O frango doméstico fornece ovos e produtos cárneos de alta qualidade. A fêmea realiza essa tarefa perfeitamente sozinha, sem a participação do macho. O galo só é necessário para chocar os filhotes, pois sem ele os ovos permanecerão não fertilizados. Portanto, se você tem um galinheiro em sua fazenda, vale a pena conhecer as principais funções do macho na comunidade avícola, bem como quantos frangos são necessários por galo.
Uma galinha precisa de um galo?
Primeiro você precisa decidir sobre a finalidade de criar aves.Não há dados verificados na literatura de que a presença de um galo dependerá do número de ovos postos.
As galinhas têm a capacidade natural de produzir ovos sozinhas, sem o envolvimento de um macho. Biologicamente, acontece que o ovo amadurece e se forma por conta própria.
O macho é necessário para a fertilização quando se planeja chocar os filhotes. Se há interesse em criar a geração mais jovem, não se pode prescindir do galo, pois uma galinha sem ele reproduzirá ovos não fertilizados e impróprios para incubação.
Mesmo um novo aparelho moderno para incubação artificial não contribui para o aparecimento de pintinhos.
Além das funções biológicas, o galo também tem certas responsabilidades sociais na sociedade aviária. Graças ao macho, é garantida a ordem completa no galinheiro, o horário é controlado para que cada morador acorde na hora certa, adormeça e ao mesmo tempo não se esqueça de comer e botar ovos. O chefe da família evita brigas e brigas que muitas vezes surgem entre quons, intercedendo e protegendo os representantes fracos.
No caso de pastoreio em área aberta, o galo, como líder do rebanho, é responsável por cada morador do galinheiro. O macho pode sentir intuitivamente uma ameaça; seus deveres incluem dar um sinal aos seus pupilos para que eles tenham tempo de chegar a um lugar seguro. Ao ser atacado por um predador, ele o combate sem recuar até o último momento. Acontece que sua própria segurança não significa nada para ele quando a vida de uma caneta inteira está em jogo.
O aparecimento de um galo pode desencadear o desenvolvimento de vários incidentes. Algumas fêmeas, quando um macho se junta ao rebanho, param de produzir ovos e começam a procurar ativamente um local para fazer o ninho.Suas ações atrapalham o restante dos moradores do galinheiro, o que provoca o surgimento de inúmeros conflitos.
Além disso, a presença de um macho pode afetar negativamente a aparência das galinhas poedeiras, pois após acasalamentos frequentes elas recebem numerosos ferimentos.
Vale considerar que após o aparecimento do galo, o número de ovos diminuirá significativamente, devido ao fato de serem utilizados para chocar frangos. Assim que a fêmea começa a eclodir, o macho começa a praticar o canto e mantém todos os moradores locais acordados pela manhã. A alimentação das aves pode trazer algumas complicações, já que o galo se torna hostil até com o dono, atacando-o ao tentar entrar em seu território.
Regras de seleção
Ao escolher um galo, a primeira coisa que você precisa fazer é garantir que ele seja saudável e produtivo. Os sinais de dimorfismo sexual e outras características externas de um representante saudável devem ser claramente visíveis:
- pente vermelho brilhante bem desenvolvido,
- pernas retas, dedos de formato regular;
- esporas ou tubérculos.
Já com 5 a 6 meses de idade, o galo apresenta aparência característica, traços comportamentais e temperamento individuais. Na hora de escolher, é preciso dar preferência a um representante masculino com traços de caráter como atividade e arrogância. Ele deve se sentir um mestre, ser responsável pela segurança no aviário e não ter medo de brigar se necessário. Não se deve escolher um homem que ataca as pessoas, pois ele pode machucar uma criança e um adulto.
Mas não deve haver hostilidade para com as galinhas, a sua principal tarefa é proteger e cuidar dos habitantes do galinheiro. Isso mostra o período de alimentação: um bom galo não será o primeiro a buscar comida, mas protegerá as galinhas na hora de comer e afastará visitantes indesejados.
Quantas galinhas por galo?
O número de galinhas por galo varia dependendo da variedade e raça da ave.
