Aqueles que têm galinhas lideradas por vários galos em sua fazenda muitas vezes encontram comportamento agressivo por parte de seus líderes. Machos violentos causam muitos problemas ao proprietário, pois com isso atrapalham a ordem no aviário e deixam as galinhas poedeiras nervosas, reduzindo a produção de ovos. É importante entender a situação, por que os galos brigam entre si, o que fazer a respeito e como não prejudicar a família das aves.
- Causas de brigas de galo
- O que fazer se os galos brigarem entre si
- Isolamento
- Greve de fome
- Debilitação do bico
- Elimine irritantes
- Espelho
- Tingir
- Óculos especiais
- Derramando água
- Bata no galo
- Degradação de status diante das galinhas
- Prevenção de agressão
- Por que as galinhas se bicam?
- Medidas preventivas contra bicadas e canibalismo em galinhas
Causas de brigas de galo
É da natureza dos galos proteger suas galinhas de concorrentes e vários predadores. A quantidade de fêmeas que devem estar com ele para garantir a alimentação e a fecundação depende da força do galo. Se houver dois ou mais machos no galinheiro, as brigas entre eles são inevitáveis para estabelecer a estabilidade hierárquica do rebanho. Eles começam a resolver as coisas com nove semanas de idade.
O motivo pelo qual os galos começam a brigar e atacar uns aos outros depende de vários motivos:
- O macho foi adquirido na adolescência ou na idade adulta. Ele não pode aceitar a autoridade de seu mestre, pois seu caráter já está formado.
- A luta entre o galo velho e o jovem para estabelecer uma nova hierarquia. Um galo jovem é um estranho para o rebanho, enquanto um galo velho defenderá seu território, às vezes de forma feroz e sangrenta.
- Competição entre galos jovens que tentam ocupar o lugar do líder dominante do rebanho.
- A marca no caráter de um dos machos pode ser deixada pela atitude negativa passada do dono ou de outras galinhas em relação a ele, e como resultado o galo cresceu hostil em relação aos outros.
- As condições apertadas no galinheiro forçam as aves a sobreviverem umas às outras devido ao estresse resultante.
- A norma para a proporção de galos e galinhas não foi calculada: há muitos machos no rebanho.
- O comportamento agressivo se intensifica na primavera, quando os processos de acasalamento são ativados.
As brigas entre galos são problemáticas para os proprietários de pássaros porque desviam os machos do que é mais importante: cobrir as galinhas. Durante o período de luta, as galinhas comem mal, passam por estresse, põem ovos com menos frequência e perdem peso.
O que fazer se os galos brigarem entre si
Existem muitas maneiras de tentar conciliar galos inquietos. Ao proporcionar as condições necessárias no galinheiro, com o tempo será possível conseguir uma competição saudável, machos produtivos e defensores de pleno direito.
Isolamento
Freqüentemente, os galos jovens que recentemente se juntaram ao rebanho tornam-se agressivos. Seu lugar ainda não foi determinado e eles se tornam alvo de ataques de indivíduos fortes. Como resultado, o jovem macho pode tornar-se agressivo e atacar todos que considera perigosos para si mesmo. O isolamento ajudará a resolver o problema - o proprietário aloca um aviário ou galinheiro separado para o rebelde, a fim de minimizar os encontros entre galos em guerra.
Não é recomendado deixá-lo sair para um passeio geral até que o agressor pare de se comportar com cautela.
Greve de fome
Uma dieta de fome ajudará a ensinar uma lição ao lutador. Após isolá-lo imediatamente após o ataque, é necessário deixar apenas água limpa e não visitar a ave por dois dias. Assim, o galo não morrerá de desidratação e pensará no seu comportamento. Como as galinhas têm memória episódica, isso permitirá ao dono desempenhar o papel de salvador. Depois de 2 dias, tendo entrado no recinto e alimentado o galo, você pode perceber que ele está feliz em conhecê-lo e ficou mais flexível.
Debilitação do bico
A remoção ou corte do bico ajudará a proteger os indivíduos mais fracos dos ataques de animais de estimação agressivos com penas. Os avicultores inexperientes consideram este método desnecessariamente cruel, mas a ponta cortada do bico não impede posteriormente o galo de consumir alimentos e bebidas. Ao mesmo tempo, os galos param de bicar pássaros calmos. Um dos métodos comuns de debicagem é o uso de lâminas quentes. O corte a laser também é utilizado, mas com muito menos frequência devido ao alto custo.O corte do bico em adultos só deve ser feito como último recurso e com o auxílio de um profissional experiente.
Elimine irritantes
Pode haver casos de comportamento agressivo de galos devido a fatores irritantes. É preciso atentar para em que momento muda o humor do homem, o que o provoca. Podem ser roupas brilhantes ou movimentos bruscos. Às vezes, as crianças pequenas mostram agressividade com as galinhas e depois com os galos com seus parentes.
Observando atentamente o comportamento do pássaro, você pode entender a que ele reage de forma tão brusca e eliminar os motivos que provocam a agressão.
Espelho
Ao instalar um espelho no galinheiro, o proprietário dará ao agressor um novo “inimigo” na pessoa dele. O emplumado começará a lutar com o reflexo, esquecendo-se dos outros adversários. Este método tem 2 desvantagens significativas: o galo pode ignorar o espelho ou, inversamente, ferir-se demais.
Indivíduos particularmente violentos podem bater o peito e cair do espelho.
