As variedades de raças de frangos coloridos são muito diversas. Muitos agricultores escolhem raças de frangos de corte porque são as mais lucrativas. Além de produzirem grande quantidade de carne, também produzem ovos não menos que outras raças de galinhas. Uma característica distintiva dos frangos de corte é a capacidade de ganhar peso rapidamente: aos 3 meses de vida chegam a 900 g.
Raças populares de frangos coloridos
Todo agricultor conhece as raças mais populares. Provavelmente haverá pelo menos um par de frangos de corte em seu galinheiro. Esse interesse é justificado pela alta produtividade. Afinal, são raças de carne de ovo. É extremamente lucrativo mantê-los.
Você precisa escolher a raça dos pintinhos com base nos indicadores de produtividade e nas possíveis condições de alojamento. Quanto maior o pássaro, mais espaço ele necessita.
RedBro
Eles trabalharam na criação da raça na Grã-Bretanha. Atualmente, é frequentemente cultivado nos EUA e na França. As galinhas têm penas vermelhas brilhantes. A produção de ovos varia de 16 a 30 dúzias por ano. As aves desta raça são fáceis de cuidar e não requerem nutrição especial. Eles também têm forte imunidade a bactérias e vírus.
Mestre Gris
Raça francesa de frangos de corte. Eles são um dos maiores tipos de galinhas. Capaz de atingir até 7 kg de peso. Os pintinhos são criados para abate por apenas 2 meses, quando chegam a atingir 2,5 kg. As galinhas começam a botar ovos aos 4 meses de idade. A produção anual de ovos é de 30 dúzias.
Os próprios pássaros têm cores marcadas, com penas brancas intercaladas com penas cinza e pretas. As enormes patas são amarelas e não têm penas. A cauda é completamente preta.
Gigantes húngaros
Talvez uma das aves mais despretensiosas. Eles são adequados para quem é iniciante na pecuária. As aves têm boa cobertura de penas, a cor é marrom, as patas são poderosas, amarelas. As galinhas são resistentes à geada e despretensiosas na alimentação. Os gigantes são propagados naturalmente; as galinhas têm um instinto de chocação bem desenvolvido. Além do bom ganho de peso, produzem cerca de 20 dúzias de ovos por ano.
Galinhas coruel
A coloração desta raça é muito interessante. A cobertura de penas é preta, as penas do peito são de cor cereja escura, o bico é amarelo, a área ao redor dos olhos é vermelha. Os galos pesam 5 kg quando adultos e as fêmeas 4 kg. A raça possui um instinto bem desenvolvido para a incubação de ovos, por isso são adequados para a reprodução natural. A produção de ovos é média, cerca de 12 dúzias por ano.
Importante! A taxa de sobrevivência dos pintinhos é de apenas 70%, isso deve ser levado em consideração na hora da compra.
Garota Foxy
Uma das melhores raças em termos de características. Os pássaros são de cor marrom. O tamanho do galo chega a 7 kg, e o das fêmeas chega a 5 kg. A produção de ovos de galinhas é alta, cerca de 300 ovos por ano. A raça é despretensiosa no cuidado e na alimentação. As aves ganham massa muscular rapidamente. As galinhas sobrevivem 100%. Foxy Chick tem as melhores taxas de produtividade e sobrevivência.
Pescoço nu
Se você traduzir o nome da raça, obtém “pescoço nu”. Este é um nome justificado, já que as aves não possuem penas na região do pescoço, são nuas e vermelhas. Estas galinhas foram criadas pela primeira vez na Hungria e na Inglaterra. No momento, muitos agricultores os preferem. Os adultos chegam a 4,5 kg. Essas aves são compradas pela boa produção de ovos. Produzem ovos grandes, pesando 60-65 g.
As galinhas nuas não têm medo de geadas severas e toleram bem os invernos frios.
tetra
Os pássaros são de cor marrom. Eles têm um peito largo e poderosas patas amarelas. Eles se distinguem pela alta produção de ovos. As galinhas poedeiras produzem ovos a partir das 21 semanas. No primeiro ano, uma galinha põe até 25 dúzias de ovos. Haverá ainda mais nos próximos anos. Os galos ganham peso até 6 kg e as galinhas até 5 kg. Eles pertencem a raças de ovos de carne. Eles requerem nutrição especial enriquecida com proteínas e cálcio.Eles são necessários para ganhar peso corporal e ossos fortes.
Sasso
Espécie francesa com penas vermelhas. Os galos adultos pesam 7 kg e as galinhas 4 kg. Os próprios pássaros são baixos, têm peito largo e pernas fortes. As patas são amarelas e não possuem penas. A raça tem forte imunidade às doenças das galinhas. A taxa de sobrevivência dos pintinhos é de 98%. Além da carne, as galinhas produzem cerca de 200 ovos por ano.
