Para obter descendentes de galinhas, não basta simplesmente colocar machos e fêmeas juntos. A maneira como um galo engravida uma galinha depende de muitos fatores. Até o número de pássaros influencia, assim como a escolha do galo e da idade. Sabendo disso, o avicultor poderá criar condições ótimas e calcular o momento da prole. Mas mesmo neste caso, vários problemas podem surgir, por exemplo, quando o óvulo não foi fertilizado.
- Características do sistema reprodutivo de galinhas
- Quantas galinhas e galos você deve ter em um galinheiro?
- Como escolher um galo
- Com que idade a fertilização é possível?
- Como acontece o acasalamento?
- Como os óvulos são fertilizados?
- Como saber se um óvulo foi fertilizado?
- Possíveis problemas
- O galo rasgou as costas e as laterais do frango
- O que fazer se o galo não engravidar a galinha?
Características do sistema reprodutivo de galinhas
Como outras aves, a reprodução nas galinhas ocorre com a ajuda de um órgão especial - a cloaca. É uma parte expandida do intestino posterior. Os galos têm o seguinte diagrama de seus órgãos genitais:
- testículos (os espermatozoides são formados neles);
- ducto deferente;
- na verdade, a cloaca, na qual os espermatozoides são descarregados através dos canais deferentes.
Nas galinhas, o sistema reprodutivo consiste nos ovários e no oviduto. É na primeira que os ovos são formados e depois amadurecem. Eles então se tornam a gema de um ovo de galinha. Durante a fertilização, a cloaca de machos e fêmeas se toca e o fluido seminal do galo entra na galinha. Além disso, os espermatozoides não morrem em 20 dias.
Quantas galinhas e galos você deve ter em um galinheiro?
A proporção ideal é quando há um galo líder no galinheiro, que controla um rebanho de dez a doze fêmeas. Não faz sentido procriar menos - são possíveis situações em que o macho atropela as fêmeas com muita frequência. Isso prejudicará a saúde deste último e até lesões serão possíveis. Além disso, devido aos acasalamentos frequentes, a concentração de espermatozoides diminui, razão pela qual os óvulos são menos fertilizados.
O número mínimo de fêmeas por galo é de 3 a 4, caso contrário ele pode se comportar de forma agressiva até com as próprias galinhas.
Se houver cerca de 20 aves ou mais, é recomendável comprar um segundo galo. Mas é melhor não misturar os jovens com os velhos. Um homem mais experiente pode atacá-lo. Em geral, ter dois galos traz diversas vantagens:
- Normalmente o mais forte se torna o líder, enquanto os mais fracos permanecem “nas asas” e podem proteger as fêmeas na ausência do primeiro.
- A competição está criada e não há necessidade de ter medo de que um dos galos mostre pouca atividade.
Se a meta não for 100% de fertilização, então você pode deixar até mesmo um macho para um grande número de fêmeas.
Como escolher um galo
Quando um homem é selecionado, eles não olham apenas para ele. Se possível, peça aos seus pais que mostrem para você também e observe-os. Devem ser aves com boa saúde e boa produtividade, caso contrário todas as deficiências serão repassadas aos filhotes. A aparência do galo também é importante:
- pente – cor escarlate brilhante e proeminente;
- fica firme nas patas, reto;
- dedos sem dobrar;
- características pronunciadas da raça (se houver).
Você não pode pegar um galo muito jovem ou velho - eles não serão capazes de fertilizar as galinhas. É importante que ele atinja a puberdade. Escolha um galo ativo, um pouco arrogante, que demonstre qualidades de liderança. Ao mesmo tempo, o cuidado deve ser atribuído às galinhas em seu relacionamento. O pássaro não deve ser muito agressivo. Então será perigoso para animais e pessoas.
Com que idade a fertilização é possível?
A puberdade ocorre aos 4-5 meses, às vezes um pouco mais tarde. O fato de o galo estar pronto para o acasalamento é determinado pelo aparecimento de esporas. Mas mesmo os pássaros que atingiram essa idade nem sempre se reproduzem imediatamente. Alguns necessitam de tempo para se instalarem no novo galinheiro, assumirem o lugar do líder e começarem a pisotear as fêmeas.