Tingir
A principal tarefa do galo é garantir a ordem e a disciplina no galinheiro. A presença de uma cor brilhante torna o líder mais atraente. Para dar cores vivas, costuma-se usar corantes naturais: verde brilhante, hena, basma. Devem ser aplicados nos locais mais proeminentes: asas, costas, pescoço. Assim você conseguirá atrair a atenção das galinhas e o galo não terá tempo de resolver as coisas com o adversário.
Óculos especiais
A invenção do agricultor chinês Xiao Long foi forçada. Ele disse que havia brigas frequentes entre galos na fazenda, resultando na morte de até 10 aves por dia. Concluiu que os pássaros se veem e isso é um desafio para eles. Os óculos foram inventados na forma de um pequeno suporte de plástico preso ao bico. Os olhos estão cobertos por placas.O pássaro pode comer e beber, mas não vê um objeto para direcionar a agressão. Os óculos não são uma panacéia, apenas limitam uma situação incontrolável. Em um espaço apertado e confinado, os pássaros têm um sentido de tato aguçado; eles podem bicar as penas e a penugem uns dos outros com o toque.
Derramando água
Somente indivíduos fortes e saudáveis podem tolerar a criação na água. O fato é que os tratamentos com água são muito estressantes para as aves. A exceção são algumas galinhas que gostam de nadar na água por vontade própria. Em outros casos, tal educação pode resultar em doença grave.
O método deve ser realizado imediatamente na cena do crime. Assim que os galos começarem a brigar, é preciso pegar o agressor e mergulhá-lo em um recipiente com água fria, despejá-lo de um balde ou lavá-lo com mangueira. As opções não são fundamentais, é importante desenvolver um reflexo na ave. Assim que o galo começa a brigar, o procedimento educativo é imediatamente repetido. Normalmente, 5 a 7 repetições de regar com água são suficientes para corrigir o caráter do encrenqueiro.
Bata no galo
O castigo físico é um método indesejável e é usado como último recurso quando nenhuma outra influência ajuda. Os activistas dos direitos dos animais opõem-se a este método de punição, argumentando que é uma violência contra os nossos irmãos mais pequenos. Proprietários de aves experientes, pelo contrário, consideram este método eficaz, uma vez que transmite claramente informações ao macho furioso.
Para regular o reflexo, castigue o galo imediatamente após atacar outro. É importante calcular a força para não prejudicar a ave.
Degradação de status diante das galinhas
O mundo dos pássaros vive de acordo com suas próprias regras.Entre os galos, o adversário mais poderoso é aquele que ataca primeiro. Se o dono entrar no galinheiro e atacar primeiro o galo, ele tentará escapar. O instinto de autopreservação em todos os seres vivos vem em primeiro lugar. Ao lembrar periodicamente quem manda no galinheiro, o dono poderá rebaixar o status do galo diante das galinhas e amenizar sua agressividade, transformando-a em medo de um rival mais forte.
Prevenção de agressão
Para evitar brigas entre galos, você deve seguir as seguintes regras:
- O número de machos deve ser ideal: para 1 galo até 12-16 galinhas.
- Forneça à área do galinheiro bebedouros e comedouros. Ao se dividirem em grupos, as galinhas não dividirão a área e haverá menos brigas.
- Se você tiver um grande número de galos em um galinheiro, poderá colocar uma escada inclinada no meio. Para evitar uma briga, indivíduos fracos correrão escada acima.
- Vale a pena monitorar a nutrição e dieta das aves. Um cardápio balanceado, ração e vitaminas são uma excelente prevenção do estresse em frangos.
- O comportamento dos pássaros depende da iluminação dentro do galinheiro: não deve ser muito clara ou, pelo contrário, muito fraca.
A prevenção da agressão no sexo masculino nem sempre depende do dono. A genética freqüentemente afeta o comportamento dos pássaros. Existem algumas raças em que machos agressivos são mais comuns do que outros. Ao comprar um adulto, você precisa ter certeza se houve tentativas de agressão no passado..
Por que as galinhas se bicam?
As brigas entre mulheres não são exceção. Seu comportamento torna-se agressivo pelos seguintes motivos:
- se não houver líder no rebanho, a ordem e a disciplina serão perturbadas entre as galinhas;
- galinheiro apertado, sem caipira;
- incompatibilidade de raça;
- um pequeno número de comedouros e bebedouros;
- inverno, quando as galinhas costumam ficar em um quarto escuro;
- estabelecer uma hierarquia entre aves jovens e velhas;
- estresse ao mudar de ambiente.
Basta ajustar as condições de vida ou, se necessário, adicionar um macho, então o comportamento das galinhas mudará.
Medidas preventivas contra bicadas e canibalismo em galinhas
Evite bicadas e canibalismo em galinhas As seguintes alterações de conteúdo ajudarão:
- verificar temperatura e umidade de acordo com as normas;
- em clima quente e seco, borrife água da torneira nas galinhas;
- ajustar a iluminação (colorir as lâmpadas de vermelho - isso acalmará os pássaros);
- garantir acesso uniforme a bebedouros e comedouros;
- se o número de aves for superior a 30-40, é necessário dividir o piquete ou galinheiro;
- fornecer cama solta às galinhas;
- Os ninhos das galinhas poedeiras devem estar em locais escuros.
Os agricultores notaram que, ao fornecer aves ao ar livre, o risco de bicadas ou canibalismo é significativamente reduzido.