médio de 5 a 6 aves adultas e está equipado com alças para transporte.
- Triangular. Esta estrutura de nível único pode ser arqueada, triangular ou em forma de caixa. A peça é revestida com material opaco - por exemplo, compensado. Abriga ninhos e poleiros. Via de regra, esses designs destinam-se a várias galinhas.
- Casa. Pode ser complementado com um aviário de treliça para pássaros ambulantes. O design é complementado por rodas. É pesado e, portanto, não é adequado para ser carregado nas mãos. A própria casa está localizada acima ou próximo ao recinto. Existem também estruturas destacáveis. Nesse caso, os fragmentos são separados antes de serem movidos e depois remontados em um novo local. Esses aviários têm capacidades diferentes - de 2 a 3 galinhas a 20 aves.
Tecnologia para criar um galinheiro móvel com as próprias mãos
Para fazer você mesmo um galinheiro móvel, você deve seguir rigorosamente a sequência de procedimentos.
Processamento de madeira
Recomenda-se tratar todos os fragmentos de madeira do aviário com um anti-séptico especial. Isso ajudará a evitar o apodrecimento da madeira. O procedimento é realizado com pincel.
Construção de moldura
Para construir um quadro, você deve fazer o seguinte:
- Pegue blocos de madeira. Sua seção transversal deve ser de 20x40 milímetros. Faça 2 molduras triangulares com as barras.
- Instale-os um em frente ao outro. Neste caso, vale escolher uma distância igual ao comprimento desejado do galinheiro.
- Fixe as armações entre si com placas espaçadas longitudinalmente.Prenda com cantos de metal. Isso ajudará a tornar o quadro mais forte. Além disso, esses dispositivos se tornarão alças para movimentar o aviário.
Construção de parede
Para fazer paredes, você deve realizar os seguintes passos:
- Cubra um lado da casa com madeira compensada. Isso ajudará a proteger o ambiente de correntes de ar e a minimizar o risco de desenvolver doenças.
- A segunda parede deve incluir 2 partes. O fragmento superior é uma moldura removível, o inferior é feito de malha.
- Se o comprimento do aviário for superior a 120 centímetros, ambas as partes devem ser reforçadas com travessas localizadas verticalmente. Eles são fixados com cantos de metal e parafusos auto-roscantes.
- Uma malha é esticada entre os elementos do fragmento inferior. Pode ser reforçado com ripas de madeira. Essa parede deve ter metade do comprimento da encosta.
Instalação de poleiro
O tamanho do poleiro é selecionado levando-se em consideração a raça dos frangos. Para pássaros pequenos, 70-80 centímetros serão suficientes; pássaros médios requerem um comprimento de 80-90 centímetros.
Galinhas grandes precisam de um poleiro medindo 100-110 centímetros.
O poleiro é feito em uma ou várias fileiras. Pode ser de camada única ou maior, por exemplo, de duas camadas. Num galinheiro móvel, basta fixar um bloco na altura desejada. Isso é suficiente para um pequeno número de galinhas.
Para facilitar o acesso do pássaro ao poleiro, vale a pena fazer uma escada. A vara deve ser retirada de 25 a 30 centímetros da parede do galinheiro. Graças a isso, as galinhas não tocarão com o rabo.
Instalação de piso
O piso é feito de malha ou tábuas. No primeiro caso, a estrutura é colocada sobre pernas, entre as quais é colocada uma palete. Ele irá coletar excrementos. Ao organizar um piso de tábuas, certifique-se de que não haja lacunas. O fundo deve ser coberto com feltro.
Como equipar iluminação e ventilação em um galinheiro
É importante equipar o ambiente com ventilação. Se isso não for feito, as galinhas começarão a adoecer. A ventilação também ajudará a lidar com odores desagradáveis. As galinhas precisam de iluminação adequada.
Condições climáticas
Na construção de uma estrutura é importante levar em consideração as características climáticas da região. Ventos fortes e precipitações danificarão o aviário. Por isso é tão importante fazer uma estrutura sem fissuras. É importante ventilar periodicamente o ambiente.
Se você colocar o galinheiro em um local elevado, poderá evitar o acúmulo de umidade. Para proteger as galinhas de pragas, as janelas e portas são equipadas com redes mosquiteiras.
Um galinheiro móvel é uma estrutura muito prática e perfeita para pequenas fazendas. Para garantir o desenvolvimento normal dos frangos, é importante pensar no projeto do aviário nos mínimos detalhes.