Como acontece o acasalamento?
O galo é o chefe do rebanho, que cuida de todas as galinhas, e na hora certa pisoteia cada uma delas. Isso não pode ser evitado, caso contrário ele se tornará agressivo. Isto também se aplica a outros homens. No entanto, a fertilização é precedida por um ritual de namoro.O macho caminha perto da fêmea e abaixa uma asa. Então os pássaros acasalam:
- A galinha deita-se no chão, após o que o galo sobe nela, enquanto agarra as penas de sua nuca.
- Ele caminha por algum tempo, procurando a cloaca da fêmea para entrar em contato com ela.
- Se tudo for feito corretamente, o líquido seminal do galo entra no trato genital da galinha, onde permanece.
- Os espermatozoides permanecem ativos por 20 dias, durante os quais todos os óvulos postos serão fertilizados.
Todo o processo acontece muito rapidamente. Portanto, um galo às vezes atropela as galinhas até 22 vezes por dia. Este número depende da idade da ave e da época do ano.
Como os óvulos são fertilizados?
Depois que o óvulo maduro entra no oviduto, ele é fertilizado em sua parte superior. Vários espermatozoides podem entrar no óvulo, mas no final todo o processo ocorre com a ajuda de um. A gema cresce e então, com a ajuda de glândulas especiais, forma-se a clara. Em seguida vem a membrana subcasca e, de fato, a casca, composta de cálcio.
Como saber se um óvulo foi fertilizado?
As galinhas põem ovos mesmo que os ovos não sejam fertilizados. Portanto, se você quiser ter pintinhos, é preciso conferir cada um deles. Para isso, basta iluminar o ovo com uma lâmpada forte ou um dispositivo especial - um ovoscópio. Isso é feito em um quarto escuro, olhando para a parte grossa do ovo. É melhor usar os brancos, os marrons não ficam bem visíveis.
Se ocorrer a fertilização, os vasos sanguíneos, bem como manchas e coágulos, ficarão visíveis na gema. Se houver apenas o contorno dos vasos sanguíneos e faltar o resto, isso significa que o óvulo foi fertilizado, mas o embrião morreu. Se estiver vivo, às vezes você pode até determinar o estágio de desenvolvimento dessa maneira.
Possíveis problemas
Com cuidados inadequados ou condições externas desfavoráveis, são possíveis problemas de fertilização.
O galo rasgou as costas e as laterais do frango
Isso acontece com muita frequência se o macho tiver garras muito longas. Portanto, eles precisam ser podados na hora certa. As feridas de frango são desinfetadas imediatamente com qualquer produto disponível, até mesmo peróxido comum serve. Em seguida, lubrifique com pomada cicatrizante; se não houver nenhum especial, tome o remédio para gente. Até a recuperação completa, a galinha é separada do galo para evitar maiores ferimentos.
O que fazer se o galo não engravidar a galinha?
Pode haver vários motivos pelos quais um macho não atropela as fêmeas ou não consegue fertilizá-las:
- idade - os pássaros velhos perdem a capacidade de fazer isso, os muito jovens também não serão adequados;
- novo ambiente, galinhas desconhecidas;
- estresse (ruído, temperatura ou iluminação inadequada, má alimentação);
- genética - galos hermafroditas não são capazes de se reproduzir.
Se for uma questão de idade, basta substituir o galo velho ou esperar até que o jovem chegue à puberdade. Os pássaros também sempre precisam de tempo para se acostumar com o ambiente. Em caso de estresse, todos os fatores que afetam negativamente as aves são eliminados. Também é importante verificar a ave antes de comprá-la, para que ela não seja hermafrodita.
Se você seguir todas essas regras, poderá obter uma boa prole. As galinhas são aves muito férteis e um galo é capaz de fertilizar um grande número de fêmeas e, em condições adequadas, os embriões se desenvolvem em quase todos os ovos.