Para raças de carne
As raças de carne e de combate requerem mais atenção, portanto, segundo as estatísticas, são necessárias apenas 8 galinhas para 1 galo. Já esse tipo de frango se caracteriza pelo peso pesado e pela baixa mobilidade. Devido à baixa taxa de atividade, muitas galinhas podem permanecer não fertilizadas.
Para galinhas poedeiras
Para que todos os ovos sejam 100% fertilizados, é necessário 1 galo para cada 10 galinhas poedeiras. Esta é a melhor opção para procriação. Ao aumentar o indicador de 10 para 20 galinhas, muitos ovos permanecerão não fertilizados.
Manter dois ou mais galos juntos em um bando
Manter 3 ou mais galos juntos em um galinheiro pode levar a situações imprevistas. Competição, brigas e disputas constantes têm um impacto negativo na vida de toda a comunidade de aves. Vale a pena limitar-se a 2 representantes masculinos.
A idade do galo é de grande importância para as galinhas. O jovem macho praticamente não presta atenção às fêmeas e, se houver 2 representantes imaturos no rebanho, a princípio não se espera nenhum filhote. O mais vantajoso seria manter 2 galos, selecionados de forma que um fosse jovem e o outro mais velho.
Importante! Só pode haver 2 machos em um galinheiro se eles crescerem juntos, então eles serão pacíficos, se darão bem rapidamente e não entrarão em conflito. O principal é escolher a raça certa, caso contrário o cruzamento não dará bons resultados.
O que fazer se os galos brigarem?
As brigas no galinheiro causam muitos problemas ao dono, as galinhas começam a ficar nervosas e o número de ovos diminui.Para evitar tais situações, é necessário calcular com clareza e deixar o número mínimo de galos.
O replantio deve ser excluído: o aparecimento de um recém-chegado pode perturbar o sistema estabelecido na sociedade das aves e provocar um conflito.
Como último recurso, é necessário dividir o recinto para que cada grupo formado tenha sua própria área para caminhadas, comedouros e bebedouros. Você pode instalar uma escada inclinada no centro do galinheiro. Graças a isso, representantes fracos durante uma luta podem evitar ferimentos graves subindo.
Por que mudar o galo?
Com o tempo, o homem deixa de cumprir suas responsabilidades principais e não é mais útil. Passividade e descuido aparecem em seu comportamento. Infelizmente, a idade de 3 a 4 anos é considerada bastante impressionante. Nesse caso, vale substituir o antigo representante por um galo mais jovem e ativo. Ele fertilizará as galinhas com eficiência e protegerá o rebanho.
O substituto deve ser adequado, portanto deve haver vários candidatos no domicílio. Os frangos nascidos crescem com o tempo e então fica claro qual deles é qual.
Os jovens do sexo masculino podem se comportar de forma agressiva, iniciando brigas sem motivo, mas também há aqueles que não querem ser o centro das atenções e tentam ficar nas sombras. Naturalmente, nem o primeiro nem o segundo candidato são adequados para o cargo de chefe de família.
Um galo jovem deve estar ativo durante o período de alimentação, não começar brigas, mas ser capaz de se defender. Se os habitantes do galinheiro também forem calmos e equilibrados na sua presença, então estes são os melhores candidatos ao posto de líder do rebanho.
Vale a pena recorrer à escolha de um macho de outro rebanho com o qual as galinhas ainda não cruzaram.Isso ajudará a evitar a ocorrência futura de várias doenças genéticas e a reprodução de descendentes fracos.
O que acontece se a norma não for seguida?
Devido ao grande número de machos no rebanho, surge uma competição constante, tendo como pano de fundo conflitos e brigas. Os machos também precisam satisfazer suas necessidades biológicas, o que pode fazer com que as galinhas poedeiras percam sua atratividade visual e se tornem pouco atraentes e maltrapilhas. Devido às frequentes lesões e lesões cutâneas, a mulher corre o risco de contrair uma doença infecciosa.
Quando há apenas um galo em um rebanho grande, aparecerão periodicamente ovos vazios e não fertilizados que nunca eclodirão em um filhote. Para fins de criação de aves, vale a pena ter pelo menos 2 galos por galinheiro.
Tendo entendido os meandros de escolher um macho que será um líder confiável do rebanho, pai e protetor, e também familiarizado com quantas galinhas são necessárias por galo, você pode começar a criar filhotes com segurança, sem medo ou risco.