Características de manter essas aves
Os frangos requerem os mesmos cuidados que outras raças. São adequados para serem mantidos em gaiolas e galinheiros abertos. As aves precisam de condições de vida ideais:
- ninhos para postura de ovos para galinhas poedeiras;
- ração especializada para frangos de corte, enriquecida com proteínas e cálcio;
- sala isolada, protegida de correntes de ar;
- Recomenda-se a instalação de proteção contra roedores;
- a limpeza é realizada a cada 2 dias;
- a desinfecção é feita uma vez por ano ou com mais frequência;
- monitorar a temperatura, no verão deve ser de 20-25°C, no inverno não inferior a 5°C;
- Onde as galinhas são mantidas, deve haver livre acesso a bebedouros e comedouros.
Além dos cuidados gerais, é aconselhável inspecionar as aves em busca de carrapatos e doenças. Eles também verificam se há carrapatos no galinheiro. Na primavera e no verão é recomendável realizar o controle de pragas.
É necessário instalar armadilhas para roedores para que não perturbem os ninhos das galinhas e não destruam os ovos.
Produtividade
O ganho de peso corporal e a produção de ovos dependem diretamente da qualidade da nutrição e dos cuidados. Quanto melhor for a alimentação, maior será o ganho de peso. Este é um indicador importante para frangos de corte. Muitas raças ganham até 3 kg por volta do 4º ao 5º mês de vida. Este é um bom indicador de carne. Assim que o frango atingir 2,5 kg, ele poderá ser enviado para abate.
Se deixar até a idade adulta, a qualidade da carne diminui um pouco. Fica mais difícil. Porém, quando cozinhado corretamente, não difere de um frango jovem.
O número de ovos é afetado pelos cuidados com as aves. É melhor proteger as galinhas poedeiras do estresse desnecessário, caso em que a produção de ovos é bastante reduzida. Também é necessário realizar exames preventivos contra carrapatos e doenças. Uma ave doente põe menos ovos. Para as galinhas poedeiras, resta a mesma nutrição que para os animais de corte. Mas você pode adicionar mais vegetais à sua dieta.
Importante! Os frangos de corte são fáceis de cuidar e podem ser criados por agricultores iniciantes.
O que eles comem?
Alimentação de frangos de corte constitui a base para o seu cultivo bem sucedido. Na maioria das vezes, os agricultores e produtores compram rações especializadas para frangos de corte. São enriquecidos com minerais úteis, são equilibrados e contêm algumas substâncias medicinais. Eles ajudam a prevenir muitas doenças.
Se não quiser comprar comida pronta, você mesmo pode prepará-la. Para fazer isso você precisará dos seguintes componentes:
- milho picado 0,4 kg;
- terra de trigo 0,2 kg;
- aveia 0,2 kg;
- cocô de cevada 0,1 kg;
- casca de girassol 0,15 kg;
- queijo cottage com baixo teor de gordura 0,2 kg;
- farinha de peixe 0,2 kg;
- fermento 2g.
Misture todos os ingredientes, adicione o soro de leite. A mistura é misturada e dada às galinhas. Um indivíduo precisa de 30-35 g de alimento. Isso deve ser levado em consideração no preparo. Os animais jovens são alimentados 4-5 vezes ao dia. Recomenda-se preparar os alimentos antes de cada alimentação. Deve ser fresco para não causar problemas de saúde.
Cuidando de frangos coloridos
Cuidar de frangos inclui várias atividades simples. Para adultos e pintinhos, as condições de detenção são diferentes. Os cuidados com as aves incluem:
- dieta;
- medir o peso corporal e calcular o ganho de peso;
- limpar o galinheiro;
- criar condições de temperatura não inferiores a 5 °C para aves adultas e não inferiores a 25 °C para pintos;
- a umidade do ar deve estar em nível médio;
- realizar prevenção de carrapatos e doenças infecciosas;
- não deve haver mais de 10 indivíduos por 1 metro quadrado.
Em áreas muito grandes, as galinhas desperdiçam muita energia e não ganham peso.
Possíveis problemas durante o cultivo
Ao criar frangos eles enfrentam problemas:
- as galinhas podem se bicar devido à falta de nutrientes;
- se não for fornecida nutrição adequada, os frangos não conseguirão ganhar peso;
- observa-se baixo ganho de peso com grande área de caminhada, as aves gastam muita energia;
- devido à alta umidade, surgem doenças infecciosas;
- A produção de ovos diminui devido a danos e estresse por ácaros.